As seções práticas em livros didáticos de ciências : é possível desenvolver o pensamento investigativo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240092 |
Resumo: | Os Livros Didáticos (LD) são materiais que constituem a Educação Básica brasileira, desde 1938, sendo considerados estruturantes significativos no fazer pedagógico de professoras e professores, dentro e fora da sala de aula. No Ensino Fundamental (EF), a Área de Ciências em sua programação curricular agrega conteúdos e metodologias de ensino que buscam descrever e explicar os fenômenos da natureza, bem como as relacionadas problemáticas. Na grande maioria das escolas públicas, o LD tem sido, historicamente, o principal suporte aos processos de trabalho envolvendo as Ciências. Através do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), e seus Editais nacionais, os LD selecionados e aprovados por comissões específicas, são distribuídos às escolas públicas do país. Muitos conceitos e processos bioquímico-físicos presentes nos livros didáticos de Ciências apresentam doses elevadas de abstração e complexidade, considerando-se para quem são destinados: estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O distanciamento entre os conteúdos do livro e os contextos de vida desses estudantes, também, amplia as impossibilidades de compreensão e aprendizagem dos/as alunos/as. Neste cenário, as seções práticas presentes nos LD podem ser definidas como alternativas metodológicas que poderiam gerar aprendizados significativos de conceitos científicos. Objetivou-se com esta pesquisa identificar propostas experimentais em LD de Ciências, sétimo ano do Ensino Fundamental, amostradas por critérios de disponibilidade e etapa da formação escolar a qual o livro foi destinado. A amostra foi composta por quatro exemplares, totalizando 23 seções práticas, presentes em alguns conteúdos previstos para a etapa escolar. A partir da técnica análise de conteúdo, destacaram-se elementos da forma e conteúdo expressos, e as palavras presentes, contabilizadas. A partir destes dados, foram criadas categorias de análise concebidas como resultados a serem discutidos e analisados. Com as análises, pretendeu-se poder afirmar o quanto as propostas experimentais contribuem ou não ao desenvolvimento do pensamento investigativo. Embora se tenha falhas em boa parte dos experimentos que são apresentados pelos livros, os resultados apontam para a possibilidade de serem utilizados para fins pedagógicos, como recursos importantes no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_518b1b8afea99cf796c160c0207c9f13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240092 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Mauricio FranskoviakJunqueira, Heloisa2022-06-10T04:59:05Z2022http://hdl.handle.net/10183/240092001142075Os Livros Didáticos (LD) são materiais que constituem a Educação Básica brasileira, desde 1938, sendo considerados estruturantes significativos no fazer pedagógico de professoras e professores, dentro e fora da sala de aula. No Ensino Fundamental (EF), a Área de Ciências em sua programação curricular agrega conteúdos e metodologias de ensino que buscam descrever e explicar os fenômenos da natureza, bem como as relacionadas problemáticas. Na grande maioria das escolas públicas, o LD tem sido, historicamente, o principal suporte aos processos de trabalho envolvendo as Ciências. Através do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), e seus Editais nacionais, os LD selecionados e aprovados por comissões específicas, são distribuídos às escolas públicas do país. Muitos conceitos e processos bioquímico-físicos presentes nos livros didáticos de Ciências apresentam doses elevadas de abstração e complexidade, considerando-se para quem são destinados: estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O distanciamento entre os conteúdos do livro e os contextos de vida desses estudantes, também, amplia as impossibilidades de compreensão e aprendizagem dos/as alunos/as. Neste cenário, as seções práticas presentes nos LD podem ser definidas como alternativas metodológicas que poderiam gerar aprendizados significativos de conceitos científicos. Objetivou-se com esta pesquisa identificar propostas experimentais em LD de Ciências, sétimo ano do Ensino Fundamental, amostradas por critérios de disponibilidade e etapa da formação escolar a qual o livro foi destinado. A amostra foi composta por quatro exemplares, totalizando 23 seções práticas, presentes em alguns conteúdos previstos para a etapa escolar. A partir da técnica análise de conteúdo, destacaram-se elementos da forma e conteúdo expressos, e as palavras presentes, contabilizadas. A partir destes dados, foram criadas categorias de análise concebidas como resultados a serem discutidos e analisados. Com as análises, pretendeu-se poder afirmar o quanto as propostas experimentais contribuem ou não ao desenvolvimento do pensamento investigativo. Embora se tenha falhas em boa parte dos experimentos que são apresentados pelos livros, os resultados apontam para a possibilidade de serem utilizados para fins pedagógicos, como recursos importantes no processo de ensino-aprendizagem.application/pdfporEnsino de ciênciasLivros didaticosAtividades experimentaisAs seções práticas em livros didáticos de ciências : é possível desenvolver o pensamento investigativo?