Práticas diferenciadas em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35709 |
Resumo: | O mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas mudanças a Educação está aos poucos introduzindo propostas inovadoras em sala de aula. É uma forma de se apoderar deste recurso em prol da interatividade tanto do corpo docente quanto dele com o discente. O presente trabalho tem o seguinte problema de pesquisa: “de que maneira as estratégias de ensino diferenciadas, as quais utilizei no estágio, modificaram meu fazer pedagógico e potencializaram a aprendizagem dos alunos?” Para elucidar essa questão buscou-se o referencial teórico na concepção construtivista, onde o conhecimento é baseado nas trocas e interações do sujeito com o meio, citando Freire, Fagundes, Melchior, Gourques, Magdalena, Costa, entre outros. Através deste estudo é possível perceber como o uso da tecnologia aliada ao trabalho em equipe, realizando atividades como debates em sala de aula, pesquisas em internet, jornais, livros e revistas, palestras, produções textuais de autoria e coletivas, uso da data show, máquina fotográfica e outras, desenvolveram nos alunos de uma escola municipal de Alvorada do 4º ano o lado investigativo, a autonomia, senso crítico, respeito e criatividade. Mostra também como as atividades já citadas contribuíram para os educandos construírem seu conhecimento, levando em conta uma aprendizagem colaborativa e cooperativa. Enfatiza a importância do papel do professor como mediador e facilitador do saber, oferecendo meios para que o aluno busque respostas para seus questionamentos. Com a utilização de estratégias diferenciadas no contexto escolar, o professor utiliza a avaliação processual levando em conta todo o processo de construção do conhecimento do aluno. A realização deste trabalho permitiu observar que a utilização de estratégias diferenciadas na prática pedagógica propicia uma mudança no comportamento dos alunos e professor. Cria nos alunos espírito investigador e autônomo e no educador um fazer pedagógico pautado em metodologia inovadora, possibilitando aulas mais agradáveis e prazerosas com atividades de interesse dos alunos, estimulando-os através das trocas e interações em sala de aula. |
id |
UFRGS-2_5306fbf70c6c1149e10b5fedbf88d2a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35709 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cardoso, Ana Paula PereiraGandin, Luis Armando2011-12-20T01:19:33Z2010http://hdl.handle.net/10183/35709000794915O mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas mudanças a Educação está aos poucos introduzindo propostas inovadoras em sala de aula. É uma forma de se apoderar deste recurso em prol da interatividade tanto do corpo docente quanto dele com o discente. O presente trabalho tem o seguinte problema de pesquisa: “de que maneira as estratégias de ensino diferenciadas, as quais utilizei no estágio, modificaram meu fazer pedagógico e potencializaram a aprendizagem dos alunos?” Para elucidar essa questão buscou-se o referencial teórico na concepção construtivista, onde o conhecimento é baseado nas trocas e interações do sujeito com o meio, citando Freire, Fagundes, Melchior, Gourques, Magdalena, Costa, entre outros. Através deste estudo é possível perceber como o uso da tecnologia aliada ao trabalho em equipe, realizando atividades como debates em sala de aula, pesquisas em internet, jornais, livros e revistas, palestras, produções textuais de autoria e coletivas, uso da data show, máquina fotográfica e outras, desenvolveram nos alunos de uma escola municipal de Alvorada do 4º ano o lado investigativo, a autonomia, senso crítico, respeito e criatividade. Mostra também como as atividades já citadas contribuíram para os educandos construírem seu conhecimento, levando em conta uma aprendizagem colaborativa e cooperativa. Enfatiza a importância do papel do professor como mediador e facilitador do saber, oferecendo meios para que o aluno busque respostas para seus questionamentos. Com a utilização de estratégias diferenciadas no contexto escolar, o professor utiliza a avaliação processual levando em conta todo o processo de construção do conhecimento do aluno. A realização deste trabalho permitiu observar que a utilização de estratégias diferenciadas na prática pedagógica propicia uma mudança no comportamento dos alunos e professor. Cria nos alunos espírito investigador e autônomo e no educador um fazer pedagógico pautado em metodologia inovadora, possibilitando aulas mais agradáveis e prazerosas com atividades de interesse dos alunos, estimulando-os através das trocas e interações em sala de aula.application/pdfporSala de aulaTrabalho em equipeTecnologiaPráticas diferenciadas em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000794915.pdf.txt000794915.pdf.txtExtracted Texttext/plain83058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35709/2/000794915.pdf.txte790c18c7941950bc0f3e1862053e513MD52ORIGINAL000794915.pdf000794915.pdfTexto completoapplication/pdf429695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35709/1/000794915.pdf3bcb390bd449a834f86d868c17b78d9dMD51THUMBNAIL000794915.pdf.jpg000794915.