Como influenciadores digitais financeiros moldam o comportamento financeiro de seus seguidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Vithor de Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273763
Resumo: Com uma sociedade cada vez mais digitalizada e informatizada, novas formas de acesso à informação surgem constantemente. Em especial, com o advento das redes sociais e plataformas de vídeo, influenciadores digitais que abordam o mundo financeiro em suas publicações se tornaram extremamente populares pois aproximam o público de um tema visto como complexo para muitos brasileiros, o mercado financeiro. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo identificar e investigar como os influenciadores digitais financeiros influenciam o comportamento financeiro e decisões de investimento dos estudantes de graduação da UFRGS. Para isto, elaborou-se um questionário quantitativo com perguntas aos estudantes da Universidade que acompanham o conteúdo de influenciadores digitais financeiros. Os resultados sugerem que a maioria dos estudantes têm seu comportamento influenciado por influenciadores digitais e por razões ligadas ao efeito manada e viés da confirmação. Assim, a pesquisa busca beneficiar o meio acadêmico com literatura focada no comportamento pessoal frente às finanças, além aprofundar o debate e apresentar evidências a órgãos regulatórios do mercado financeiro de como as publicações e conteúdos produzidos por influenciadores digitais financeiros influenciam na tomada de decisões de investimento de seus seguidores.
id UFRGS-2_526b664f729572d540959ab6f4aae341
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273763
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Vithor de AlmeidaKirch, Guilherme2024-03-19T05:04:08Z2023http://hdl.handle.net/10183/273763001198178Com uma sociedade cada vez mais digitalizada e informatizada, novas formas de acesso à informação surgem constantemente. Em especial, com o advento das redes sociais e plataformas de vídeo, influenciadores digitais que abordam o mundo financeiro em suas publicações se tornaram extremamente populares pois aproximam o público de um tema visto como complexo para muitos brasileiros, o mercado financeiro. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo identificar e investigar como os influenciadores digitais financeiros influenciam o comportamento financeiro e decisões de investimento dos estudantes de graduação da UFRGS. Para isto, elaborou-se um questionário quantitativo com perguntas aos estudantes da Universidade que acompanham o conteúdo de influenciadores digitais financeiros. Os resultados sugerem que a maioria dos estudantes têm seu comportamento influenciado por influenciadores digitais e por razões ligadas ao efeito manada e viés da confirmação. Assim, a pesquisa busca beneficiar o meio acadêmico com literatura focada no comportamento pessoal frente às finanças, além aprofundar o debate e apresentar evidências a órgãos regulatórios do mercado financeiro de como as publicações e conteúdos produzidos por influenciadores digitais financeiros influenciam na tomada de decisões de investimento de seus seguidores.With an increasingly digitized and computerized society, new ways of accessing information are constantly emerging. In particular, with the advent of social networks and video platforms, digital influencers who address the financial world in their publications have become extremely popular as they bring the public closer to a topic seen as complex for many Brazilians, the financial market.Therefore, tis paper aims to identify and investigate how financial digital influencers influence the financial behavior and investment decisions of undergraduate students at UFRGS. For this, a quantitative questionnaire was developed with questions to the students of the University who follow the content of financial digital influencers. The results suggest that most students have their behavior influenced by digital influencers and for reasons linked to the herd behavior and confirmation bias. Thus, this paper seeks to benefit the academic environment with literature focused on personal behavior towards finance, in addition to deepening the debate and presenting evidence to financial market regulatory bodies on how publications and content produced by financial digital influencers influence the investment decision making of their followers.application/pdfporInfluenciador digitalComportamento financeiroTomada de decisãoInvestimento financeiroDigital influencersFinancial marketMotivations to investHerd behaviorConfirmation biasComo influenciadores digitais financeiros moldam o comportamento financeiro de seus seguidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2023Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198178.pdf.txt001198178.pdf.txtExtracted Texttext/plain112505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273763/2/001198178.pdf.txtd31f860ababa1346e5d554f56d2efd36MD52ORIGINAL001198178.pdfTexto completoapplication/pdf485306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273763/1/001198178.pdf164f84f777f6464c1e50432ae535934bMD5110183/2737632024-03-20 04:48:27.14118oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273763Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T07:48:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como influenciadores digitais financeiros moldam o comportamento financeiro de seus seguidores
title Como influenciadores digitais financeiros moldam o comportamento financeiro de seus seguidores
spellingShingle Como influenciadores digitais financeiros moldam o comportamento financeiro de seus seguidores
Rosa, Vithor de Almeida
Influenciador digital
Comportamento financeiro
Tomada de decisão
Investimento financeiro
Digital influencers
Financial market
Motivations to invest
Herd behavior
Confirmation bias
title_short Como influenciadores digitais financeiros moldam o comportamento financeiro de seus seguidores
title_full Como influenciadores digitais financeiros moldam o comportamento financeiro de seus seguidores
title_fullStr Como influenciadores digitais financeiros moldam o comportamento financeiro de seus seguidores
title_full_unstemmed Como influenciadores digitais financeiros moldam o comportamento financeiro de seus seguidores
title_sort Como influenciadores digitais financeiros moldam o comportamento financeiro de seus seguidores
author Rosa, Vithor de Almeida
author_facet Rosa, Vithor de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Vithor de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kirch, Guilherme
contributor_str_mv Kirch, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciador digital
Comportamento financeiro
Tomada de decisão
Investimento financeiro
topic Influenciador digital
Comportamento financeiro
Tomada de decisão
Investimento financeiro
Digital influencers
Financial market
Motivations to invest
Herd behavior
Confirmation bias
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital influencers
Financial market
Motivations to invest
Herd behavior
Confirmation bias
description Com uma sociedade cada vez mais digitalizada e informatizada, novas formas de acesso à informação surgem constantemente. Em especial, com o advento das redes sociais e plataformas de vídeo, influenciadores digitais que abordam o mundo financeiro em suas publicações se tornaram extremamente populares pois aproximam o público de um tema visto como complexo para muitos brasileiros, o mercado financeiro. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo identificar e investigar como os influenciadores digitais financeiros influenciam o comportamento financeiro e decisões de investimento dos estudantes de graduação da UFRGS. Para isto, elaborou-se um questionário quantitativo com perguntas aos estudantes da Universidade que acompanham o conteúdo de influenciadores digitais financeiros. Os resultados sugerem que a maioria dos estudantes têm seu comportamento influenciado por influenciadores digitais e por razões ligadas ao efeito manada e viés da confirmação. Assim, a pesquisa busca beneficiar o meio acadêmico com literatura focada no comportamento pessoal frente às finanças, além aprofundar o debate e apresentar evidências a órgãos regulatórios do mercado financeiro de como as publicações e conteúdos produzidos por influenciadores digitais financeiros influenciam na tomada de decisões de investimento de seus seguidores.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-19T05:04:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273763
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001198178
url http://hdl.handle.net/10183/273763
identifier_str_mv 001198178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273763/2/001198178.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273763/1/001198178.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d31f860ababa1346e5d554f56d2efd36
164f84f777f6464c1e50432ae535934b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224679149535232