Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boldori, Gabriel Ziel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Skolaude, Lucas Silva, Coelho, Márcio Cardoso, Araújo, Samuel Nascimento de, Bossle, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255509
Resumo: Este artigo de revisão sistemáticabuscou compreender como a mediação pedagógica vem sendo compreendida pela literatura científica da Educação Física Escolar quanto à produção do conhecimento. Para tal, consultamos duas bases de dados nas quais identificamos 9 artigos que atendiam aos critérios estabelecidos. Identificamos que a mediação pedagógica se apresenta fundamentada, com expressiva referência, nos estudos de Vygotsky, destacando-se a teoria sobre a zona de desenvolvimento proximal como suporte teórico-metodológico aos processos de ensino e aprendizagens da Educação Física Escolar. Em vista disso, localizamos 3 palavras-chave transversais aos estudos analisados (Comportamento, Sistematização do Conhecimento e Intervenção), a partir das quais estabelecemos categorias de análise e apresentamos as sínteses de nossas interpretações. Para esse diálogo, buscamos suporte na Educação Libertadora de Paulo Freire, o que nos permitiu sugerir pelo reposicionamento da mediação pedagógica na Educação Física Escolar na perspectiva da pedagogia do oprimido.
id UFRGS-2_4ff35aa4dfcbaa0b2d918ab611303e5e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255509
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Boldori, Gabriel ZielSkolaude, Lucas SilvaCoelho, Márcio CardosoAraújo, Samuel Nascimento deBossle, Fabiano2023-03-10T03:25:47Z20220103-4111http://hdl.handle.net/10183/255509001147735Este artigo de revisão sistemáticabuscou compreender como a mediação pedagógica vem sendo compreendida pela literatura científica da Educação Física Escolar quanto à produção do conhecimento. Para tal, consultamos duas bases de dados nas quais identificamos 9 artigos que atendiam aos critérios estabelecidos. Identificamos que a mediação pedagógica se apresenta fundamentada, com expressiva referência, nos estudos de Vygotsky, destacando-se a teoria sobre a zona de desenvolvimento proximal como suporte teórico-metodológico aos processos de ensino e aprendizagens da Educação Física Escolar. Em vista disso, localizamos 3 palavras-chave transversais aos estudos analisados (Comportamento, Sistematização do Conhecimento e Intervenção), a partir das quais estabelecemos categorias de análise e apresentamos as sínteses de nossas interpretações. Para esse diálogo, buscamos suporte na Educação Libertadora de Paulo Freire, o que nos permitiu sugerir pelo reposicionamento da mediação pedagógica na Educação Física Escolar na perspectiva da pedagogia do oprimido.This systematic review article sought to understand how pedagogical mediation has been understood by the scientific literature of Physical Education in terms of knowledge production. For this, we consulted two databases in which we identified 9 articles that met the established criteria.We identified that pedagogical mediation is based, with expressive reference, on Vygotsky's studies, highlighting the theory about the zone of proximal development as a theoretical-methodological support to the teaching and learning processes of Physical Education at School. In view of this, we located 3 keywords transversal to the analyzed studies (Behavior, Systematization of Knowledge and Intervention), from which we established analysis categories and presented the summaries of our interpretations. For this dialogue, we sought support in the Liberating Education of Paulo Freire, which allowed us to suggest the repositioning of the pedagogical mediation in theSchool Physical Education in the perspective of the pedagogy of the oppressed.Este artículo de revisión sistemática buscó comprender cómo la mediación pedagógica ha sido entendida por la literatura científica de la Educación Física en términos de producción de conocimiento. Para ello consultamos dos bases de datos en las que identificamos 9 artículos que cumplían con los criterios establecidos. Identificamos que la mediación pedagógica se fundamenta, con referencia expresiva, en los estudios de Vygotsky, destacando la teoría sobre la zona de desarrollo próximo como soporte teórico-metodológico a los procesos de enseñanza y aprendizaje de la Educación Física en la Escuela. Ante esto, ubicamos 3 palabras clave transversales a los estudios analizados (Comportamiento, Sistematización del Conocimiento e Intervención), a partir de las cualesestablecimos categorías de análisis y presentamos los resúmenes de nuestras interpretaciones. Para este diálogo, buscamos apoyo en la Educación Liberadora de Paulo Freire, que nos permitió proponer el reposicionamiento de la.application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 34, n.65 (2022), p. 01-22Educação física escolarEducação libertadoraFreire, Paulo, 1921-1997DidáticaSchool