The behavioral side of recommendation agents : a bibliometric review
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178489 |
Resumo: | um período de cerca de 20 anos. Sua utilização atualmente é estudada na pesquisa acadêmica a partir de duas diferentes abordagens. A primeira se destina à resolução de problemas computacionais relacionados à geração de recomendações acuradas. A segunda tem como intuito entender como a interação do usuário com agentes de recomendação pode alterar seu comportamento de compra online. Usando um método bibliométrico e cientométrico, este estudo buscou os artigos, autores e publicações mais influentes no campo de pesquisa comportamental. Isto significa que apenas artigos que investigaram aspectos comportamentais do uso de recomendações foram considerados. Os artigos identificados foram também analisados em termos de sua metodologia, variáveis e repercussão. A maioria dos estudos se tratavam de investigações empíricas usando metodologia experimental, entretanto os artigos teóricos se demonstraram mais influentes. Também foi possível identificar 29 variáveis dependentes usadas para medir os efeitos das recomendações em compras online assistidas. As 19 variáveis independentes usadas nesses estudos estavam relacionadas com características do agente de recomendação, características do usuário ou características do vendedor. Os resultados também demonstraram que o campo ainda carece de estudos confirmatórios capazes de criar mais certeza para o conhecimento já desenvolvido na área. |
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Verruck, FábioNique, Walter Meucci2018-05-18T02:27:02Z20172319-0639http://hdl.handle.net/10183/178489001067835um período de cerca de 20 anos. Sua utilização atualmente é estudada na pesquisa acadêmica a partir de duas diferentes abordagens. A primeira se destina à resolução de problemas computacionais relacionados à geração de recomendações acuradas. A segunda tem como intuito entender como a interação do usuário com agentes de recomendação pode alterar seu comportamento de compra online. Usando um método bibliométrico e cientométrico, este estudo buscou os artigos, autores e publicações mais influentes no campo de pesquisa comportamental. Isto significa que apenas artigos que investigaram aspectos comportamentais do uso de recomendações foram considerados. Os artigos identificados foram também analisados em termos de sua metodologia, variáveis e repercussão. A maioria dos estudos se tratavam de investigações empíricas usando metodologia experimental, entretanto os artigos teóricos se demonstraram mais influentes. Também foi possível identificar 29 variáveis dependentes usadas para medir os efeitos das recomendações em compras online assistidas. As 19 variáveis independentes usadas nesses estudos estavam relacionadas com características do agente de recomendação, características do usuário ou características do vendedor. Os resultados também demonstraram que o campo ainda carece de estudos confirmatórios capazes de criar mais certeza para o conhecimento já desenvolvido na área.Recommendation agents have been used to assist consumers in online purchase for almost 20 years. Their use has been studied in academic research with two different approaches. The first one addresses computational problems related to generating accurate recommendations. The other seeks to understand how user interaction with recommendation agents can alter behaviors in online shopping. Through bibliometric and scientometric methods, this study looked for the most influential papers, authors and journals in the field of behavioral recommendation research. In the present work, only articles investigating behavioral aspects of recommendation usage were considered. The identified articles were analyzed in terms of their methodology, variables and repercussion. At the end, a total of 175 articles published in journals from many different fields of academic research were found, attesting the multidisciplinary nature of this topic. Most of the studies were empirical investigations using experimental methodology, however theoretical papers showed to be more influential. It was possible to identify 29 different dependent variables used to measure the effects of recommendations in online assisted purchase. The 19 independent variables used in these studies were related to characteristics of the recommendation agent, user characteristics or vendor characteristics. Results also showed that the field still lacks confirmatory studies capable of creating a greater assurance for the knowledge already developed in the field.application/pdfengRevista brasileira de gestão e inovação. Caxias do Sul, RS. Vol. 5, n. 1 (set./dez. 2017), p. 101-124Comportamento do consumidorComércio eletrônicoRecommendation agentsConsumer behaviorBibliometric analysisThe behavioral side of recommendation agents : a bibliometric reviewO lado comportamental dos agentes de recomendação : uma revisão bibliométricainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067835.pdf001067835.pdfTexto completo (inglês)application/pdf961855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178489/1/001067835.pdf4a649070f84c123426c31eb59c4947aaMD51TEXT001067835.pdf.txt001067835.pdf.txtExtracted Texttext/plain62180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178489/2/001067835.pdf.txt2e6388e8169e744e3da0919bc991f1e0MD5210183/1784892018-05-19 03:17:29.661735oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178489Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-19T06:17:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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