A compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheuermann, Carolina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18744
Resumo: O presente trabalho consiste em estudo de caso, com análise de dados embasada em referenciais teóricos, a respeito da compreensão de modelos abstratos no ensino de Química. Foi elaborada uma atividade usando modelos concretos para evidenciar a natureza abstrata dos modelos atômicos. Foram construídos instrumentos de coleta de dados sob a forma de questionários, com a finalidade de investigar o pensamento dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o assunto antes e após a atividade. A análise das respostas obtidas permitiu uma reflexão a respeito do nível de abstração necessário à compreensão de modelos atômicos por estes alunos.
id UFRGS-2_52af9954fe7adc996155d76978dfe93e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18744
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Scheuermann, CarolinaSalgado, Tania Denise Miskinis2010-03-16T04:14:23Z2009http://hdl.handle.net/10183/18744000728307O presente trabalho consiste em estudo de caso, com análise de dados embasada em referenciais teóricos, a respeito da compreensão de modelos abstratos no ensino de Química. Foi elaborada uma atividade usando modelos concretos para evidenciar a natureza abstrata dos modelos atômicos. Foram construídos instrumentos de coleta de dados sob a forma de questionários, com a finalidade de investigar o pensamento dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o assunto antes e após a atividade. A análise das respostas obtidas permitiu uma reflexão a respeito do nível de abstração necessário à compreensão de modelos atômicos por estes alunos.This paper consists of a case study, with data analysis based on a theoretical framework, regarding the understanding of abstract models in chemistry teaching. An activity using concrete models was drawn up to show the abstract nature of atomic models. Instruments of data collection in the form of questionnaires were built, with the purpose of investigating the EJA students’ thinking on the subject before and after the activity. The analysis of the answers obtained has allowed a reflection on the level of abstraction needed to the understanding of atomic models by these students.application/pdfporEnsino de quimicaEducação de jovens e adultosAtomic models in chemistry teachingAbstractionFormal thoughtA compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultosUnderstanding of atomic models by Young People and Adults’ Education (EJA) students info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2009Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000728307.pdf.txt000728307.pdf.txtExtracted Texttext/plain37522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18744/2/000728307.pdf.txtce8d39e6121e8bc4c242b14cb222812eMD52ORIGINAL000728307.pdf000728307.pdfTexto completoapplication/pdf159317http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18744/1/000728307.pdfa9a3a5f1b0660e73b37687577b356eaeMD51THUMBNAIL000728307.pdf.jpg000728307.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18744/3/000728307.pdf.jpgda86cfc5ec2d63a9dfd38a19a232b061MD5310183/187442018-10-17 08:32:22.679oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18744Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:32:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Understanding of atomic models by Young People and Adults’ Education (EJA) students
title A compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultos
spellingShingle A compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultos
Scheuermann, Carolina
Ensino de quimica
Educação de jovens e adultos
Atomic models in chemistry teaching
Abstraction
Formal thought
title_short A compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultos
title_full A compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultos
title_fullStr A compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed A compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultos
title_sort A compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultos
author Scheuermann, Carolina
author_facet Scheuermann, Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheuermann, Carolina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
contributor_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Educação de jovens e adultos
topic Ensino de quimica
Educação de jovens e adultos
Atomic models in chemistry teaching
Abstraction
Formal thought
dc.subject.eng.fl_str_mv Atomic models in chemistry teaching
Abstraction
Formal thought
description O presente trabalho consiste em estudo de caso, com análise de dados embasada em referenciais teóricos, a respeito da compreensão de modelos abstratos no ensino de Química. Foi elaborada uma atividade usando modelos concretos para evidenciar a natureza abstrata dos modelos atômicos. Foram construídos instrumentos de coleta de dados sob a forma de questionários, com a finalidade de investigar o pensamento dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o assunto antes e após a atividade. A análise das respostas obtidas permitiu uma reflexão a respeito do nível de abstração necessário à compreensão de modelos atômicos por estes alunos.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-16T04:14:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18744
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000728307
url http://hdl.handle.net/10183/18744
identifier_str_mv 000728307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18744/2/000728307.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18744/1/000728307.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18744/3/000728307.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ce8d39e6121e8bc4c242b14cb222812e
a9a3a5f1b0660e73b37687577b356eae
da86cfc5ec2d63a9dfd38a19a232b061
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447035229241344