As seções práticas em livros didáticos de ciências : é possível desenvolver o pensamento investigativo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Mauricio Franskoviak
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240092
Resumo: Os Livros Didáticos (LD) são materiais que constituem a Educação Básica brasileira, desde 1938, sendo considerados estruturantes significativos no fazer pedagógico de professoras e professores, dentro e fora da sala de aula. No Ensino Fundamental (EF), a Área de Ciências em sua programação curricular agrega conteúdos e metodologias de ensino que buscam descrever e explicar os fenômenos da natureza, bem como as relacionadas problemáticas. Na grande maioria das escolas públicas, o LD tem sido, historicamente, o principal suporte aos processos de trabalho envolvendo as Ciências. Através do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), e seus Editais nacionais, os LD selecionados e aprovados por comissões específicas, são distribuídos às escolas públicas do país. Muitos conceitos e processos bioquímico-físicos presentes nos livros didáticos de Ciências apresentam doses elevadas de abstração e complexidade, considerando-se para quem são destinados: estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O distanciamento entre os conteúdos do livro e os contextos de vida desses estudantes, também, amplia as impossibilidades de compreensão e aprendizagem dos/as alunos/as. Neste cenário, as seções práticas presentes nos LD podem ser definidas como alternativas metodológicas que poderiam gerar aprendizados significativos de conceitos científicos. Objetivou-se com esta pesquisa identificar propostas experimentais em LD de Ciências, sétimo ano do Ensino Fundamental, amostradas por critérios de disponibilidade e etapa da formação escolar a qual o livro foi destinado. A amostra foi composta por quatro exemplares, totalizando 23 seções práticas, presentes em alguns conteúdos previstos para a etapa escolar. A partir da técnica análise de conteúdo, destacaram-se elementos da forma e conteúdo expressos, e as palavras presentes, contabilizadas. A partir destes dados, foram criadas categorias de análise concebidas como resultados a serem discutidos e analisados. Com as análises, pretendeu-se poder afirmar o quanto as propostas experimentais contribuem ou não ao desenvolvimento do pensamento investigativo. Embora se tenha falhas em boa parte dos experimentos que são apresentados pelos livros, os resultados apontam para a possibilidade de serem utilizados para fins pedagógicos, como recursos importantes no processo de ensino-aprendizagem.
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