A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/177618 |
Resumo: | O artigo busca articular concepções teóricas sobre a gestão democrática da educação no Brasil, sua prática no contexto da escola e o histórico de colonização e patrimonialismo na gestão pública brasileira, propondo uma reflexão sobre a formação de professores. Realizou-se um levantamento inicial em pesquisas a respeito do tema gestão democrática da escola. Nos estudos encontrados, foram observadas convergências e divergências nas percepções dos autores sobre os fatores que dificultam a prática da gestão democrática na escola, além da escassez de perspectivas que apontassem para o tema da participação na gestão na formação de professores em cursos de licenciatura. |
id |
UFRGS-2_4f76f522f344459dd16401a5ef1ec51b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177618 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Vanessa SouzaBatista, Neusa Chaves2018-05-05T03:17:13Z20162448-3583http://hdl.handle.net/10183/177618001058597O artigo busca articular concepções teóricas sobre a gestão democrática da educação no Brasil, sua prática no contexto da escola e o histórico de colonização e patrimonialismo na gestão pública brasileira, propondo uma reflexão sobre a formação de professores. Realizou-se um levantamento inicial em pesquisas a respeito do tema gestão democrática da escola. Nos estudos encontrados, foram observadas convergências e divergências nas percepções dos autores sobre os fatores que dificultam a prática da gestão democrática na escola, além da escassez de perspectivas que apontassem para o tema da participação na gestão na formação de professores em cursos de licenciatura.This paper’s main goal is to investigate the learning about democratic management of public schools in the teacher’s initial education courses. There’s a link between theoretical conceptions about democratic school management and the Brazilian democracy’s construction. It proposes to reflect about the teacher’s education, with highlight on political character of teacher’s work. We conducted an initial search of researches about democratic management of the school. In these studies were observed similarities and differences in perceptions of the authors of what hinders the practice of democratic management in the school and the lack of prospects that points to the teacher’s initial education and participation in the school’s management.Este estudio busca articular concepciones teóricas de la gestión escolar democrática en Brasil, su práctica en la escuela y el histórico de colonización y patrimonialismo en la gestión pública brasileña, proponiendo una reflexión sobre la formación de profesores. En los estudios, se encontraron similitudes y diferencias en las percepciones de los autores sobre los factores que dificultan la práctica de la gestión democrática en la escuela, además de la escasez de perspectivas que señalaran el tema de la participación en la gestión de la formación de profesores en cursos de licenciatura.application/pdfporEducação e Formação. Fortaleza. 2016. Vol. 1 n.3 (set./dez.), p. 71-87.Planejamento educacionalEducação básicaDemocratic school managementTeacher’s educationEducational policiesGestión democrática de la escuelaFormación de docentesPolíticas educativasA gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001058597.pdf001058597.pdfTexto completoapplication/pdf497511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177618/1/001058597.pdfb6e433b0b316aca51967ca79cb378092MD51TEXT001058597.pdf.txt001058597.pdf.txtExtracted Texttext/plain51063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177618/2/001058597.pdf.txt19c954fd0889aec76b0dd927e8f244dbMD5210183/1776182021-03-09 04:30:26.300649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:30:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica |
title |
A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica |
spellingShingle |
A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica Pereira, Vanessa Souza Planejamento educacional Educação básica Democratic school management Teacher’s education Educational policies Gestión democrática de la escuela Formación de docentes Políticas educativas |
title_short |
A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica |
title_full |
A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica |
title_fullStr |
A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica |
title_full_unstemmed |
A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica |
title_sort |
A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica |
author |
Pereira, Vanessa Souza |
author_facet |
Pereira, Vanessa Souza Batista, Neusa Chaves |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Neusa Chaves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Vanessa Souza Batista, Neusa Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento educacional Educação básica |
topic |
Planejamento educacional Educação básica Democratic school management Teacher’s education Educational policies Gestión democrática de la escuela Formación de docentes Políticas educativas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Democratic school management Teacher’s education Educational policies |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Gestión democrática de la escuela Formación de docentes Políticas educativas |
description |
O artigo busca articular concepções teóricas sobre a gestão democrática da educação no Brasil, sua prática no contexto da escola e o histórico de colonização e patrimonialismo na gestão pública brasileira, propondo uma reflexão sobre a formação de professores. Realizou-se um levantamento inicial em pesquisas a respeito do tema gestão democrática da escola. Nos estudos encontrados, foram observadas convergências e divergências nas percepções dos autores sobre os fatores que dificultam a prática da gestão democrática na escola, além da escassez de perspectivas que apontassem para o tema da participação na gestão na formação de professores em cursos de licenciatura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-05T03:17:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/177618 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2448-3583 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001058597 |
identifier_str_mv |
2448-3583 001058597 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/177618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e Formação. Fortaleza. 2016. Vol. 1 n.3 (set./dez.), p. 71-87. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177618/1/001058597.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177618/2/001058597.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6e433b0b316aca51967ca79cb378092 19c954fd0889aec76b0dd927e8f244db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487374733246464 |