As singularidades e os desafios de uma escola inserida no contexto social da reforma agrária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Nathália Bettoni
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240057
Resumo: O presente trabalho está inserido na temática da educação no campo e ambiental, com foco na comunidade do assentamento da reforma agrária Filhos de Sepé e relativa à Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa. O objetivo deste estudo consistiu em identificar e analisar as singularidades de uma escola inserida no contexto social do Assentamento Filhos de Sepé, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e as articulações construídas ao longo do caminho trilhado por ambas as instituições. A partir do questionamento sobre a importância da Escola Rui Barbosa no fortalecimento da identidade dos estudantes assentados, a pesquisa objetivou contextualizar o Assentamento Filhos de Sepé no âmbito do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, bem como reconhecer as possíveis articulações entre as instituições em questão, através da leitura, interpretação e análise de documentos que constituem a Escola e o Assentamento. O Assentamento Filhos de Sepé, fundado em 1998, é considerado um Projeto de Desenvolvimento Sustentável, por praticar o cultivo de alimentos através da agricultura orgânica e agroecológica. Além disso, encontra-se situado no interior da Área de Proteção Ambiental Banhado Grande, importante para a preservação dos banhados do rio Gravataí. Este contexto geográfico e sociopolítico abriga a EEEF Rui Barbosa, que tem o constante desafio de criar um ambiente escolar fundamentado em princípios pedagógicos que valorizem os saberes dos estudantes e suas vivências. A investigação realizada está inserida no campo da pesquisa qualitativa, amparada por uma análise documental através de documentos históricos relativos a ambas as instituições. Neste estudo, concluiu-se que há o esforço, por parte da comunidade escolar, para a aproximação entre os conteúdos escolares e a realidade vivida pelos estudantes, tanto aos que vivem no Assentamento, quanto aos que não. Ainda que faltem recursos e formação continuada aos professores e professoras para o fortalecimento das articulações pretendidas, pode-se afirmar que as intenções e mobilizações estão presentes na articulação entre as duas instituições.
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