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142075.pdf.txt001142075.pdf.txtExtracted Texttext/plain123849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240092/2/001142075.pdf.txt3f8e429a32addd0919a03544793cd19eMD52ORIGINAL001142075.pdfTexto completoapplication/pdf13081797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240092/1/001142075.pdfe6ba4d7206154cc886760d328f50ffdcMD5110183/2400922022-06-11 05:02:12.062193oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240092Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-11T08:02:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As seções práticas em livros didáticos de ciências : é possível desenvolver o pensamento investigativo? |
title |
As seções práticas em livros didáticos de ciências : é possível desenvolver o pensamento investigativo? |
spellingShingle |
As seções práticas em livros didáticos de ciências : é possível desenvolver o pensamento investigativo? Nunes, Mauricio Franskoviak Ensino de ciências Livros didaticos Atividades experimentais |
title_short |
As seções práticas em livros didáticos de ciências : é possível desenvolver o pensamento investigativo? |
title_full |
As seções práticas em livros didáticos de ciências : é possível desenvolver o pensamento investigativo? |
title_fullStr |
As seções práticas em livros didáticos de ciências : é possível desenvolver o pensamento investigativo? |
title_full_unstemmed |
As seções práticas em livros didáticos de ciências : é possível desenvolver o pensamento investigativo? |
title_sort |
As seções práticas em livros didáticos de ciências : é possível desenvolver o pensamento investigativo? |
author |
Nunes, Mauricio Franskoviak |
author_facet |
Nunes, Mauricio Franskoviak |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Mauricio Franskoviak |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
contributor_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Livros didaticos Atividades experimentais |
topic |
Ensino de ciências Livros didaticos Atividades experimentais |
description |
Os Livros Didáticos (LD) são materiais que constituem a Educação Básica brasileira, desde 1938, sendo considerados estruturantes significativos no fazer pedagógico de professoras e professores, dentro e fora da sala de aula. No Ensino Fundamental (EF), a Área de Ciências em sua programação curricular agrega conteúdos e metodologias de ensino que buscam descrever e explicar os fenômenos da natureza, bem como as relacionadas problemáticas. Na grande maioria das escolas públicas, o LD tem sido, historicamente, o principal suporte aos processos de trabalho envolvendo as Ciências. Através do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), e seus Editais nacionais, os LD selecionados e aprovados por comissões específicas, são distribuídos às escolas públicas do país. Muitos conceitos e processos bioquímico-físicos presentes nos livros didáticos de Ciências apresentam doses elevadas de abstração e complexidade, considerando-se para quem são destinados: estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O distanciamento entre os conteúdos do livro e os contextos de vida desses estudantes, também, amplia as impossibilidades de compreensão e aprendizagem dos/as alunos/as. Neste cenário, as seções práticas presentes nos LD podem ser definidas como alternativas metodológicas que poderiam gerar aprendizados significativos de conceitos científicos. Objetivou-se com esta pesquisa identificar propostas experimentais em LD de Ciências, sétimo ano do Ensino Fundamental, amostradas por critérios de disponibilidade e etapa da formação escolar a qual o livro foi destinado. A amostra foi composta por quatro exemplares, totalizando 23 seções práticas, presentes em alguns conteúdos previstos para a etapa escolar. A partir da técnica análise de conteúdo, destacaram-se elementos da forma e conteúdo expressos, e as palavras presentes, contabilizadas. A partir destes dados, foram criadas categorias de análise concebidas como resultados a serem discutidos e analisados. Com as análises, pretendeu-se poder afirmar o quanto as propostas experimentais contribuem ou não ao desenvolvimento do pensamento investigativo. Embora se tenha falhas em boa parte dos experimentos que são apresentados pelos livros, os resultados apontam para a possibilidade de serem utilizados para fins pedagógicos, como recursos importantes no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-10T04:59:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/240092 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001142075 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/240092 |
identifier_str_mv |
001142075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240092/2/001142075.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240092/1/001142075.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f8e429a32addd0919a03544793cd19e e6ba4d7206154cc886760d328f50ffdc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447312174940160 |