Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170552 |
Resumo: | Quer-se produzir pensamento acerca do fazer no Atendimento Educacional Especializado. Quer-se pensar alguns lugares destinados ao outro estranho. Pensar o estudante que carrega a marca do déficit de aprendizagem, do autismo, da idiotia, da deficiência, da síndrome, da doença mental. Vamos pensar a deficiência potencial? Como disparar outras línguas, outros estilos, outros modos de aprender e existir na escola, na universidade? Este texto traz proposições para o Atendimento Educacional Especializado, com base conceitual e experimental que afirma o Atendimento Educacional Especializado como Atelier Pedagógico desde a educação infantil à universidade. Essas são as conclusões de um projeto de pesquisa e extensão que tem como agenciadores do pensamento o referencial pós-crítico e a filosofia da diferença, sendo desenvolvido em uma universidade federal e em cinco escolas da rede de ensino pública da região metropolitana de Porto Alegre. |
id |
UFRGS-2_5304ae14a995f84d63f12ea0447b5bec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170552 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, ElisandroGai, Daniele Noal2017-11-24T02:26:10Z20162448-3583http://hdl.handle.net/10183/170552001005359Quer-se produzir pensamento acerca do fazer no Atendimento Educacional Especializado. Quer-se pensar alguns lugares destinados ao outro estranho. Pensar o estudante que carrega a marca do déficit de aprendizagem, do autismo, da idiotia, da deficiência, da síndrome, da doença mental. Vamos pensar a deficiência potencial? Como disparar outras línguas, outros estilos, outros modos de aprender e existir na escola, na universidade? Este texto traz proposições para o Atendimento Educacional Especializado, com base conceitual e experimental que afirma o Atendimento Educacional Especializado como Atelier Pedagógico desde a educação infantil à universidade. Essas são as conclusões de um projeto de pesquisa e extensão que tem como agenciadores do pensamento o referencial pós-crítico e a filosofia da diferença, sendo desenvolvido em uma universidade federal e em cinco escolas da rede de ensino pública da região metropolitana de Porto Alegre.Want to produce thinking about making the Educational Service Specialist (ESS). Want to think some places for another odd. Think the student who carries the mark of learning disabilities, autism, idiocy, disability, syndrome, mental illness. Let’s think about the potential disability? How to shoot other languages, other styles, other ways to learn and be in school at the University? This text brings proposals for ESS, with conceptual and experimental base, which states the ESS as Pedagogical Atelier from childhood education to university. These are the findings of a research project and extension, which has the bookies thought the post-critical framework and philosophy of difference, being developed in a Federal University and five schools in the public education network in the metropolitan region of Porto Alegre.Se quiere producir pensamientos sobre el atendimiento educacional especializado. Se quiere pensar algunos locales para el otro, el estudiante que lleva la marca de los problemas de aprendizaje, autismo, idiotez, discapacidad, síndrome, enfermedad mental. ¿Vamos a pensar en la incapacidad potencial? ¿Cómo disparar a otros idiomas, otros estilos, otras formas de aprender y de estar en la escuela o en la universidad? Este texto aporta propuestas para el Atendimiento Educacional Especializado, con base conceptual y experimental que afirma ese atendimiento como taller pedagógico de la educación infantil a la universidad. Estas son las conclusiones de un proyecto de investigación y extensión que tiene fundamento en el marco post-crítico y en la filosofía de la diferencia, desarrollado en una universidad federal y en cinco escuelas de la red de educación pública en la región metropolitana de Porto Alegre.application/pdfporEducação & Formação. Fortaleza. 2016. Vol. 1, n.3 (set./dez. 2016), p. 125-139Educação especialAtendimento especializadoEducational service specialistPedagogical atelierPotential disabilityPotential artAtendimiento educacional especializadoTaller pedagógicoDeficiencia potencialArte potencialAtendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial)Educarional service specialist and pedagogical atelier (between potential disability and potential art) Atendimiento educacional especializado y taller pedagógico (entre deficiencia potencial y arte potencial) info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005359.pdf001005359.pdfTexto completoapplication/pdf570705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170552/1/001005359.pdf7349e672a84225651881dca3f6243ce9MD51TEXT001005359.pdf.txt001005359.pdf.txtExtracted Texttext/plain42750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170552/2/001005359.pdf.txtdf4e8db5f446b9d74001e9787a0c2840MD5210183/1705522021-03-09 04:25:25.662953oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170552Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:25:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Educarional service specialist and pedagogical atelier (between potential disability and potential art) |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Atendimiento educacional especializado y taller pedagógico (entre deficiencia potencial y arte potencial) |
title |
Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial) |
spellingShingle |
Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial) Rodrigues, Elisandro Educação especial Atendimento especializado Educational service specialist Pedagogical atelier Potential disability Potential art Atendimiento educacional especializado Taller pedagógico Deficiencia potencial Arte potencial |
title_short |
Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial) |
title_full |
Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial) |
title_fullStr |
Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial) |
title_full_unstemmed |
Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial) |
title_sort |
Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial) |
author |
Rodrigues, Elisandro |
author_facet |
Rodrigues, Elisandro Gai, Daniele Noal |
author_role |
author |
author2 |
Gai, Daniele Noal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Elisandro Gai, Daniele Noal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Atendimento especializado |
topic |
Educação especial Atendimento especializado Educational service specialist Pedagogical atelier Potential disability Potential art Atendimiento educacional especializado Taller pedagógico Deficiencia potencial Arte potencial |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational service specialist Pedagogical atelier Potential disability Potential art |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Atendimiento educacional especializado Taller pedagógico Deficiencia potencial Arte potencial |
description |
Quer-se produzir pensamento acerca do fazer no Atendimento Educacional Especializado. Quer-se pensar alguns lugares destinados ao outro estranho. Pensar o estudante que carrega a marca do déficit de aprendizagem, do autismo, da idiotia, da deficiência, da síndrome, da doença mental. Vamos pensar a deficiência potencial? Como disparar outras línguas, outros estilos, outros modos de aprender e existir na escola, na universidade? Este texto traz proposições para o Atendimento Educacional Especializado, com base conceitual e experimental que afirma o Atendimento Educacional Especializado como Atelier Pedagógico desde a educação infantil à universidade. Essas são as conclusões de um projeto de pesquisa e extensão que tem como agenciadores do pensamento o referencial pós-crítico e a filosofia da diferença, sendo desenvolvido em uma universidade federal e em cinco escolas da rede de ensino pública da região metropolitana de Porto Alegre. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-24T02:26:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/170552 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2448-3583 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001005359 |
identifier_str_mv |
2448-3583 001005359 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/170552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & Formação. Fortaleza. 2016. Vol. 1, n.3 (set./dez. 2016), p. 125-139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170552/1/001005359.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170552/2/001005359.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7349e672a84225651881dca3f6243ce9 df4e8db5f446b9d74001e9787a0c2840 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447648768884736 |