Modelagem matemática no ensino integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Mariana Braun
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110002
Resumo: O presente trabalho busca estabelecer aproximações entre Modelagem Matemática e Ensino Integral, realizando um aprofundamento teórico, através de Freire (1996), Skovsmose (2000), Barbosa (2001) e Arroyo (2012), e a análise da implementação de um Projeto de Modelagem Matemática no Ensino Integral, o qual foi desenvolvido em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RS, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Buscou-se analisar que efeitos, em relação à aprendizagem e à autonomia, foram observados nos estudantes durante a experiência, análise que levou em consideração os materiais produzidos pelos participantes, bem como o diário de campo construído pela professora e pesquisadora. O que pudemos concluir durante o trabalho é que as reações dos estudantes revelaram a pouca familiaridade com ambientes investigativos, embora tenhamos observado a construção de conhecimentos por parte dos alunos ao final do Projeto, no sentido de que os mesmos conseguiram estabelecer relações entre a Matemática e o seu cotidiano.
id UFRGS-2_50333b7dd1ace4529a42b91e04d41712
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110002
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aguiar, Mariana BraunBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2015-02-11T02:18:37Z2014http://hdl.handle.net/10183/110002000951902O presente trabalho busca estabelecer aproximações entre Modelagem Matemática e Ensino Integral, realizando um aprofundamento teórico, através de Freire (1996), Skovsmose (2000), Barbosa (2001) e Arroyo (2012), e a análise da implementação de um Projeto de Modelagem Matemática no Ensino Integral, o qual foi desenvolvido em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RS, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Buscou-se analisar que efeitos, em relação à aprendizagem e à autonomia, foram observados nos estudantes durante a experiência, análise que levou em consideração os materiais produzidos pelos participantes, bem como o diário de campo construído pela professora e pesquisadora. O que pudemos concluir durante o trabalho é que as reações dos estudantes revelaram a pouca familiaridade com ambientes investigativos, embora tenhamos observado a construção de conhecimentos por parte dos alunos ao final do Projeto, no sentido de que os mesmos conseguiram estabelecer relações entre a Matemática e o seu cotidiano.This assignment tries to establish approaches between Mathematical Modeling and Integral Education, doing a theoretical deepening through Freire (1996), Skovsmose (2000), Barbosa (2001) and Arroyo (2012), and also the analysis about the implementation of a Mathematic Modeling Project on the Integral Education, was developed in a Municipal School Network Porto Alegre Teaching - RS, with students of the seventh year of elementary school. It sought to analyse what effects about learning and autonomy that were observed in students during the experience, analysis that took into account the material produced by the participants, as well as the daily course built by the teacher and researcher. What we can conclude during the assignment is the students reaction has revealed a unfamiliarity with investigatives environment, althought we had observed a meaningful knowledge construction by the students at the final of the Project, in the way they own had been able to establish relatiions between mathematics and their daily.application/pdfporModelagem matemáticaAprendizagem : MatematicaEnsino de matemáticaIntegral educationMathematical modelingMathematics learningModelagem matemática no ensino integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951902.pdf000951902.pdfTexto completoapplication/pdf1878300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110002/1/000951902.pdf014558fe07adf1118982431c18adfd3eMD51TEXT000951902.pdf.txt000951902.pdf.txtExtracted Texttext/plain107772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110002/2/000951902.pdf.txt30ff50f548037c14f5195f3598b12545MD52THUMBNAIL000951902.pdf.jpg000951902.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110002/3/000951902.pdf.jpg0b3aa65ddca420942fd6180ec24a0867MD5310183/1100022022-02-22 05:07:20.323068oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110002Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:07:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem matemática no ensino integral
title Modelagem matemática no ensino integral
spellingShingle Modelagem matemática no ensino integral
Aguiar, Mariana Braun
Modelagem matemática
Aprendizagem : Matematica
Ensino de matemática
Integral education
Mathematical modeling
Mathematics learning
title_short Modelagem matemática no ensino integral
title_full Modelagem matemática no ensino integral
title_fullStr Modelagem matemática no ensino integral
title_full_unstemmed Modelagem matemática no ensino integral
title_sort Modelagem matemática no ensino integral
author Aguiar, Mariana Braun
author_facet Aguiar, Mariana Braun
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Mariana Braun
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Aprendizagem : Matematica
Ensino de matemática
topic Modelagem matemática
Aprendizagem : Matematica
Ensino de matemática
Integral education
Mathematical modeling
Mathematics learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Integral education
Mathematical modeling
Mathematics learning
description O presente trabalho busca estabelecer aproximações entre Modelagem Matemática e Ensino Integral, realizando um aprofundamento teórico, através de Freire (1996), Skovsmose (2000), Barbosa (2001) e Arroyo (2012), e a análise da implementação de um Projeto de Modelagem Matemática no Ensino Integral, o qual foi desenvolvido em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RS, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Buscou-se analisar que efeitos, em relação à aprendizagem e à autonomia, foram observados nos estudantes durante a experiência, análise que levou em consideração os materiais produzidos pelos participantes, bem como o diário de campo construído pela professora e pesquisadora. O que pudemos concluir durante o trabalho é que as reações dos estudantes revelaram a pouca familiaridade com ambientes investigativos, embora tenhamos observado a construção de conhecimentos por parte dos alunos ao final do Projeto, no sentido de que os mesmos conseguiram estabelecer relações entre a Matemática e o seu cotidiano.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-11T02:18:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/110002
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000951902
url http://hdl.handle.net/10183/110002
identifier_str_mv 000951902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110002/1/000951902.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110002/2/000951902.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110002/3/000951902.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 014558fe07adf1118982431c18adfd3e
30ff50f548037c14f5195f3598b12545
0b3aa65ddca420942fd6180ec24a0867
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224478481448960