A compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18744 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em estudo de caso, com análise de dados embasada em referenciais teóricos, a respeito da compreensão de modelos abstratos no ensino de Química. Foi elaborada uma atividade usando modelos concretos para evidenciar a natureza abstrata dos modelos atômicos. Foram construídos instrumentos de coleta de dados sob a forma de questionários, com a finalidade de investigar o pensamento dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o assunto antes e após a atividade. A análise das respostas obtidas permitiu uma reflexão a respeito do nível de abstração necessário à compreensão de modelos atômicos por estes alunos. |
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Scheuermann, CarolinaSalgado, Tania Denise Miskinis2010-03-16T04:14:23Z2009http://hdl.handle.net/10183/18744000728307O presente trabalho consiste em estudo de caso, com análise de dados embasada em referenciais teóricos, a respeito da compreensão de modelos abstratos no ensino de Química. Foi elaborada uma atividade usando modelos concretos para evidenciar a natureza abstrata dos modelos atômicos. Foram construídos instrumentos de coleta de dados sob a forma de questionários, com a finalidade de investigar o pensamento dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o assunto antes e após a atividade. A análise das respostas obtidas permitiu uma reflexão a respeito do nível de abstração necessário à compreensão de modelos atômicos por estes alunos.This paper consists of a case study, with data analysis based on a theoretical framework, regarding the understanding of abstract models in chemistry teaching. An activity using concrete models was drawn up to show the abstract nature of atomic models. Instruments of data collection in the form of questionnaires were built, with the purpose of investigating the EJA students’ thinking on the subject before and after the activity. The analysis of the answers obtained has allowed a reflection on the level of abstraction needed to the understanding of atomic models by these students.application/pdfporEnsino de quimicaEducação de jovens e adultosAtomic models in chemistry teachingAbstractionFormal thoughtA compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultosUnderstanding of atomic models by Young People and Adults’ Education (EJA) students info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2009Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000728307.pdf.txt000728307.pdf.txtExtracted Texttext/plain37522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18744/2/000728307.pdf.txtce8d39e6121e8bc4c242b14cb222812eMD52ORIGINAL000728307.pdf000728307.pdfTexto completoapplication/pdf159317http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18744/1/000728307.pdfa9a3a5f1b0660e73b37687577b356eaeMD51THUMBNAIL000728307.pdf.jpg000728307.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18744/3/000728307.pdf.jpgda86cfc5ec2d63a9dfd38a19a232b061MD5310183/187442018-10-17 08:32:22.679oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18744Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:32:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho consiste em estudo de caso, com análise de dados embasada em referenciais teóricos, a respeito da compreensão de modelos abstratos no ensino de Química. Foi elaborada uma atividade usando modelos concretos para evidenciar a natureza abstrata dos modelos atômicos. Foram construídos instrumentos de coleta de dados sob a forma de questionários, com a finalidade de investigar o pensamento dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o assunto antes e após a atividade. A análise das respostas obtidas permitiu uma reflexão a respeito do nível de abstração necessário à compreensão de modelos atômicos por estes alunos. |
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