A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ostermann, Fernanda, Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218721
Resumo: O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) surgiu como Mestrado Profissional em rede, focado muito mais no conteúdo de Física do que na formação pedagógica e/ou epistemológica. À luz do pensamento bakhtiniano, consideramos os mais de 200 trabalhos concluídos até a metade de 2017 como um conjunto de enunciados cujos aspectos verbais e não verbais, expressam diferentes vozes e que respondem e se direcionam a outras enunciações. A análise foi feita por meio de um método misto que integra o dispositivo analítico bakhtiniano de Veneu et al. (2015) à análise de correspondência fundamentada em Greenacre (2017). Ao analisar 208 trabalhos apresentados no contexto do MNPEF, encontramos que a articulação do referencial teórico no produto desenvolvido é dependente da formação e do histórico de pesquisa dos orientadores, e que trabalhos orientados por orientadores com formação ou histórico de pesquisa na área se afastam das diretrizes do programa.
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