O papel do professor frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Carla Eliane da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134025
Resumo: Atualmente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão presentes no cotidiano dos alunos mudando a forma de comunicarem-se, buscarem a informação e divulgá-la. Devido a isso, percebeu-se a importância de uma pesquisa que investigasse as concepções dos professores em relação uso das tecnologias na educação. O estudo foi desenvolvido através de uma abordagem de pesquisa qualitativa em duas etapas: uma pesquisa bibliográfica e a outra a realização de uma pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi baseada em leituras e reflexões desenvolvidas por autores como Moran (2010), Demo (2011), Kenski (2008), Valente (1998) e por fim Oliveira (2007). Utilizou-se como técnica de coleta de dados um questionário, que foi respondido por professores de uma Escola Municipal da cidade de Esteio/RS com o propósito de compreender que papel os professores atribuem à sua função frente ao uso das TICs na prática pedagógica. Pelas respostas do questionário associadas às reflexões advindas das leituras, constata-se a carência de informações e conhecimentos a respeitos das potencialidades das TICs para o processo pedagógico assim como o seu uso restrito. Além disso, existe a insegurança, por parte dos professores, na possibilidade de inovar utilizando-se TICs ou então a indiferença frente as mesmas como potencializadoras tanto para o seu planejamento quanto para a aprendizagem dos alunos. Concluiu-se que os professores precisam ser valorizados e incentivados através de formações continuadas para que sustentem mudanças significativas na utilização das TICs em sua prática pedagógica, assim como a necessidade de serem protagonistas, compreendendo a necessidade da prática estar associada ao contexto social que demanda outras possibilidades para o ensinar e o aprender.
id UFRGS-2_b4690c3c4f022767f06bfd3eb94c51ee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134025
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Carla Eliane daRodrigues, Graciela Fagundes2016-03-19T02:04:56Z2015http://hdl.handle.net/10183/134025000976490Atualmente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão presentes no cotidiano dos alunos mudando a forma de comunicarem-se, buscarem a informação e divulgá-la. Devido a isso, percebeu-se a importância de uma pesquisa que investigasse as concepções dos professores em relação uso das tecnologias na educação. O estudo foi desenvolvido através de uma abordagem de pesquisa qualitativa em duas etapas: uma pesquisa bibliográfica e a outra a realização de uma pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi baseada em leituras e reflexões desenvolvidas por autores como Moran (2010), Demo (2011), Kenski (2008), Valente (1998) e por fim Oliveira (2007). Utilizou-se como técnica de coleta de dados um questionário, que foi respondido por professores de uma Escola Municipal da cidade de Esteio/RS com o propósito de compreender que papel os professores atribuem à sua função frente ao uso das TICs na prática pedagógica. Pelas respostas do questionário associadas às reflexões advindas das leituras, constata-se a carência de informações e conhecimentos a respeitos das potencialidades das TICs para o processo pedagógico assim como o seu uso restrito. Além disso, existe a insegurança, por parte dos professores, na possibilidade de inovar utilizando-se TICs ou então a indiferença frente as mesmas como potencializadoras tanto para o seu planejamento quanto para a aprendizagem dos alunos. Concluiu-se que os professores precisam ser valorizados e incentivados através de formações continuadas para que sustentem mudanças significativas na utilização das TICs em sua prática pedagógica, assim como a necessidade de serem protagonistas, compreendendo a necessidade da prática estar associada ao contexto social que demanda outras possibilidades para o ensinar e o aprender.Currently the Information and Communication Technologies (ICTs) are present in the daily lives of students changing the way people communicate, seek information and disclose it. Because of this, we realized the importance of research to investigate the views of teachers regarding the use of technologies in education. The study was developed through a qualitative research approach in two stages: a literature search and the other conducting field research. The literature review was based on readings and reflections developed by authors such as Moran (2010), Demo (2011), Kenski (2008), Valente (1998) and finally Oliveira (2007). It was used as data collection technique a questionnaire, which was answered by teachers from a municipal school in the city of Esteio / RS in order to understand what role teachers attach to the front due to the use of ICT in teaching practice. The questionnaire responses associated reflections arising from the readings, there has been a lack of information and knowledge to respect the potential of ICTs for the educational process as well as its restricted use. Also, there is insecurity among teachers the possibility to innovate using ICT's or else indifference the same as potentiating both your planning and for student learning. It was concluded that teachers need to be valued and encouraged through continuing education to sustain significant changes in the use of ICT in their teaching, as well as the need to be protagonists, including the need to practice to be associated with social context that demands other possibilities for teaching and learning.