Representações de experimentação em livros didáticos de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Jéssica Maria Gregory
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferreira, Maira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/21
Resumo: O artigo se refere a uma análise de atividades experimentais em livros didáticos de Química, distribuídos em 2008 pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio (PNLEM), nas escolas da rede pública estadual do município de Canoas. Diferentemente do que poderia se pensar, os livros didáticos atuais apresentam sugestões de muitas atividades experimentais, e essas são apresentadas de modos diferentes, desde as representações mais tradicionais com roteiros e procedimentos para a realização das atividades, até as representações de experimentos, como atividades a serem acompanhadas por narrativas, fluxogramas, desenhos ou fotos, indicando haver um novo modo de conceber e representar a atividade experimental de Química na educação escolar, na qual o aluno não mais executa o experimento, ou acompanha a sua realização pelo professor, o estudante passa a ser o leitor de textos e imagens sobre os fenômenos envolvidos na atividade experimental. Palvras-chave: Ensino de Química; Atividades Experimentais; Livros didáticos. Abstract: The article refers to na analysis of experiments in chemistry textbooks that  were distributed in 2008 by the National Book Program for Education (PNLEM) in public schools in Canoas. Unlike what one might think, the current textbooks make suggestions of many experiments, and these are presented in different ways, from more traditional representations with scripts and procedures for the conduct of activities by the representations of experiments, as activities to be accompanied by narratives, flowcharts, drawings or pictures, indicating a new way of conceiving and representing the activity of experimental chemistry in school education, in which the student no longer run the experiment, or attached to its implementation by the teacher, the student spends to be the reader of texts and images on the phenomena involved in experimental activity. Keywords: Chemical Education; Experimental Activities; Textbooks.
id UNILASALLE-2_56d3560b1fb8a8077a6f704568f6175b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/21
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Representações de experimentação em livros didáticos de químicaQuímica; Atividades Experimentais; Livros didáticos.O artigo se refere a uma análise de atividades experimentais em livros didáticos de Química, distribuídos em 2008 pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio (PNLEM), nas escolas da rede pública estadual do município de Canoas. Diferentemente do que poderia se pensar, os livros didáticos atuais apresentam sugestões de muitas atividades experimentais, e essas são apresentadas de modos diferentes, desde as representações mais tradicionais com roteiros e procedimentos para a realização das atividades, até as representações de experimentos, como atividades a serem acompanhadas por narrativas, fluxogramas, desenhos ou fotos, indicando haver um novo modo de conceber e representar a atividade experimental de Química na educação escolar, na qual o aluno não mais executa o experimento, ou acompanha a sua realização pelo professor, o estudante passa a ser o leitor de textos e imagens sobre os fenômenos envolvidos na atividade experimental. Palvras-chave: Ensino de Química; Atividades Experimentais; Livros didáticos. Abstract: The article refers to na analysis of experiments in chemistry textbooks that  were distributed in 2008 by the National Book Program for Education (PNLEM) in public schools in Canoas. Unlike what one might think, the current textbooks make suggestions of many experiments, and these are presented in different ways, from more traditional representations with scripts and procedures for the conduct of activities by the representations of experiments, as activities to be accompanied by narratives, flowcharts, drawings or pictures, indicating a new way of conceiving and representing the activity of experimental chemistry in school education, in which the student no longer run the experiment, or attached to its implementation by the teacher, the student spends to be the reader of texts and images on the phenomena involved in experimental activity. Keywords: Chemical Education; Experimental Activities; Textbooks.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasNunes, Jéssica Maria GregoryFerreira, Maira2011-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/2110.18316/21Educação, Ciência e Cultura; v. 15, n. 2 (2010); p. 63-772236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/21/30info:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-04T19:22:23Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/21Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2017-08-04T19:22:23Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de experimentação em livros didáticos de química
title Representações de experimentação em livros didáticos de química
spellingShingle Representações de experimentação em livros didáticos de química
Nunes, Jéssica Maria Gregory
Química; Atividades Experimentais; Livros didáticos.
title_short Representações de experimentação em livros didáticos de química
title_full Representações de experimentação em livros didáticos de química
title_fullStr Representações de experimentação em livros didáticos de química
title_full_unstemmed Representações de experimentação em livros didáticos de química
title_sort Representações de experimentação em livros didáticos de química
author Nunes, Jéssica Maria Gregory
author_facet Nunes, Jéssica Maria Gregory
Ferreira, Maira
author_role author
author2 Ferreira, Maira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Jéssica Maria Gregory
Ferreira, Maira
dc.subject.por.fl_str_mv Química; Atividades Experimentais; Livros didáticos.
topic Química; Atividades Experimentais; Livros didáticos.
description O artigo se refere a uma análise de atividades experimentais em livros didáticos de Química, distribuídos em 2008 pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio (PNLEM), nas escolas da rede pública estadual do município de Canoas. Diferentemente do que poderia se pensar, os livros didáticos atuais apresentam sugestões de muitas atividades experimentais, e essas são apresentadas de modos diferentes, desde as representações mais tradicionais com roteiros e procedimentos para a realização das atividades, até as representações de experimentos, como atividades a serem acompanhadas por narrativas, fluxogramas, desenhos ou fotos, indicando haver um novo modo de conceber e representar a atividade experimental de Química na educação escolar, na qual o aluno não mais executa o experimento, ou acompanha a sua realização pelo professor, o estudante passa a ser o leitor de textos e imagens sobre os fenômenos envolvidos na atividade experimental. Palvras-chave: Ensino de Química; Atividades Experimentais; Livros didáticos. Abstract: The article refers to na analysis of experiments in chemistry textbooks that  were distributed in 2008 by the National Book Program for Education (PNLEM) in public schools in Canoas. Unlike what one might think, the current textbooks make suggestions of many experiments, and these are presented in different ways, from more traditional representations with scripts and procedures for the conduct of activities by the representations of experiments, as activities to be accompanied by narratives, flowcharts, drawings or pictures, indicating a new way of conceiving and representing the activity of experimental chemistry in school education, in which the student no longer run the experiment, or attached to its implementation by the teacher, the student spends to be the reader of texts and images on the phenomena involved in experimental activity. Keywords: Chemical Education; Experimental Activities; Textbooks.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/21
10.18316/21
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/21
identifier_str_mv 10.18316/21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/21/30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 15, n. 2 (2010); p. 63-77
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870831271936