As singularidades e os desafios de uma escola inserida no contexto social da reforma agrária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Nathália Bettoni
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240057
Resumo: O presente trabalho está inserido na temática da educação no campo e ambiental, com foco na comunidade do assentamento da reforma agrária Filhos de Sepé e relativa à Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa. O objetivo deste estudo consistiu em identificar e analisar as singularidades de uma escola inserida no contexto social do Assentamento Filhos de Sepé, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e as articulações construídas ao longo do caminho trilhado por ambas as instituições. A partir do questionamento sobre a importância da Escola Rui Barbosa no fortalecimento da identidade dos estudantes assentados, a pesquisa objetivou contextualizar o Assentamento Filhos de Sepé no âmbito do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, bem como reconhecer as possíveis articulações entre as instituições em questão, através da leitura, interpretação e análise de documentos que constituem a Escola e o Assentamento. O Assentamento Filhos de Sepé, fundado em 1998, é considerado um Projeto de Desenvolvimento Sustentável, por praticar o cultivo de alimentos através da agricultura orgânica e agroecológica. Além disso, encontra-se situado no interior da Área de Proteção Ambiental Banhado Grande, importante para a preservação dos banhados do rio Gravataí. Este contexto geográfico e sociopolítico abriga a EEEF Rui Barbosa, que tem o constante desafio de criar um ambiente escolar fundamentado em princípios pedagógicos que valorizem os saberes dos estudantes e suas vivências. A investigação realizada está inserida no campo da pesquisa qualitativa, amparada por uma análise documental através de documentos históricos relativos a ambas as instituições. Neste estudo, concluiu-se que há o esforço, por parte da comunidade escolar, para a aproximação entre os conteúdos escolares e a realidade vivida pelos estudantes, tanto aos que vivem no Assentamento, quanto aos que não. Ainda que faltem recursos e formação continuada aos professores e professoras para o fortalecimento das articulações pretendidas, pode-se afirmar que as intenções e mobilizações estão presentes na articulação entre as duas instituições.
id UFRGS-2_53265842aa78fe58dcfe0590ed8f0f89
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240057
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paiva, Nathália BettoniJunqueira, Heloisa2022-06-10T04:57:55Z2022http://hdl.handle.net/10183/240057001142078O presente trabalho está inserido na temática da educação no campo e ambiental, com foco na comunidade do assentamento da reforma agrária Filhos de Sepé e relativa à Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa. O objetivo deste estudo consistiu em identificar e analisar as singularidades de uma escola inserida no contexto social do Assentamento Filhos de Sepé, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e as articulações construídas ao longo do caminho trilhado por ambas as instituições. A partir do questionamento sobre a importância da Escola Rui Barbosa no fortalecimento da identidade dos estudantes assentados, a pesquisa objetivou contextualizar o Assentamento Filhos de Sepé no âmbito do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, bem como reconhecer as possíveis articulações entre as instituições em questão, através da leitura, interpretação e análise de documentos que constituem a Escola e o Assentamento. O Assentamento Filhos de Sepé, fundado em 1998, é considerado um Projeto de Desenvolvimento Sustentável, por praticar o cultivo de alimentos através da agricultura orgânica e agroecológica. Além disso, encontra-se situado no interior da Área de Proteção Ambiental Banhado Grande, importante para a preservação dos banhados do rio Gravataí. Este contexto geográfico e sociopolítico abriga a EEEF Rui Barbosa, que tem o constante desafio de criar um ambiente escolar fundamentado em princípios pedagógicos que valorizem os saberes dos estudantes e suas vivências. A investigação realizada está inserida no campo da pesquisa qualitativa, amparada por uma análise documental através de documentos históricos relativos a ambas as instituições. Neste estudo, concluiu-se que há o esforço, por parte da comunidade escolar, para a aproximação entre os conteúdos escolares e a realidade vivida pelos estudantes, tanto aos que vivem no Assentamento, quanto aos que não. Ainda que faltem recursos e formação continuada aos professores e professoras para o fortalecimento das articulações pretendidas, pode-se afirmar que as intenções e mobilizações estão presentes na articulação entre as duas instituições.application/pdfporAgroecologiaAssentamentos ruraisMovimento dos trabalhadores rurais sem