Uma abordagem para o ensino de modelos atômicos e radioatividade a partir da História da Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Nara Fernandes Leite da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/883
Resumo: Diante do que ainda temos no Ensino de Química, a descontextualização e a fragmentação dos conteúdos, é que propomos por meio deste trabalho uma sequência de ensino para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, que aborde os temas de Modelos Atômicos e Radioatividade de forma conectada a partir da História da Ciência. A escolha dos temas partiu do raciocínio de que, o aluno ao conhecer as proposições dos modelos atômicos, no caso conhecer o átomo, tem que de fato compreender o que acontece com ele. Além disso o tema Radioatividade é bem atraente aos olhos dos alunos. A História da Ciência é a responsável, nesta proposta, de contextualizar e conectar os temas em questão, uma vez que a história do átomo se fez da utilização da radioatividade. Para a elaboração da proposta foi realizado um levantamento dos trabalhos históricos já existentes na literatura sobre Modelos Atômicos e Radioatividade, em que se construiu a partir deles a ligação entre os temas de interesse. A sequência de ensino é composta por aulas diversificadas, que consistem em apresentar a cada início de aula o contexto histórico que se vivia na época em que o modelo a ser estudo foi proposto. Este trabalho apresenta uma análise da forma como os documentos oficiais norteiam o professor referente aos conteúdos em foco, e como os livros didáticos os abordam. Análises que ajudaram na elaboração da sequência de ensino. Além disso, nessa pesquisa também há discussão dos dados gerados a partir da aplicação dessa proposta em uma Escola Estadual da cidade de Uberaba, Minas Gerais. Percebemos que a inserção da História da Ciência na proposta deste trabalho mostrou-se satisfatória, uma vez que se obteve maior envolvimento, e participação dos alunos, o que consequentemente resultou em um bom desempenho deles na aprendizagem desses conteúdos. Enfim, este trabalho gerou um produto educacional que consiste em uma sequência de ensino para o estudo de Modelos Atômicos e Radioatividade a partir da História da Ciência.
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spelling Uma abordagem para o ensino de modelos atômicos e radioatividade a partir da História da CiênciaModelos Atômicos.Radioatividade.História da Ciência.Ensino de Química.Atomic Models.Radioactivity.History of Science.Chemistry teaching.QuímicaDiante do que ainda temos no Ensino de Química, a descontextualização e a fragmentação dos conteúdos, é que propomos por meio deste trabalho uma sequência de ensino para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, que aborde os temas de Modelos Atômicos e Radioatividade de forma conectada a partir da História da Ciência. A escolha dos temas partiu do raciocínio de que, o aluno ao conhecer as proposições dos modelos atômicos, no caso conhecer o átomo, tem que de fato compreender o que acontece com ele. Além disso o tema Radioatividade é bem atraente aos olhos dos alunos. A História da Ciência é a responsável, nesta proposta, de contextualizar e conectar os temas em questão, uma vez que a história do átomo se fez da utilização da radioatividade. Para a elaboração da proposta foi realizado um levantamento dos trabalhos históricos já existentes na literatura sobre Modelos Atômicos e Radioatividade, em que se construiu a partir deles a ligação entre os temas de interesse. A sequência de ensino é composta por aulas diversificadas, que consistem em apresentar a cada início de aula o contexto histórico que se vivia na época em que o modelo a ser estudo foi proposto. Este trabalho apresenta uma análise da forma como os documentos oficiais norteiam o professor referente aos conteúdos em foco, e como os livros didáticos os abordam. Análises que ajudaram na elaboração da sequência de ensino. Além disso, nessa pesquisa também há discussão dos dados gerados a partir da aplicação dessa proposta em uma Escola Estadual da cidade de Uberaba, Minas Gerais. Percebemos que a inserção da História da Ciência na proposta deste trabalho mostrou-se satisfatória, uma vez que se obteve maior envolvimento, e participação dos alunos, o que consequentemente resultou em um bom desempenho deles na aprendizagem desses conteúdos. Enfim, este trabalho gerou um produto educacional que consiste em uma sequência de ensino para o estudo de Modelos Atômicos e Radioatividade a partir da História da Ciência.Given what we still have in Chemistry Teaching, the decontextualization and fragmentation of contents, we propose through this work a sequence of teaching for students in the first grade of high school, which addresses the themes of Atomic Models and Radioactivity connected from the History of Science. The choice of the themes started from the reasoning that the student, knowing the propositions of atomic models, in the case of knowing the atom, must really understand what happens to it. In addition, the theme Radioactivity is very attractive to students. The History of Science is responsible, in this proposal, to contextualize and connect the themes in question, since the history of the atom was the use of radioactivity. For the elaboration of the proposal a survey of the existing historical works of Atomic Models and Radioactivity was carried out, in which the connection between the themes of interest was built from them. The teaching sequence is composed of diversified classes, which consist in presenting at each beginning of the class the historical context that was lived at the time the model to be studied was proposed. This paper presents an analysis of the way official documents guide the teacher regarding the contents in focus, and how textbooks approach them. Analyzes that helped in the elaboration of the teaching sequence. In addition, in this research there is also discussion of the data generated from the application of this proposal in a State School of Uberaba, Minas Gerais. We realize that the insertion of the History of Science in the proposal of this work was satisfactory, since it was obtained greater involvement and participation of the students, which consequently resulted in a good performance of them in the learning of these contents. Finally, this work generated an educational product that consists of a teaching sequence for the study of Atomic Models and Radioactivity from the History of Science.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENEBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede NacionalSALES, Nilva Lúcia Lombardi86347012634http://lattes.cnpq.br/6092092558776882ALVES, Valeria Almeida07825958802http://lattes.cnpq.br/7008628048249437SILVA, Nara Fernandes Leite da2019-10-21T18:31:14Z2019-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Nara Fernandes Leite da. Uma abordagem para o ensino de modelos atômicos e radioatividade a partir da História da Ciência. 2019. 206f. Dissertação (Mestrado em Química) - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/883porBRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2002. BELTRAN, Maria Helena Roxo; SAITO, Fumikazu; TRINDADE, Lais dos Santos Pinto. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2014. 128 p. CISCATO, Carlos Alberto Mattoso et al. Química: Ensino Médio. São Paulo: Moderna, 2016. CORTEZ, Jucelino. O Legado de Madame Curie: Uma abordagem CTS para o Ensino da Radioatividade. 2014. 66 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. FERREIRA, Ricardo. 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