A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vanessa Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Batista, Neusa Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177618
Resumo: O artigo busca articular concepções teóricas sobre a gestão democrática da educação no Brasil, sua prática no contexto da escola e o histórico de colonização e patrimonialismo na gestão pública brasileira, propondo uma reflexão sobre a formação de professores. Realizou-se um levantamento inicial em pesquisas a respeito do tema gestão democrática da escola. Nos estudos encontrados, foram observadas convergências e divergências nas percepções dos autores sobre os fatores que dificultam a prática da gestão democrática na escola, além da escassez de perspectivas que apontassem para o tema da participação na gestão na formação de professores em cursos de licenciatura.
id UFRGS-2_4f76f522f344459dd16401a5ef1ec51b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177618
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Vanessa SouzaBatista, Neusa Chaves2018-05-05T03:17:13Z20162448-3583http://hdl.handle.net/10183/177618001058597O artigo busca articular concepções teóricas sobre a gestão democrática da educação no Brasil, sua prática no contexto da escola e o histórico de colonização e patrimonialismo na gestão pública brasileira, propondo uma reflexão sobre a formação de professores. Realizou-se um levantamento inicial em pesquisas a respeito do tema gestão democrática da escola. Nos estudos encontrados, foram observadas convergências e divergências nas percepções dos autores sobre os fatores que dificultam a prática da gestão democrática na escola, além da escassez de perspectivas que apontassem para o tema da participação na gestão na formação de professores em cursos de licenciatura.This paper’s main goal is to investigate the learning about democratic management of public schools in the teacher’s initial education courses. There’s a link between theoretical conceptions about democratic school management and the Brazilian democracy’s construction. It proposes to reflect about the teacher’s education, with highlight on political character of teacher’s work. We conducted an initial search of researches about democratic management of the school. In these studies were observed similarities and differences in perceptions of the authors of what hinders the practice of democratic management in the school and the lack of prospects that points to the teacher’s initial education and participation in the school’s management.Este estudio busca articular concepciones teóricas de la gestión escolar democrática en Brasil, su práctica en la escuela y el histórico de colonización y patrimonialismo en la gestión pública brasileña, proponiendo una reflexión sobre la formación de profesores. En los estudios, se encontraron similitudes y diferencias en las percepciones de los autores sobre los factores que dificultan la práctica de la gestión democrática en la escuela, además de la escasez de perspectivas que señalaran el tema de la participación en la gestión de la formación de profesores en cursos de licenciatura.application/pdfporEducação e Formação. Fortaleza. 2016. Vol. 1 n.3 (set./dez.), p. 71-87.Planejamento educacionalEducação básicaDemocratic school managementTeacher’s educationEducational policiesGestión democrática de la escuelaFormación de docentesPolíticas educativasA gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001058597.pdf001058597.pdfTexto completoapplication/pdf497511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177618/1/001058597.pdfb6e433b0b316aca51967ca79cb378092MD51TEXT001058597.pdf.txt001058597.pdf.txtExtracted Texttext/plain51063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177618/2/001058597.pdf.txt19c954fd0889aec76b0dd927e8f244dbMD5210183/1776182021-03-09 04:30:26.300649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:30:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica
title A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica
spellingShingle A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica
Pereira, Vanessa Souza
Planejamento educacional
Educação básica
Democratic school management
Teacher’s education
Educational policies
Gestión democrática de la escuela
Formación de docentes
Políticas educativas
title_short A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica
title_full A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica
title_fullStr A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica
title_full_unstemmed A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica
title_sort A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica
author Pereira, Vanessa Souza
author_facet Pereira, Vanessa Souza
Batista, Neusa Chaves
author_role author
author2 Batista, Neusa Chaves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vanessa Souza
Batista, Neusa Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento educacional
Educação básica
topic Planejamento educacional
Educação básica
Democratic school management
Teacher’s education
Educational policies
Gestión democrática de la escuela
Formación de docentes
Políticas educativas
dc.subject.eng.fl_str_mv Democratic school management
Teacher’s education
Educational policies
dc.subject.spa.fl_str_mv Gestión democrática de la escuela
Formación de docentes
Políticas educativas
description O artigo busca articular concepções teóricas sobre a gestão democrática da educação no Brasil, sua prática no contexto da escola e o histórico de colonização e patrimonialismo na gestão pública brasileira, propondo uma reflexão sobre a formação de professores. Realizou-se um levantamento inicial em pesquisas a respeito do tema gestão democrática da escola. Nos estudos encontrados, foram observadas convergências e divergências nas percepções dos autores sobre os fatores que dificultam a prática da gestão democrática na escola, além da escassez de perspectivas que apontassem para o tema da participação na gestão na formação de professores em cursos de licenciatura.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-05T03:17:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/177618
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2448-3583
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001058597
identifier_str_mv 2448-3583
001058597
url http://hdl.handle.net/10183/177618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação e Formação. Fortaleza. 2016. Vol. 1 n.3 (set./dez.), p. 71-87.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177618/1/001058597.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177618/2/001058597.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b6e433b0b316aca51967ca79cb378092
19c954fd0889aec76b0dd927e8f244db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487374733246464