Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/203427 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915292.pdf |
Resumo: | Not available |
id |
UNSP_76b17befc90db4f989c486e59c780460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/203427 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagemEnsinoAprendizagemEmoçõesEducaçãoEstudantesProfessoresEnsino fundamentalDesempenhoAfetividadeRepresentações sociaisSalas de aulaNot availableO estudo dos sentimentos vivenciados por alunos constitui instrumento relevante para a Educação, pois contribui para a compreensão dos fenômenos educativos, permitindo investigar os comportamentos diante da escola, a interação entre os sujeitos e a construção de saberes. A partir disso, o trabalho apresenta como problemática a discussão acerca da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, que podem vir a influenciar o desempenho acadêmico. O objetivo geral da pesquisa é analisar quais os sentimentos de alunos e professores do ensino fundamental envolvidos na relação com o aprender e quais suas implicações para o desempenho acadêmico. Mais especificamente, pretende-se investigar o vínculo com a aprendizagem e identificar o que os textos acadêmicos indicam como fatores que interferem no desempenho de estudantes. Trata-se de um projeto de pesquisa para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Rio Claro - SP. A pesquisa será desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico direcionado aos bancos de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Unesp, USP e Unicamp, com o recorte de trabalhos divulgados nos últimos dez anos. Os resultados indicam que a afetividade está presente no processo de ensino e aprendizagem por meio dos sentimentos vivenciados pelos alunos e professores, contudo devemos considerar que os sentimentos vivenciados em sala de aula não são apenas sentimentos positivos, mas também negativos. Destaca-se ainda que os sentimentos vivenciados pelos alunos e professores possuem influência sobre as suas representações, representações essas que podem influenciar o desempenho acadêmicoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andreia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Jéssica Fernanda da [UNESP]2021-03-10T12:57:02Z2021-03-10T12:57:02Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis105 f.application/pdfSILVA, Jéssica Fernanda da. Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem. 2018. 105 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.http://hdl.handle.net/11449/203427990009152920206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915292.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T17:17:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/203427Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:59:56.346967Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem |
title |
Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem Silva, Jéssica Fernanda da [UNESP] Ensino Aprendizagem Emoções Educação Estudantes Professores Ensino fundamental Desempenho Afetividade Representações sociais Salas de aula |
title_short |
Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem |
author |
Silva, Jéssica Fernanda da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Jéssica Fernanda da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osti, Andreia [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jéssica Fernanda da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Emoções Educação Estudantes Professores Ensino fundamental Desempenho Afetividade Representações sociais Salas de aula |
topic |
Ensino Aprendizagem Emoções Educação Estudantes Professores Ensino fundamental Desempenho Afetividade Representações sociais Salas de aula |
description |
Not available |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2021-03-10T12:57:02Z 2021-03-10T12:57:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Jéssica Fernanda da. Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem. 2018. 105 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. http://hdl.handle.net/11449/203427 990009152920206341 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915292.pdf |
identifier_str_mv |
SILVA, Jéssica Fernanda da. Aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem. 2018. 105 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. 990009152920206341 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/203427 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915292.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alma reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128445456056320 |