Como o amor reflete nos fazeres de uma professora? : memórias para encantar os processos de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/251538 |
Resumo: | Este trabalho é sobre o sonho de uma sala de aula em que tenha o amor como fio condutor de práticas pedagógicas. Usarei a metodologia do encontro, narrando-os a partir de histórias pessoais que se passam nos lugares pelos quais pisei: na escola, na universidade, no terreiro. Através de minhas memórias, fui oferecendo pistas sobre como o amor me trouxe até aqui, e apontar que ele, e somente ele, pode mudar as amarras que temos em nossa sociedade masculina, branca e cisheterossexual. Para tanto, me encontro com bell hooks e o conceito dela de amor e os ensinamentos dela que recolho para pensar o trabalho docente. Definir o amor como aquilo que ele faz, como um gesto de responsabilidade como nos convida bell hooks, me ajuda a convidar outras/os a fazerem parte dessa rede de amor, porque a cura e o amor só acontecem em comunhão e através da escolha em amar. |
id |
UFRGS-2_508360d7082c5cf484a23b2ccb9e5c6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251538 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bialeski, Tarine SilveiraCosta, Luciano Bedin daBattistelli, Bruna Moraes2022-11-18T04:55:14Z2022http://hdl.handle.net/10183/251538001152985Este trabalho é sobre o sonho de uma sala de aula em que tenha o amor como fio condutor de práticas pedagógicas. Usarei a metodologia do encontro, narrando-os a partir de histórias pessoais que se passam nos lugares pelos quais pisei: na escola, na universidade, no terreiro. Através de minhas memórias, fui oferecendo pistas sobre como o amor me trouxe até aqui, e apontar que ele, e somente ele, pode mudar as amarras que temos em nossa sociedade masculina, branca e cisheterossexual. Para tanto, me encontro com bell hooks e o conceito dela de amor e os ensinamentos dela que recolho para pensar o trabalho docente. Definir o amor como aquilo que ele faz, como um gesto de responsabilidade como nos convida bell hooks, me ajuda a convidar outras/os a fazerem parte dessa rede de amor, porque a cura e o amor só acontecem em comunhão e através da escolha em amar.application/pdfporEnsinoAprendizagemAfetividadeSala de aulaComo o amor reflete nos fazeres de uma professora? : memórias para encantar os processos de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152985.pdf.txt001152985.pdf.txtExtracted Texttext/plain73498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251538/2/001152985.pdf.txtb8eb96a1ee398a41375c2838cb02239dMD52ORIGINAL001152985.pdfTexto completoapplication/pdf740832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251538/1/001152985.pdf245669fc18fe2d909d8f210f79ccf60cMD5110183/2515382022-11-19 05:58:29.015794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251538Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-19T07:58:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Como o amor reflete nos fazeres de uma professora? : memórias para encantar os processos de ensino-aprendizagem |
title |
Como o amor reflete nos fazeres de uma professora? : memórias para encantar os processos de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Como o amor reflete nos fazeres de uma professora? : memórias para encantar os processos de ensino-aprendizagem Bialeski, Tarine Silveira Ensino Aprendizagem Afetividade Sala de aula |
title_short |
Como o amor reflete nos fazeres de uma professora? : memórias para encantar os processos de ensino-aprendizagem |
title_full |
Como o amor reflete nos fazeres de uma professora? : memórias para encantar os processos de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Como o amor reflete nos fazeres de uma professora? : memórias para encantar os processos de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Como o amor reflete nos fazeres de uma professora? : memórias para encantar os processos de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Como o amor reflete nos fazeres de uma professora? : memórias para encantar os processos de ensino-aprendizagem |
author |
Bialeski, Tarine Silveira |
author_facet |
Bialeski, Tarine Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bialeski, Tarine Silveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Luciano Bedin da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Battistelli, Bruna Moraes |
contributor_str_mv |
Costa, Luciano Bedin da Battistelli, Bruna Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Afetividade Sala de aula |
topic |
Ensino Aprendizagem Afetividade Sala de aula |
description |
Este trabalho é sobre o sonho de uma sala de aula em que tenha o amor como fio condutor de práticas pedagógicas. Usarei a metodologia do encontro, narrando-os a partir de histórias pessoais que se passam nos lugares pelos quais pisei: na escola, na universidade, no terreiro. Através de minhas memórias, fui oferecendo pistas sobre como o amor me trouxe até aqui, e apontar que ele, e somente ele, pode mudar as amarras que temos em nossa sociedade masculina, branca e cisheterossexual. Para tanto, me encontro com bell hooks e o conceito dela de amor e os ensinamentos dela que recolho para pensar o trabalho docente. Definir o amor como aquilo que ele faz, como um gesto de responsabilidade como nos convida bell hooks, me ajuda a convidar outras/os a fazerem parte dessa rede de amor, porque a cura e o amor só acontecem em comunhão e através da escolha em amar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-18T04:55:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/251538 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001152985 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/251538 |
identifier_str_mv |
001152985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251538/2/001152985.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251538/1/001152985.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8eb96a1ee398a41375c2838cb02239d 245669fc18fe2d909d8f210f79ccf60c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224644258168832 |