Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssica Fernanda da [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/203427
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915292.pdf
Resumo: Not available
id UNSP_76b17befc90db4f989c486e59c780460
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/203427
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagemEnsinoAprendizagemEmoçõesEducaçãoEstudantesProfessoresEnsino fundamentalDesempenhoAfetividadeRepresentações sociaisSalas de aulaNot availableO estudo dos sentimentos vivenciados por alunos constitui instrumento relevante para a Educação, pois contribui para a compreensão dos fenômenos educativos, permitindo investigar os comportamentos diante da escola, a interação entre os sujeitos e a construção de saberes. A partir disso, o trabalho apresenta como problemática a discussão acerca da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, que podem vir a influenciar o desempenho acadêmico. O objetivo geral da pesquisa é analisar quais os sentimentos de alunos e professores do ensino fundamental envolvidos na relação com o aprender e quais suas implicações para o desempenho acadêmico. Mais especificamente, pretende-se investigar o vínculo com a aprendizagem e identificar o que os textos acadêmicos indicam como fatores que interferem no desempenho de estudantes. Trata-se de um projeto de pesquisa para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Rio Claro - SP. A pesquisa será desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico direcionado aos bancos de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Unesp, USP e Unicamp, com o recorte de trabalhos divulgados nos últimos dez anos. Os resultados indicam que a afetividade está presente no processo de ensino e aprendizagem por meio dos sentimentos vivenciados pelos alunos e professores, contudo devemos considerar que os sentimentos vivenciados em sala de aula não são apenas sentimentos positivos, mas também negativos. Destaca-se ainda que os sentimentos vivenciados pelos alunos e professores possuem influência sobre as suas representações, representações essas que podem influenciar o desempenho acadêmicoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andreia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Jéssica Fernanda da [UNESP]2021-03-10T12:57:02Z2021-03-10T12:57:02Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis105 f.application/pdfSILVA, Jéssica Fernanda da. Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem. 2018. 105 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.http://hdl.handle.net/11449/203427990009152920206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915292.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T17:17:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/203427Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:59:56.346967Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem
title Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem
Silva, Jéssica Fernanda da [UNESP]
Ensino
Aprendizagem
Emoções
Educação
Estudantes
Professores
Ensino fundamental
Desempenho
Afetividade
Representações sociais
Salas de aula
title_short Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem
title_full Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem
title_sort Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem
author Silva, Jéssica Fernanda da [UNESP]
author_facet Silva, Jéssica Fernanda da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andreia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jéssica Fernanda da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Emoções
Educação
Estudantes
Professores
Ensino fundamental
Desempenho
Afetividade
Representações sociais
Salas de aula
topic Ensino
Aprendizagem
Emoções
Educação
Estudantes
Professores
Ensino fundamental
Desempenho
Afetividade
Representações sociais
Salas de aula
description Not available
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-03-10T12:57:02Z
2021-03-10T12:57:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Jéssica Fernanda da. Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem. 2018. 105 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
http://hdl.handle.net/11449/203427
990009152920206341
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915292.pdf
identifier_str_mv SILVA, Jéssica Fernanda da. Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem. 2018. 105 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
990009152920206341
url http://hdl.handle.net/11449/203427
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915292.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Alma
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128445456056320