Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255509 |
Resumo: | Este artigo de revisão sistemáticabuscou compreender como a mediação pedagógica vem sendo compreendida pela literatura científica da Educação Física Escolar quanto à produção do conhecimento. Para tal, consultamos duas bases de dados nas quais identificamos 9 artigos que atendiam aos critérios estabelecidos. Identificamos que a mediação pedagógica se apresenta fundamentada, com expressiva referência, nos estudos de Vygotsky, destacando-se a teoria sobre a zona de desenvolvimento proximal como suporte teórico-metodológico aos processos de ensino e aprendizagens da Educação Física Escolar. Em vista disso, localizamos 3 palavras-chave transversais aos estudos analisados (Comportamento, Sistematização do Conhecimento e Intervenção), a partir das quais estabelecemos categorias de análise e apresentamos as sínteses de nossas interpretações. Para esse diálogo, buscamos suporte na Educação Libertadora de Paulo Freire, o que nos permitiu sugerir pelo reposicionamento da mediação pedagógica na Educação Física Escolar na perspectiva da pedagogia do oprimido. |
id |
UFRGS-2_4ff35aa4dfcbaa0b2d918ab611303e5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255509 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Boldori, Gabriel ZielSkolaude, Lucas SilvaCoelho, Márcio CardosoAraújo, Samuel Nascimento deBossle, Fabiano2023-03-10T03:25:47Z20220103-4111http://hdl.handle.net/10183/255509001147735Este artigo de revisão sistemáticabuscou compreender como a mediação pedagógica vem sendo compreendida pela literatura científica da Educação Física Escolar quanto à produção do conhecimento. Para tal, consultamos duas bases de dados nas quais identificamos 9 artigos que atendiam aos critérios estabelecidos. Identificamos que a mediação pedagógica se apresenta fundamentada, com expressiva referência, nos estudos de Vygotsky, destacando-se a teoria sobre a zona de desenvolvimento proximal como suporte teórico-metodológico aos processos de ensino e aprendizagens da Educação Física Escolar. Em vista disso, localizamos 3 palavras-chave transversais aos estudos analisados (Comportamento, Sistematização do Conhecimento e Intervenção), a partir das quais estabelecemos categorias de análise e apresentamos as sínteses de nossas interpretações. Para esse diálogo, buscamos suporte na Educação Libertadora de Paulo Freire, o que nos permitiu sugerir pelo reposicionamento da mediação pedagógica na Educação Física Escolar na perspectiva da pedagogia do oprimido.This systematic review article sought to understand how pedagogical mediation has been understood by the scientific literature of Physical Education in terms of knowledge production. For this, we consulted two databases in which we identified 9 articles that met the established criteria.We identified that pedagogical mediation is based, with expressive reference, on Vygotsky's studies, highlighting the theory about the zone of proximal development as a theoretical-methodological support to the teaching and learning processes of Physical Education at School. In view of this, we located 3 keywords transversal to the analyzed studies (Behavior, Systematization of Knowledge and Intervention), from which we established analysis categories and presented the summaries of our interpretations. For this dialogue, we sought support in the Liberating Education of Paulo Freire, which allowed us to suggest the repositioning of the pedagogical mediation in theSchool Physical Education in the perspective of the pedagogy of the oppressed.Este artículo de revisión sistemática buscó comprender cómo la mediación pedagógica ha sido entendida por la literatura científica de la Educación Física en términos de producción de conocimiento. Para ello consultamos dos bases de datos en las que identificamos 9 artículos que cumplían con los criterios establecidos. Identificamos que la mediación pedagógica se fundamenta, con referencia expresiva, en los estudios de Vygotsky, destacando la teoría sobre la zona de desarrollo próximo como soporte teórico-metodológico a los procesos de enseñanza y aprendizaje de la Educación Física en la Escuela. Ante esto, ubicamos 3 palabras clave transversales a los estudios analizados (Comportamiento, Sistematización del Conocimiento e Intervención), a partir de las cualesestablecimos categorías de análisis y presentamos los resúmenes de nuestras interpretaciones. Para este diálogo, buscamos apoyo en la Educación Liberadora de Paulo Freire, que nos permitió proponer el reposicionamiento de la.application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 34, n.65 (2022), p. 01-22Educação física escolarEducação libertadoraFreire, Paulo, 1921-1997DidáticaSchool physical educationPedagogical mediationLiberating educationPaulo FreireDidacticsEducación