terraEducação do campoAs singularidades e os desafios de uma escola inserida no contexto social da reforma agráriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142078.pdf.txt001142078.pdf.txtExtracted Texttext/plain79574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240057/2/001142078.pdf.txtc49e2dde103e75c7a77606538b08aa2fMD52ORIGINAL001142078.pdfTexto completoapplication/pdf1275696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240057/1/001142078.pdfe3fc39899784ae241fdc0482404eadafMD5110183/2400572022-06-11 04:59:26.714868oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240057Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-11T07:59:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As singularidades e os desafios de uma escola inserida no contexto social da reforma agrária
title As singularidades e os desafios de uma escola inserida no contexto social da reforma agrária
spellingShingle As singularidades e os desafios de uma escola inserida no contexto social da reforma agrária
Paiva, Nathália Bettoni
Agroecologia
Assentamentos rurais
Movimento dos trabalhadores rurais sem terra
Educação do campo
title_short As singularidades e os desafios de uma escola inserida no contexto social da reforma agrária
title_full As singularidades e os desafios de uma escola inserida no contexto social da reforma agrária
title_fullStr As singularidades e os desafios de uma escola inserida no contexto social da reforma agrária
title_full_unstemmed As singularidades e os desafios de uma escola inserida no contexto social da reforma agrária
title_sort As singularidades e os desafios de uma escola inserida no contexto social da reforma agrária
author Paiva, Nathália Bettoni
author_facet Paiva, Nathália Bettoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Nathália Bettoni
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Heloisa
contributor_str_mv Junqueira, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia
Assentamentos rurais
Movimento dos trabalhadores rurais sem terra
Educação do campo
topic Agroecologia
Assentamentos rurais
Movimento dos trabalhadores rurais sem terra
Educação do campo
description O presente trabalho está inserido na temática da educação no campo e ambiental, com foco na comunidade do assentamento da reforma agrária Filhos de Sepé e relativa à Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa. O objetivo deste estudo consistiu em identificar e analisar as singularidades de uma escola inserida no contexto social do Assentamento Filhos de Sepé, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e as articulações construídas ao longo do caminho trilhado por ambas as instituições. A partir do questionamento sobre a importância da Escola Rui Barbosa no fortalecimento da identidade dos estudantes assentados, a pesquisa objetivou contextualizar o Assentamento Filhos de Sepé no âmbito do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, bem como reconhecer as possíveis articulações entre as instituições em questão, através da leitura, interpretação e análise de documentos que constituem a Escola e o Assentamento. O Assentamento Filhos de Sepé, fundado em 1998, é considerado um Projeto de Desenvolvimento Sustentável, por praticar o cultivo de alimentos através da agricultura orgânica e agroecológica. Além disso, encontra-se situado no interior da Área de Proteção Ambiental Banhado Grande, importante para a preservação dos banhados do rio Gravataí. Este contexto geográfico e sociopolítico abriga a EEEF Rui Barbosa, que tem o constante desafio de criar um ambiente escolar fundamentado em princípios pedagógicos que valorizem os saberes dos estudantes e suas vivências. A investigação realizada está inserida no campo da pesquisa qualitativa, amparada por uma análise documental através de documentos históricos relativos a ambas as instituições. Neste estudo, concluiu-se que há o esforço, por parte da comunidade escolar, para a aproximação entre os conteúdos escolares e a realidade vivida pelos estudantes, tanto aos que vivem no Assentamento, quanto aos que não. Ainda que faltem recursos e formação continuada aos professores e professoras para o fortalecimento das articulações pretendidas, pode-se afirmar que as intenções e mobilizações estão presentes na articulação entre as duas instituições.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-10T04:57:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240057
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001142078
url http://hdl.handle.net/10183/240057
identifier_str_mv 001142078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240057/2/001142078.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240057/1/001142078.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c49e2dde103e75c7a77606538b08aa2f
e3fc39899784ae241fdc0482404eadaf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447312132997120