O alcance de influenciadores digitais no comportamento de investidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alisson da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268324
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o comportamento do consumidor ao tomar uma decisão para iniciar um novo investimento, considerando constatar se influenciadores digitais, através de suas redes sociais, são fontes de informações capazes de interferir nessas escolhas. Para essa finalidade, foi composto um referencial teórico que buscou entender o déficit atual da educação financeira no âmbito escolar, mencionando o planejamento e as políticas governamentais para tornar o tema obrigatório na grade curricular dos alunos. Além disso, baseou-se na teoria do comportamento do consumidor de Kotler e Keller, que divide o processo de compra em cinco etapas sendo foco da pesquisa a segunda etapa: a busca de informações. Compondo ainda, teorias atuais que explicam os movimentos das redes sociais no ambiente virtual. Como metodologia, o trabalhou contou com uma pesquisa quantitativa, sendo aplicado um questionário com 28 questões, dividido em quatro seções, para 107 pessoas. Constatou-se que mais da metade dos entrevistados não possuem hábito de investir, utilizando sua renda mensal apenas para cobrir os gastos do mês, entre os que aplicam, a poupança ainda tem sido a alternativa para mais de 47% das pessoas. Sobre a capacidade de interferência dos influenciadores digitais, mesmo que mais de 70% dos entrevistados tenham informado que seguem os mesmos por identificação de ideias, mais de 82% dos respondentes informam não ter efetivado investimentos nos últimos 12 meses considerando orientações de influenciadores. 16% dos entrevistados, concordam, em certo grau, que as informações transmitidas por influenciadores digitais são suficientes para iniciar um novo investimento.
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