física en la escuelaMediación pedagógicaEducación libertadoraPaulo FreireDidácticaEducação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimentoSchool Physical Education and pedagogical mediation: a review of knowledge productionEducación Física escolar y mediación pedagógica : una revisión de la producción de conocimientoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147735.pdf.txt001147735.pdf.txtExtracted Texttext/plain65391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255509/2/001147735.pdf.txt365e544705af2f0580e58e18422cae97MD52ORIGINAL001147735.pdfTexto completoapplication/pdf309820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255509/1/001147735.pdf0388417269004236ecd8e6ec1fd5d9b0MD5110183/2555092023-06-02 03:29:20.177084oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255509Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-02T06:29:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
School Physical Education and pedagogical mediation: a review of knowledge production |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Educación Física escolar y mediación pedagógica : una revisión de la producción de conocimiento |
title |
Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento |
spellingShingle |
Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento Boldori, Gabriel Ziel Educação física escolar Educação libertadora Freire, Paulo, 1921-1997 Didática School physical education Pedagogical mediation Liberating education Paulo Freire Didactics Educación física en la escuela Mediación pedagógica Educación libertadora Paulo Freire Didáctica |
title_short |
Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento |
title_full |
Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento |
title_fullStr |
Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento |
title_sort |
Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento |
author |
Boldori, Gabriel Ziel |
author_facet |
Boldori, Gabriel Ziel Skolaude, Lucas Silva Coelho, Márcio Cardoso Araújo, Samuel Nascimento de Bossle, Fabiano |
author_role |
author |
author2 |
Skolaude, Lucas Silva Coelho, Márcio Cardoso Araújo, Samuel Nascimento de Bossle, Fabiano |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boldori, Gabriel Ziel Skolaude, Lucas Silva Coelho, Márcio Cardoso Araújo, Samuel Nascimento de Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Educação libertadora Freire, Paulo, 1921-1997 Didática |
topic |
Educação física escolar Educação libertadora Freire, Paulo, 1921-1997 Didática School physical education Pedagogical mediation Liberating education Paulo Freire Didactics Educación física en la escuela Mediación pedagógica Educación libertadora Paulo Freire Didáctica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School physical education Pedagogical mediation Liberating education Paulo Freire Didactics |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación física en la escuela Mediación pedagógica Educación libertadora Paulo Freire Didáctica |
description |
Este artigo de revisão sistemáticabuscou compreender como a mediação pedagógica vem sendo compreendida pela literatura científica da Educação Física Escolar quanto à produção do conhecimento. Para tal, consultamos duas bases de dados nas quais identificamos 9 artigos que atendiam aos critérios estabelecidos. Identificamos que a mediação pedagógica se apresenta fundamentada, com expressiva referência, nos estudos de Vygotsky, destacando-se a teoria sobre a zona de desenvolvimento proximal como suporte teórico-metodológico aos processos de ensino e aprendizagens da Educação Física Escolar. Em vista disso, localizamos 3 palavras-chave transversais aos estudos analisados (Comportamento, Sistematização do Conhecimento e Intervenção), a partir das quais estabelecemos categorias de análise e apresentamos as sínteses de nossas interpretações. Para esse diálogo, buscamos suporte na Educação Libertadora de Paulo Freire, o que nos permitiu sugerir pelo reposicionamento da mediação pedagógica na Educação Física Escolar na perspectiva da pedagogia do oprimido. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-10T03:25:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255509 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-4111 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001147735 |
identifier_str_mv |
0103-4111 001147735 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Motrivivência. Florianópolis. Vol. 34, n.65 (2022), p. 01-22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255509/2/001147735.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255509/1/001147735.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
365e544705af2f0580e58e18422cae97 0388417269004236ecd8e6ec1fd5d9b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447821164216320 |