A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218721 |
Resumo: | O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) surgiu como Mestrado Profissional em rede, focado muito mais no conteúdo de Física do que na formação pedagógica e/ou epistemológica. À luz do pensamento bakhtiniano, consideramos os mais de 200 trabalhos concluídos até a metade de 2017 como um conjunto de enunciados cujos aspectos verbais e não verbais, expressam diferentes vozes e que respondem e se direcionam a outras enunciações. A análise foi feita por meio de um método misto que integra o dispositivo analítico bakhtiniano de Veneu et al. (2015) à análise de correspondência fundamentada em Greenacre (2017). Ao analisar 208 trabalhos apresentados no contexto do MNPEF, encontramos que a articulação do referencial teórico no produto desenvolvido é dependente da formação e do histórico de pesquisa dos orientadores, e que trabalhos orientados por orientadores com formação ou histórico de pesquisa na área se afastam das diretrizes do programa. |
id |
UFRGS-2_4f2c38f8d34b8ee62d34e732e210a27b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218721 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Antunes Júnior, Estevão Luciano QuevedoOstermann, FernandaCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2021-03-13T04:26:00Z20191982-5153http://hdl.handle.net/10183/218721001121852O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) surgiu como Mestrado Profissional em rede, focado muito mais no conteúdo de Física do que na formação pedagógica e/ou epistemológica. À luz do pensamento bakhtiniano, consideramos os mais de 200 trabalhos concluídos até a metade de 2017 como um conjunto de enunciados cujos aspectos verbais e não verbais, expressam diferentes vozes e que respondem e se direcionam a outras enunciações. A análise foi feita por meio de um método misto que integra o dispositivo analítico bakhtiniano de Veneu et al. (2015) à análise de correspondência fundamentada em Greenacre (2017). Ao analisar 208 trabalhos apresentados no contexto do MNPEF, encontramos que a articulação do referencial teórico no produto desenvolvido é dependente da formação e do histórico de pesquisa dos orientadores, e que trabalhos orientados por orientadores com formação ou histórico de pesquisa na área se afastam das diretrizes do programa.The National Professional Master in Physics Teaching (NPMPT) emerged as a Network Professional Master, degree in network, focused much more on Physics content than on pedagogical and/or epistemological background. In the light of Bakhtin's thought, we envisage more than 200 works completed up until the middle of 2017 as a set of statements whose verbal and non-verbal aspects express different voices, responding anddirecting themselves to other utterances. The analysis was done by means of a mixed method integrating the Bakhtin's analytical device, proposed by Veneu et al. (2015), to correspondence analysis (GREENACRE, 2017). When analyzing 208 works presented in the context of the NPMPTF, we found that the articulation of the theoretical framework in the developed product is dependent on the formation and research history of the advisors, and that work oriented by supervisors with formation or research history in the area deviates from the program general guidelines.application/pdfporAlexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 12, n. 2 (nov. 2019), p. 267-291Mestrado profissionalEnsino de físicaFormação de professoresBakhtinian analysisCorrespondence analysisNational Professional Master in Physics TeachingA subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de físicaThe undervaluation of the continuous formation of teachers : from the advisors to the articulation of the theoretical framework in the context of the national professional master in physics teachinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121852.pdf.txt001121852.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218721/2/001121852.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001121852.pdfTexto completoapplication/pdf8061609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218721/1/001121852.pdf8c73841f6f5ad9a3a53033913bff7bb9MD5110183/2187212023-07-20 03:35:14.770232oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218721Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:35:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The undervaluation of the continuous formation of teachers : from the advisors to the articulation of the theoretical framework in the context of the national professional master in physics teaching |
title |
A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física |
spellingShingle |
A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo Mestrado profissional Ensino de física Formação de professores Bakhtinian analysis Correspondence analysis National Professional Master in Physics Teaching |
title_short |
A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física |
title_full |
A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física |
title_fullStr |
A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física |
title_full_unstemmed |
A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física |
title_sort |
A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física |
author |
Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo |
author_facet |
Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
author_role |
author |
author2 |
Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mestrado profissional Ensino de física Formação de professores |
topic |
Mestrado profissional Ensino de física Formação de professores Bakhtinian analysis Correspondence analysis National Professional Master in Physics Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Bakhtinian analysis Correspondence analysis National Professional Master in Physics Teaching |
description |
O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) surgiu como Mestrado Profissional em rede, focado muito mais no conteúdo de Física do que na formação pedagógica e/ou epistemológica. À luz do pensamento bakhtiniano, consideramos os mais de 200 trabalhos concluídos até a metade de 2017 como um conjunto de enunciados cujos aspectos verbais e não verbais, expressam diferentes vozes e que respondem e se direcionam a outras enunciações. A análise foi feita por meio de um método misto que integra o dispositivo analítico bakhtiniano de Veneu et al. (2015) à análise de correspondência fundamentada em Greenacre (2017). Ao analisar 208 trabalhos apresentados no contexto do MNPEF, encontramos que a articulação do referencial teórico no produto desenvolvido é dependente da formação e do histórico de pesquisa dos orientadores, e que trabalhos orientados por orientadores com formação ou histórico de pesquisa na área se afastam das diretrizes do programa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-13T04:26:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218721 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-5153 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121852 |
identifier_str_mv |
1982-5153 001121852 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Alexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 12, n. 2 (nov. 2019), p. 267-291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218721/2/001121852.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218721/1/001121852.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 8c73841f6f5ad9a3a53033913bff7bb9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447734359949312 |