Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Elisandro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gai, Daniele Noal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170552
Resumo: Quer-se produzir pensamento acerca do fazer no Atendimento Educacional Especializado. Quer-se pensar alguns lugares destinados ao outro estranho. Pensar o estudante que carrega a marca do déficit de aprendizagem, do autismo, da idiotia, da deficiência, da síndrome, da doença mental. Vamos pensar a deficiência potencial? Como disparar outras línguas, outros estilos, outros modos de aprender e existir na escola, na universidade? Este texto traz proposições para o Atendimento Educacional Especializado, com base conceitual e experimental que afirma o Atendimento Educacional Especializado como Atelier Pedagógico desde a educação infantil à universidade. Essas são as conclusões de um projeto de pesquisa e extensão que tem como agenciadores do pensamento o referencial pós-crítico e a filosofia da diferença, sendo desenvolvido em uma universidade federal e em cinco escolas da rede de ensino pública da região metropolitana de Porto Alegre.
id UFRGS-2_5304ae14a995f84d63f12ea0447b5bec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170552
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, ElisandroGai, Daniele Noal2017-11-24T02:26:10Z20162448-3583http://hdl.handle.net/10183/170552001005359Quer-se produzir pensamento acerca do fazer no Atendimento Educacional Especializado. Quer-se pensar alguns lugares destinados ao outro estranho. Pensar o estudante que carrega a marca do déficit de aprendizagem, do autismo, da idiotia, da deficiência, da síndrome, da doença mental. Vamos pensar a deficiência potencial? Como disparar outras línguas, outros estilos, outros modos de aprender e existir na escola, na universidade? Este texto traz proposições para o Atendimento Educacional Especializado, com base conceitual e experimental que afirma o Atendimento Educacional Especializado como Atelier Pedagógico desde a educação infantil à universidade. Essas são as conclusões de um projeto de pesquisa e extensão que tem como agenciadores do pensamento o referencial pós-crítico e a filosofia da diferença, sendo desenvolvido em uma universidade federal e em cinco escolas da rede de ensino pública da região metropolitana de Porto Alegre.Want to produce thinking about making the Educational Service Specialist (ESS). Want to think some places for another odd. Think the student who carries the mark of learning disabilities, autism, idiocy, disability, syndrome, mental illness. Let’s think about the potential disability? How to shoot other languages, other styles, other ways to learn and be in school at the University? This text brings proposals for ESS, with conceptual and experimental base, which states the ESS as Pedagogical Atelier from childhood education to university. These are the findings of a research project and extension, which has the bookies thought the post-critical framework and philosophy of difference, being developed in a Federal University and five schools in the public education network in the metropolitan region of Porto Alegre.Se quiere producir pensamientos sobre el atendimiento educacional especializado. Se quiere pensar algunos locales para el otro, el estudiante que lleva la marca de los problemas de aprendizaje, autismo, idiotez, discapacidad, síndrome, enfermedad mental. ¿Vamos a pensar en la incapacidad potencial? ¿Cómo disparar a otros idiomas, otros estilos, otras formas de aprender y de estar en la escuela o en la universidad? Este texto aporta propuestas para el Atendimiento Educacional Especializado, con base conceptual y experimental que afirma ese atendimiento como taller pedagógico de la educación infantil a la universidad. Estas son las conclusiones de un proyecto de investigación y extensión que tiene fundamento en el marco post-crítico y en la filosofía de la diferencia, desarrollado en una universidad federal y en cinco escuelas de la red de educación pública en la región metropolitana de Porto Alegre.application/pdfporEducação & Formação. Fortaleza. 2016. Vol. 1, n.3 (set./dez. 2016), p. 125-139Educação especialAtendimento especializadoEducational service specialistPedagogical atelierPotential disabilityPotential artAtendimiento educacional especializadoTaller pedagógicoDeficiencia potencialArte potencialAtendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial)Educarional service specialist and pedagogical atelier (between potential disability and potential art) Atendimiento educacional especializado y taller pedagógico (entre deficiencia potencial y arte potencial) info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005359.pdf001005359.pdfTexto completoapplication/pdf570705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170552/1/001005359.pdf7349e672a84225651881dca3f6243ce9MD51TEXT001005359.pdf.txt001005359.pdf.txtExtracted Texttext/plain42750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170552/2/001005359.pdf.txtdf4e8db5f446b9d74001e9787a0c2840MD5210183/1705522021-03-09 04:25:25.662953oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170552Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:25:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educarional service specialist and pedagogical atelier (between potential disability and potential art)
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Atendimiento educacional especializado y taller pedagógico (entre deficiencia potencial y arte potencial)
title Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial)
spellingShingle Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial)
Rodrigues, Elisandro
Educação especial
Atendimento especializado
Educational service specialist
Pedagogical atelier
Potential disability
Potential art
Atendimiento educacional especializado
Taller pedagógico
Deficiencia potencial
Arte potencial
title_short Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial)
title_full Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial)
title_fullStr Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial)
title_full_unstemmed Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial)
title_sort Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (Entre deficiência potencial e arte potencial)
author Rodrigues, Elisandro
author_facet Rodrigues, Elisandro
Gai, Daniele Noal
author_role author
author2 Gai, Daniele Noal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Elisandro
Gai, Daniele Noal
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Atendimento especializado
topic Educação especial
Atendimento especializado
Educational service specialist
Pedagogical atelier
Potential disability
Potential art
Atendimiento educacional especializado
Taller pedagógico
Deficiencia potencial
Arte potencial
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational service specialist
Pedagogical atelier
Potential disability
Potential art
dc.subject.spa.fl_str_mv Atendimiento educacional especializado
Taller pedagógico
Deficiencia potencial
Arte potencial
description Quer-se produzir pensamento acerca do fazer no Atendimento Educacional Especializado. Quer-se pensar alguns lugares destinados ao outro estranho. Pensar o estudante que carrega a marca do déficit de aprendizagem, do autismo, da idiotia, da deficiência, da síndrome, da doença mental. Vamos pensar a deficiência potencial? Como disparar outras línguas, outros estilos, outros modos de aprender e existir na escola, na universidade? Este texto traz proposições para o Atendimento Educacional Especializado, com base conceitual e experimental que afirma o Atendimento Educacional Especializado como Atelier Pedagógico desde a educação infantil à universidade. Essas são as conclusões de um projeto de pesquisa e extensão que tem como agenciadores do pensamento o referencial pós-crítico e a filosofia da diferença, sendo desenvolvido em uma universidade federal e em cinco escolas da rede de ensino pública da região metropolitana de Porto Alegre.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-24T02:26:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170552
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2448-3583
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001005359
identifier_str_mv 2448-3583
001005359
url http://hdl.handle.net/10183/170552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & Formação. Fortaleza. 2016. Vol. 1, n.3 (set./dez. 2016), p. 125-139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170552/1/001005359.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170552/2/001005359.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7349e672a84225651881dca3f6243ce9
df4e8db5f446b9d74001e9787a0c2840
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224932419436544