Paradoxo da escolha : o impacto do número de opções na satisfação com a decisão do consumidor do varejo de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zilz, Louise
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158439
Resumo: Com a intenção de proporcionar liberdade de escolha, os ofertantes vêm ampliando cada vez mais variedade e opções de produtos ao consumidor. Porém, alguns estudos mostram que o que acontece pouco se assemelha com liberdade. Segundo Schwartz (2007), as empresas certamente prestaram um serviço aos clientes criando tantas opções, pois isso possibilitou satisfazer consumidores com necessidades e desejos diferentes. No entanto, é neste momento que surge o “paradoxo da escolha”. Ao aumentar exageradamente o leque de escolhas, a solução virou um problema que precisava ser resolvido (SCHWARTZ, 2007). Por esta razão, este estudo se propôs verificar como o número de opções ofertadas no varejo de moda impacta na satisfação do consumidor com a escolha e com o produto em si. Para isso, os participantes foram expostos a conjuntos com 5, 10, 15 e 30 opções de calças. Além disso, tentou-se encontrar uma relação entre os pontos acima citados e o nível de maximização do indivíduo. Os resultados indicam que, ao contrário do que diz a teoria, conforme o número de opções de calças aumenta, há um impacto positivo na satisfação da consumidora.
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