A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ostermann, Fernanda, Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218721
Resumo: O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) surgiu como Mestrado Profissional em rede, focado muito mais no conteúdo de Física do que na formação pedagógica e/ou epistemológica. À luz do pensamento bakhtiniano, consideramos os mais de 200 trabalhos concluídos até a metade de 2017 como um conjunto de enunciados cujos aspectos verbais e não verbais, expressam diferentes vozes e que respondem e se direcionam a outras enunciações. A análise foi feita por meio de um método misto que integra o dispositivo analítico bakhtiniano de Veneu et al. (2015) à análise de correspondência fundamentada em Greenacre (2017). Ao analisar 208 trabalhos apresentados no contexto do MNPEF, encontramos que a articulação do referencial teórico no produto desenvolvido é dependente da formação e do histórico de pesquisa dos orientadores, e que trabalhos orientados por orientadores com formação ou histórico de pesquisa na área se afastam das diretrizes do programa.
id UFRGS-2_4f2c38f8d34b8ee62d34e732e210a27b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218721
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Antunes Júnior, Estevão Luciano QuevedoOstermann, FernandaCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2021-03-13T04:26:00Z20191982-5153http://hdl.handle.net/10183/218721001121852O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) surgiu como Mestrado Profissional em rede, focado muito mais no conteúdo de Física do que na formação pedagógica e/ou epistemológica. À luz do pensamento bakhtiniano, consideramos os mais de 200 trabalhos concluídos até a metade de 2017 como um conjunto de enunciados cujos aspectos verbais e não verbais, expressam diferentes vozes e que respondem e se direcionam a outras enunciações. A análise foi feita por meio de um método misto que integra o dispositivo analítico bakhtiniano de Veneu et al. (2015) à análise de correspondência fundamentada em Greenacre (2017). Ao analisar 208 trabalhos apresentados no contexto do MNPEF, encontramos que a articulação do referencial teórico no produto desenvolvido é dependente da formação e do histórico de pesquisa dos orientadores, e que trabalhos orientados por orientadores com formação ou histórico de pesquisa na área se afastam das diretrizes do programa.The National Professional Master in Physics Teaching (NPMPT) emerged as a Network Professional Master, degree in network, focused much more on Physics content than on pedagogical and/or epistemological background. In the light of Bakhtin's thought, we envisage more than 200 works completed up until the middle of 2017 as a set of statements whose verbal and non-verbal aspects express different voices, responding anddirecting themselves to other utterances. The analysis was done by means of a mixed method integrating the Bakhtin's analytical device, proposed by Veneu et al. (2015), to correspondence analysis (GREENACRE, 2017). When analyzing 208 works presented in the context of the NPMPTF, we found that the articulation of the theoretical framework in the developed product is dependent on the formation and research history of the advisors, and that work oriented by supervisors with formation or research history in the area deviates from the program general guidelines.application/pdfporAlexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 12, n. 2 (nov. 2019), p. 267-291Mestrado profissionalEnsino de físicaFormação de professoresBakhtinian analysisCorrespondence analysisNational Professional Master in Physics TeachingA subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de físicaThe undervaluation of the continuous formation of teachers : from the advisors to the articulation of the theoretical framework in the context of the national professional master in physics teachinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121852.pdf.txt001121852.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218721/2/001121852.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001121852.pdfTexto completoapplication/pdf8061609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218721/1/001121852.pdf8c73841f6f5ad9a3a53033913bff7bb9MD5110183/2187212023-07-20 03:35:14.770232oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218721Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:35:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The undervaluation of the continuous formation of teachers : from the advisors to the articulation of the theoretical framework in the context of the national professional master in physics teaching
title A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física
spellingShingle A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física
Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo
Mestrado profissional
Ensino de física
Formação de professores
Bakhtinian analysis
Correspondence analysis
National Professional Master in Physics Teaching
title_short A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física
title_full A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física
title_fullStr A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física
title_full_unstemmed A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física
title_sort A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física
author Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo
author_facet Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo
Ostermann, Fernanda
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
author_role author
author2 Ostermann, Fernanda
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo
Ostermann, Fernanda
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado profissional
Ensino de física
Formação de professores
topic Mestrado profissional
Ensino de física
Formação de professores
Bakhtinian analysis
Correspondence analysis
National Professional Master in Physics Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Bakhtinian analysis
Correspondence analysis
National Professional Master in Physics Teaching
description O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) surgiu como Mestrado Profissional em rede, focado muito mais no conteúdo de Física do que na formação pedagógica e/ou epistemológica. À luz do pensamento bakhtiniano, consideramos os mais de 200 trabalhos concluídos até a metade de 2017 como um conjunto de enunciados cujos aspectos verbais e não verbais, expressam diferentes vozes e que respondem e se direcionam a outras enunciações. A análise foi feita por meio de um método misto que integra o dispositivo analítico bakhtiniano de Veneu et al. (2015) à análise de correspondência fundamentada em Greenacre (2017). Ao analisar 208 trabalhos apresentados no contexto do MNPEF, encontramos que a articulação do referencial teórico no produto desenvolvido é dependente da formação e do histórico de pesquisa dos orientadores, e que trabalhos orientados por orientadores com formação ou histórico de pesquisa na área se afastam das diretrizes do programa.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-13T04:26:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218721
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5153
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121852
identifier_str_mv 1982-5153
001121852
url http://hdl.handle.net/10183/218721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Alexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 12, n. 2 (nov. 2019), p. 267-291
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218721/2/001121852.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218721/1/001121852.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
8c73841f6f5ad9a3a53033913bff7bb9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447734359949312