O uso das novas tecnologias da informação e comunicação na prática educativa : um olhar sobre os anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Arroio do Sal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Simone Andréia da Rosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133857
Resumo: A presente monografia tencionou buscar subsídios práticos e teóricos acerca do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs no contexto educacional da Rede Municipal de Ensino - RME de Arroio do Sal, com foco específico no fazer pedagógico dos professores dos anos finais do ensino fundamental. Através de estudos preliminares construiu-se o referencial teórico abordando a evolução no fazer pedagógico do professor, partindo-se das principais teorias da aprendizagem que foram ao longo dos tempos influenciando as práticas docentes. Ainda no referencial teórico procedeu-se uma reflexão sobre a formação dos professores, tanto a inicial quanto a continuada e a inclusão das TICs no currículo destes cursos, como também procurou-se enfatizar o potencial educacional das TICs enquanto recurso pedagógico e analisar os sujeitos envolvidos: educadores e educandos, suas potencialidades e dificuldades. Posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo exploratória, onde buscou-se dados quantitativos e qualitativos, através de um formulário de diagnóstico das tecnologias disponíveis na escola dirigido aos gestores das escolas envolvidas, um questionário online aos professores de anos finais do ensino fundamental por meio do site Survey Monkey e ainda realizou-se visitas às escolas e à Secretaria Municipal de Educação, afim de elucidar dúvidas, conhecer a infraestrutura escolar e colher dados gerais da RME. Os instrumentos utilizados apresentaram dados como: as mídias oferecidas pelas escolas, as mais utilizadas pelos professores de anos finais do ensino fundamental no seu fazer pedagógico, as maiores dificuldades e/ou entraves do uso e da inserção das mídias na educação do município de Arroio do Sal e os benefícios e possibilidades trazidos pelo uso dessas tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem.
id UFRGS-2_51d6e6343b6452089cb1b04540b23b0a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133857
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dias, Simone Andréia da RosaOliveira, Josi Rosa de2016-03-16T02:05:49Z2015http://hdl.handle.net/10183/133857000982345A presente monografia tencionou buscar subsídios práticos e teóricos acerca do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs no contexto educacional da Rede Municipal de Ensino - RME de Arroio do Sal, com foco específico no fazer pedagógico dos professores dos anos finais do ensino fundamental. Através de estudos preliminares construiu-se o referencial teórico abordando a evolução no fazer pedagógico do professor, partindo-se das principais teorias da aprendizagem que foram ao longo dos tempos influenciando as práticas docentes. Ainda no referencial teórico procedeu-se uma reflexão sobre a formação dos professores, tanto a inicial quanto a continuada e a inclusão das TICs no currículo destes cursos, como também procurou-se enfatizar o potencial educacional das TICs enquanto recurso pedagógico e analisar os sujeitos envolvidos: educadores e educandos, suas potencialidades e dificuldades. Posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo exploratória, onde buscou-se dados quantitativos e qualitativos, através de um formulário de diagnóstico das tecnologias disponíveis na escola dirigido aos gestores das escolas envolvidas, um questionário online aos professores de anos finais do ensino fundamental por meio do site Survey Monkey e ainda realizou-se visitas às escolas e à Secretaria Municipal de Educação, afim de elucidar dúvidas, conhecer a infraestrutura escolar e colher dados gerais da RME. Os instrumentos utilizados apresentaram dados como: as mídias oferecidas pelas escolas, as mais utilizadas pelos professores de anos finais do ensino fundamental no seu fazer pedagógico, as maiores dificuldades e/ou entraves do uso e da inserção das mídias na educação do município de Arroio do Sal e os benefícios e possibilidades trazidos pelo uso dessas tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem.This monograph intent to seek practical and theoretical support on the use of Information and Communication Technologies - ICTs in the educational context of the Municipal Education Network - RME Arroio do Sal, with specific focus on pedagogical practice of teachers in the final years of elementary school. By preliminary studies the theoretical framework was built up addressing developments in pedagogical practice of the teacher, starting from the main learning theories that have over time influencing teaching practices. Still in the theoretical framework, it proceeded to reflect on teacher training, both initial and continued and the inclusion of ICT in the curriculum of these courses, and also sought to emphasize the educational potential of ICT as a teaching resource and analyze the subjects involved: teachers and students, their strengths and difficulties. An exploratory field research was conducted later, which sought quantitative and qualitative data, via a diagnostic form of technology available at the school to the managers of the schools involved, an online questionnaire to the final years of elementary school teachers through website Survey Monkey and also held visits to schools and the Municipal Department of Education in order to clarify doubts, get to know the school infrastructure and gather general information about the RME. The instruments used provided data such as: the media offered by schools, the most used by the final years of elementary school teachers in their pedagogical practice, the greatest difficulties and/or obstacles of the use and integration of media in an educational matter in Arroio do Sal and the benefits and opportunities brought by the use of these technologies to the process of teaching and learning.