Desafios do endomarketing para a retenção de talentos em empresas que vivenciam ou vivenciaram o modelo home office
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253659 |
Resumo: | O ano de 2020 foi marcado por uma pandemia mundial com o surgimento da COVID 19. Com isto, as pessoas se viram obrigadas a cumprirem o isolamento social a fim de prevenir a transmissão do vírus. Da mesma forma, as empresas precisaram se remodelar e adotaram o modelo home office de trabalho para os colaboradores que puderam exercer as suas funções de casa. A presente monografia objetiva estudar os desafios do endomarketing para retenção de talentos em empresas que vivenciam ou vivenciaram o home office. Para a concretização da pesquisa, são abordadas as teorias de Comunicação Organizacional, Comunicação Interna, Endomarketing, Employer Branding e Teletrabalho embasados por Kunsch (2016), Baldissera (2001; 2009) Scroferneker (2007), Brum (2017; 2020), Bekin (2004), Mansi e Mascarenhas (2020), Abbad e Legentil (2020) e Mello (1999). É contextualizado o cenário de pandemia da COVID-19, sendo considerado a causa do aumento do trabalho remoto nas empresas. A partir disso, o objetivo geral busca identificar os desafios das ações de endomarketing para retenção de talentos em empresas que experienciaram o modelo home office desde março de 2020. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa, com o suporte da técnica de entrevista em profundidade, a partir de Duarte (2005). Foram realizadas 6 entrevistas com profissionais da área da Comunicação (relações públicas, publicitários e jornalistas), que atuam em diferentes empresas que oferecem serviços de endomarketing. Os resultados obtidos confirmam que a pandemia da COVID-19 foi a impulsionadora tanto para o aumento do modelo home office nas organizações quanto para a visibilidade do endomarketing no mercado de trabalho. Além disso, fica claro que o endomarketing não trabalha sozinho e nem deve ser responsabilizado no que tange a retenção de um talento, mas, sim, serve de apoio para empresas que já possuem ações de retenção. |
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Capella, Francielly XavierAlves, Denise Avancini2023-01-13T05:04:26Z2022http://hdl.handle.net/10183/253659001157071O ano de 2020 foi marcado por uma pandemia mundial com o surgimento da COVID 19. Com isto, as pessoas se viram obrigadas a cumprirem o isolamento social a fim de prevenir a transmissão do vírus. Da mesma forma, as empresas precisaram se remodelar e adotaram o modelo home office de trabalho para os colaboradores que puderam exercer as suas funções de casa. A presente monografia objetiva estudar os desafios do endomarketing para retenção de talentos em empresas que vivenciam ou vivenciaram o home office. Para a concretização da pesquisa, são abordadas as teorias de Comunicação Organizacional, Comunicação Interna, Endomarketing, Employer Branding e Teletrabalho embasados por Kunsch (2016), Baldissera (2001; 2009) Scroferneker (2007), Brum (2017; 2020), Bekin (2004), Mansi e Mascarenhas (2020), Abbad e Legentil (2020) e Mello (1999). É contextualizado o cenário de pandemia da COVID-19, sendo considerado a causa do aumento do trabalho remoto nas empresas. A partir disso, o objetivo geral busca identificar os desafios das ações de endomarketing para retenção de talentos em empresas que experienciaram o modelo home office desde março de 2020. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa, com o suporte da técnica de entrevista em profundidade, a partir de Duarte (2005). Foram realizadas 6 entrevistas com profissionais da área da Comunicação (relações públicas, publicitários e jornalistas), que atuam em diferentes empresas que oferecem serviços de endomarketing. Os resultados obtidos confirmam que a pandemia da COVID-19 foi a impulsionadora tanto para o aumento do modelo home office nas organizações quanto para a visibilidade do endomarketing no mercado de trabalho. Além disso, fica claro que o endomarketing não trabalha sozinho e nem deve ser responsabilizado no que tange a retenção de um talento, mas, sim, serve de apoio para empresas que já possuem ações de retenção.The year 2020 was marked by a pandemic with the global health emergence of COVID 19. Hereby, people were forced to comply with social isolation in order to prevent the transmission of the virus. Likewise, companies needed to redesign adopting