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35709/3/000794915.pdf.jpg5282560cd503eedc8cfa703d20a9d4f3MD5310183/357092018-10-08 09:10:07.839oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35709Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:10:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas diferenciadas em sala de aula |
title |
Práticas diferenciadas em sala de aula |
spellingShingle |
Práticas diferenciadas em sala de aula Cardoso, Ana Paula Pereira Sala de aula Trabalho em equipe Tecnologia |
title_short |
Práticas diferenciadas em sala de aula |
title_full |
Práticas diferenciadas em sala de aula |
title_fullStr |
Práticas diferenciadas em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Práticas diferenciadas em sala de aula |
title_sort |
Práticas diferenciadas em sala de aula |
author |
Cardoso, Ana Paula Pereira |
author_facet |
Cardoso, Ana Paula Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Ana Paula Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gandin, Luis Armando |
contributor_str_mv |
Gandin, Luis Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de aula Trabalho em equipe Tecnologia |
topic |
Sala de aula Trabalho em equipe Tecnologia |
description |
O mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas mudanças a Educação está aos poucos introduzindo propostas inovadoras em sala de aula. É uma forma de se apoderar deste recurso em prol da interatividade tanto do corpo docente quanto dele com o discente. O presente trabalho tem o seguinte problema de pesquisa: “de que maneira as estratégias de ensino diferenciadas, as quais utilizei no estágio, modificaram meu fazer pedagógico e potencializaram a aprendizagem dos alunos?” Para elucidar essa questão buscou-se o referencial teórico na concepção construtivista, onde o conhecimento é baseado nas trocas e interações do sujeito com o meio, citando Freire, Fagundes, Melchior, Gourques, Magdalena, Costa, entre outros. Através deste estudo é possível perceber como o uso da tecnologia aliada ao trabalho em equipe, realizando atividades como debates em sala de aula, pesquisas em internet, jornais, livros e revistas, palestras, produções textuais de autoria e coletivas, uso da data show, máquina fotográfica e outras, desenvolveram nos alunos de uma escola municipal de Alvorada do 4º ano o lado investigativo, a autonomia, senso crítico, respeito e criatividade. Mostra também como as atividades já citadas contribuíram para os educandos construírem seu conhecimento, levando em conta uma aprendizagem colaborativa e cooperativa. Enfatiza a importância do papel do professor como mediador e facilitador do saber, oferecendo meios para que o aluno busque respostas para seus questionamentos. Com a utilização de estratégias diferenciadas no contexto escolar, o professor utiliza a avaliação processual levando em conta todo o processo de construção do conhecimento do aluno. A realização deste trabalho permitiu observar que a utilização de estratégias diferenciadas na prática pedagógica propicia uma mudança no comportamento dos alunos e professor. Cria nos alunos espírito investigador e autônomo e no educador um fazer pedagógico pautado em metodologia inovadora, possibilitando aulas mais agradáveis e prazerosas com atividades de interesse dos alunos, estimulando-os através das trocas e interações em sala de aula. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35709 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000794915 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35709 |
identifier_str_mv |
000794915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35709/2/000794915.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35709/1/000794915.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35709/3/000794915.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e790c18c7941950bc0f3e1862053e513 3bcb390bd449a834f86d868c17b78d9d 5282560cd503eedc8cfa703d20a9d4f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447069108731904 |