physical educationPedagogical mediationLiberating educationPaulo FreireDidacticsEducación física en la escuelaMediación pedagógicaEducación libertadoraPaulo FreireDidácticaEducação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimentoSchool Physical Education and pedagogical mediation: a review of knowledge productionEducación Física escolar y mediación pedagógica : una revisión de la producción de conocimientoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147735.pdf.txt001147735.pdf.txtExtracted Texttext/plain65391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255509/2/001147735.pdf.txt365e544705af2f0580e58e18422cae97MD52ORIGINAL001147735.pdfTexto completoapplication/pdf309820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255509/1/001147735.pdf0388417269004236ecd8e6ec1fd5d9b0MD5110183/2555092023-06-02 03:29:20.177084oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255509Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-02T06:29:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School Physical Education and pedagogical mediation: a review of knowledge production
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación Física escolar y mediación pedagógica : una revisión de la producción de conocimiento
title Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento
spellingShingle Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento
Boldori, Gabriel Ziel
Educação física escolar
Educação libertadora
Freire, Paulo, 1921-1997
Didática
School physical education
Pedagogical mediation
Liberating education
Paulo Freire
Didactics
Educación física en la escuela
Mediación pedagógica
Educación libertadora
Paulo Freire
Didáctica
title_short Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento
title_full Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento
title_fullStr Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento
title_full_unstemmed Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento
title_sort Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento
author Boldori, Gabriel Ziel
author_facet Boldori, Gabriel Ziel
Skolaude, Lucas Silva
Coelho, Márcio Cardoso
Araújo, Samuel Nascimento de
Bossle, Fabiano
author_role author
author2 Skolaude, Lucas Silva
Coelho, Márcio Cardoso
Araújo, Samuel Nascimento de
Bossle, Fabiano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boldori, Gabriel Ziel
Skolaude, Lucas Silva
Coelho, Márcio Cardoso
Araújo, Samuel Nascimento de
Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Educação libertadora
Freire, Paulo, 1921-1997
Didática
topic Educação física escolar
Educação libertadora
Freire, Paulo, 1921-1997
Didática
School physical education
Pedagogical mediation
Liberating education
Paulo Freire
Didactics
Educación física en la escuela
Mediación pedagógica
Educación libertadora
Paulo Freire
Didáctica
dc.subject.eng.fl_str_mv School physical education
Pedagogical mediation
Liberating education
Paulo Freire
Didactics
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación física en la escuela
Mediación pedagógica
Educación libertadora
Paulo Freire
Didáctica
description Este artigo de revisão sistemáticabuscou compreender como a mediação pedagógica vem sendo compreendida pela literatura científica da Educação Física Escolar quanto à produção do conhecimento. Para tal, consultamos duas bases de dados nas quais identificamos 9 artigos que atendiam aos critérios estabelecidos. Identificamos que a mediação pedagógica se apresenta fundamentada, com expressiva referência, nos estudos de Vygotsky, destacando-se a teoria sobre a zona de desenvolvimento proximal como suporte teórico-metodológico aos processos de ensino e aprendizagens da Educação Física Escolar. Em vista disso, localizamos 3 palavras-chave transversais aos estudos analisados (Comportamento, Sistematização do Conhecimento e Intervenção), a partir das quais estabelecemos categorias de análise e apresentamos as sínteses de nossas interpretações. Para esse diálogo, buscamos suporte na Educação Libertadora de Paulo Freire, o que nos permitiu sugerir pelo reposicionamento da mediação pedagógica na Educação Física Escolar na perspectiva da pedagogia do oprimido.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-10T03:25:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255509
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-4111
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147735
identifier_str_mv 0103-4111
001147735
url http://hdl.handle.net/10183/255509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Motrivivência. Florianópolis. Vol. 34, n.65 (2022), p. 01-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255509/2/001147735.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255509/1/001147735.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 365e544705af2f0580e58e18422cae97
0388417269004236ecd8e6ec1fd5d9b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447821164216320