the remote work model for employees who were able to perform their duties from home. This monograph aims to study the challenges of internal marketing for talent retention in companies that experience or have experienced remote work. To carry out the research, the theories of Organizational Communication, Internal Communication, Endomarketing, Employer Branding and Telework based on Kunsch (2016), Baldissera (2001; 2009) Scroferneker (2007), Brum (2017; 2020), Bekin (2004), Mansi and Mascarenhas (2020), Abbad and Legentil (2020) and Mello (1999). The COVID 19 pandemic scenario is contextualized, being considered the cause of the increase in remote work in companies. Hence, the general objective seeks to identify the challenges of internal marketing actions to retain talent in companies that have experienced remote work model since March 2020. To this end, the research methodology used was qualitative research, with the support of the technique in-depth interview, based on Duarte (2005). Six interviews were carried out with professionals in the field of Communication (public relations, publicists and journalists), who work in different companies that offer endomarketing services. The results obtained confirm that the COVID-19 pandemic was the driver both for the increase of the remote work model in organizations and for the visibility of endomarketing in the labor market. In addition, it is clear that internal marketing does not work alone and should not be held responsible for retaining talent, but rather serves as a support for companies that already have retention actions.application/pdfporTeletrabalhoEndomarketingPandemia de COVID-19 (2020-)CommunicationEndomarketingRetaining talentHome officeDesafios do endomarketing para a retenção de talentos em empresas que vivenciam ou vivenciaram o modelo home officeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157071.pdf.txt001157071.pdf.txtExtracted Texttext/plain190078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253659/2/001157071.pdf.txtb3e226efd0787119d9327fcd6e139fbbMD52ORIGINAL001157071.pdfTexto completoapplication/pdf681788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253659/1/001157071.pdfbbf8fe661fa23cfcfb5cfcfc77e1303bMD5110183/2536592023-01-14 06:15:06.43209oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253659Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-14T08:15:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O ano de 2020 foi marcado por uma pandemia mundial com o surgimento da COVID 19. Com isto, as pessoas se viram obrigadas a cumprirem o isolamento social a fim de prevenir a transmissão do vírus. Da mesma forma, as empresas precisaram se remodelar e adotaram o modelo home office de trabalho para os colaboradores que puderam exercer as suas funções de casa. A presente monografia objetiva estudar os desafios do endomarketing para retenção de talentos em empresas que vivenciam ou vivenciaram o home office. Para a concretização da pesquisa, são abordadas as teorias de Comunicação Organizacional, Comunicação Interna, Endomarketing, Employer Branding e Teletrabalho embasados por Kunsch (2016), Baldissera (2001; 2009) Scroferneker (2007), Brum (2017; 2020), Bekin (2004), Mansi e Mascarenhas (2020), Abbad e Legentil (2020) e Mello (1999). É contextualizado o cenário de pandemia da COVID-19, sendo considerado a causa do aumento do trabalho remoto nas empresas. A partir disso, o objetivo geral busca identificar os desafios das ações de endomarketing para retenção de talentos em empresas que experienciaram o modelo home office desde março de 2020. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa, com o suporte da técnica de entrevista em profundidade, a partir de Duarte (2005). Foram realizadas 6 entrevistas com profissionais da área da Comunicação (relações públicas, publicitários e jornalistas), que atuam em diferentes empresas que oferecem serviços de endomarketing. Os resultados obtidos confirmam que a pandemia da COVID-19 foi a impulsionadora tanto para o aumento do modelo home office nas organizações quanto para a visibilidade do endomarketing no mercado de trabalho. Além disso, fica claro que o endomarketing não trabalha sozinho e nem deve ser responsabilizado no que tange a retenção de um talento, mas, sim, serve de apoio para empresas que já possuem ações de retenção. |
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