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorPrática pedagógicaArroio do Sal (RS)Information and communication technologiesProcess of teaching and learningPedagogical practice of the teacherO uso das novas tecnologias da informação e comunicação na prática educativa : um olhar sobre os anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Arroio do Salinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982345.pdf000982345.pdfTexto completoapplication/pdf1207044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133857/1/000982345.pdfd390abe839a2e6204d6bc9a568dfbc25MD51TEXT000982345.pdf.txt000982345.pdf.txtExtracted Texttext/plain143746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133857/2/000982345.pdf.txt283993f13b34f85df55365099ab50b65MD52THUMBNAIL000982345.pdf.jpg000982345.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133857/3/000982345.pdf.jpg183687cd6dc2390c6c0b34b5ddedc4caMD5310183/1338572018-10-26 10:21:25.025oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133857Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das novas tecnologias da informação e comunicação na prática educativa : um olhar sobre os anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Arroio do Sal
title O uso das novas tecnologias da informação e comunicação na prática educativa : um olhar sobre os anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Arroio do Sal
spellingShingle O uso das novas tecnologias da informação e comunicação na prática educativa : um olhar sobre os anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Arroio do Sal
Dias, Simone Andréia da Rosa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Prática pedagógica
Arroio do Sal (RS)
Information and communication technologies
Process of teaching and learning
Pedagogical practice of the teacher
title_short O uso das novas tecnologias da informação e comunicação na prática educativa : um olhar sobre os anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Arroio do Sal
title_full O uso das novas tecnologias da informação e comunicação na prática educativa : um olhar sobre os anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Arroio do Sal
title_fullStr O uso das novas tecnologias da informação e comunicação na prática educativa : um olhar sobre os anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Arroio do Sal
title_full_unstemmed O uso das novas tecnologias da informação e comunicação na prática educativa : um olhar sobre os anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Arroio do Sal
title_sort O uso das novas tecnologias da informação e comunicação na prática educativa : um olhar sobre os anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Arroio do Sal
author Dias, Simone Andréia da Rosa
author_facet Dias, Simone Andréia da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Simone Andréia da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Josi Rosa de
contributor_str_mv Oliveira, Josi Rosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Prática pedagógica
Arroio do Sal (RS)
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Prática pedagógica
Arroio do Sal (RS)
Information and communication technologies
Process of teaching and learning
Pedagogical practice of the teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technologies
Process of teaching and learning
Pedagogical practice of the teacher
description A presente monografia tencionou buscar subsídios práticos e teóricos acerca do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs no contexto educacional da Rede Municipal de Ensino - RME de Arroio do Sal, com foco específico no fazer pedagógico dos professores dos anos finais do ensino fundamental. Através de estudos preliminares construiu-se o referencial teórico abordando a evolução no fazer pedagógico do professor, partindo-se das principais teorias da aprendizagem que foram ao longo dos tempos influenciando as práticas docentes. Ainda no referencial teórico procedeu-se uma reflexão sobre a formação dos professores, tanto a inicial quanto a continuada e a inclusão das TICs no currículo destes cursos, como também procurou-se enfatizar o potencial educacional das TICs enquanto recurso pedagógico e analisar os sujeitos envolvidos: educadores e educandos, suas potencialidades e dificuldades. Posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo exploratória, onde buscou-se dados quantitativos e qualitativos, através de um formulário de diagnóstico das tecnologias disponíveis na escola dirigido aos gestores das escolas envolvidas, um questionário online aos professores de anos finais do ensino fundamental por meio do site Survey Monkey e ainda realizou-se visitas às escolas e à Secretaria Municipal de Educação, afim de elucidar dúvidas, conhecer a infraestrutura escolar e colher dados gerais da RME. Os instrumentos utilizados apresentaram dados como: as mídias oferecidas pelas escolas, as mais utilizadas pelos professores de anos finais do ensino fundamental no seu fazer pedagógico, as maiores dificuldades e/ou entraves do uso e da inserção das mídias na educação do município de Arroio do Sal e os benefícios e possibilidades trazidos pelo uso dessas tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:05:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133857
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982345
url http://hdl.handle.net/10183/133857
identifier_str_mv 000982345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133857/1/000982345.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133857/2/000982345.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133857/3/000982345.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d390abe839a2e6204d6bc9a568dfbc25
283993f13b34f85df55365099ab50b65
183687cd6dc2390c6c0b34b5ddedc4ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500143980544