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorPercepçãoInformation and communication technologiesTeacherPedagogical practiceO papel do professor frente ao uso das tecnologias da informação e comunicaçãoThe role of the teacher against the use of information and communication technologies info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976490.pdf000976490.pdfTexto completoapplication/pdf311549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134025/1/000976490.pdf589dbb92103cd782f2234273cad07318MD51TEXT000976490.pdf.txt000976490.pdf.txtExtracted Texttext/plain70436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134025/2/000976490.pdf.txt6bfd8ee60176a608312a49c711731121MD52THUMBNAIL000976490.pdf.jpg000976490.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134025/3/000976490.pdf.jpg222feb2e24ef0927021d31b29a56a41cMD5310183/1340252018-10-29 07:46:04.44oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134025Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:46:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do professor frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The role of the teacher against the use of information and communication technologies
title O papel do professor frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação
spellingShingle O papel do professor frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação
Silveira, Carla Eliane da
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Percepção
Information and communication technologies
Teacher
Pedagogical practice
title_short O papel do professor frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação
title_full O papel do professor frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação
title_fullStr O papel do professor frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação
title_full_unstemmed O papel do professor frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação
title_sort O papel do professor frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação
author Silveira, Carla Eliane da
author_facet Silveira, Carla Eliane da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Carla Eliane da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Graciela Fagundes
contributor_str_mv Rodrigues, Graciela Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Percepção
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Percepção
Information and communication technologies
Teacher
Pedagogical practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technologies
Teacher
Pedagogical practice
description Atualmente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão presentes no cotidiano dos alunos mudando a forma de comunicarem-se, buscarem a informação e divulgá-la. Devido a isso, percebeu-se a importância de uma pesquisa que investigasse as concepções dos professores em relação uso das tecnologias na educação. O estudo foi desenvolvido através de uma abordagem de pesquisa qualitativa em duas etapas: uma pesquisa bibliográfica e a outra a realização de uma pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi baseada em leituras e reflexões desenvolvidas por autores como Moran (2010), Demo (2011), Kenski (2008), Valente (1998) e por fim Oliveira (2007). Utilizou-se como técnica de coleta de dados um questionário, que foi respondido por professores de uma Escola Municipal da cidade de Esteio/RS com o propósito de compreender que papel os professores atribuem à sua função frente ao uso das TICs na prática pedagógica. Pelas respostas do questionário associadas às reflexões advindas das leituras, constata-se a carência de informações e conhecimentos a respeitos das potencialidades das TICs para o processo pedagógico assim como o seu uso restrito. Além disso, existe a insegurança, por parte dos professores, na possibilidade de inovar utilizando-se TICs ou então a indiferença frente as mesmas como potencializadoras tanto para o seu planejamento quanto para a aprendizagem dos alunos. Concluiu-se que os professores precisam ser valorizados e incentivados através de formações continuadas para que sustentem mudanças significativas na utilização das TICs em sua prática pedagógica, assim como a necessidade de serem protagonistas, compreendendo a necessidade da prática estar associada ao contexto social que demanda outras possibilidades para o ensinar e o aprender.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134025
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000976490
url http://hdl.handle.net/10183/134025
identifier_str_mv 000976490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134025/1/000976490.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134025/2/000976490.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134025/3/000976490.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 589dbb92103cd782f2234273cad07318
6bfd8ee60176a608312a49c711731121
222feb2e24ef0927021d31b29a56a41c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501277491200