As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paula
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gomes, Maria Paula Brandão Botelho, Goellner, Silvana Vilodre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67111
Resumo: O presente estudo pretendeu conhecer e analisar como alunos e alunas classificam e entendem o desenvolvimento das relações de género nas aulas de Educação Física (EF). Foram realizadas 60 entrevistas semi-estruturadas a estudantes (30 de cada sexo) de escolas secundárias do distrito do Porto, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. Após o tratamento da informação no programa QSRNVivo, procedeu-se a uma análise indutiva dos dados, ou seja, as categorias de análise não foram impostas num momento precedente mas emergiram dos próprios dados. Findo este processo desenvolveu-se uma análise interpretativa. Os resultados obtidos sugerem que alunos e alunas percepcionam de forma diferente as relações de género nas aulas de EF. Metade do total das alunas entende que as relações não são boas, apresentando algumas queixas relativas aos comportamentos e atitudes dos seus colegas, atitudes que favorecem um desinvestimento nas actividades das aulas de EF.
id UFRGS-2_53267e9170f3296b99ce05faf1285263
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67111
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, PaulaGomes, Maria Paula Brandão BotelhoGoellner, Silvana Vilodre2013-02-28T01:38:44Z20081645-0523http://hdl.handle.net/10183/67111000683446O presente estudo pretendeu conhecer e analisar como alunos e alunas classificam e entendem o desenvolvimento das relações de género nas aulas de Educação Física (EF). Foram realizadas 60 entrevistas semi-estruturadas a estudantes (30 de cada sexo) de escolas secundárias do distrito do Porto, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. Após o tratamento da informação no programa QSRNVivo, procedeu-se a uma análise indutiva dos dados, ou seja, as categorias de análise não foram impostas num momento precedente mas emergiram dos próprios dados. Findo este processo desenvolveu-se uma análise interpretativa. Os resultados obtidos sugerem que alunos e alunas percepcionam de forma diferente as relações de género nas aulas de EF. Metade do total das alunas entende que as relações não são boas, apresentando algumas queixas relativas aos comportamentos e atitudes dos seus colegas, atitudes que favorecem um desinvestimento nas actividades das aulas de EF.The purpose of this study was to analyse how students, boys and girls, observe and classify the gender relations in the Physical Education (PE) mixed classes. The analysed data came by from 60 semi-structured interviews from Oporto secondary school students (30 boys and 30 girls). An inductive analysis and interpretation of the data was carried out following the information treatment by the program QSRNVivo. The results suggest that boys and girls analyse differently the gender relations in PE classes. Half of the female students understand that the relations are not good, expressing some complains about their colleagues’ behaviours and attitudes which bother them offend them and lead them to a disinvestment in the PE activities.application/pdfporRevista portuguesa de ciências do desporto. Porto. Vol. 8, n. 3 (set./dez. 2008), p. 396-405Identidade de gêneroEducação física escolarGender relationsPhysical educationMixed classesAs relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunasGender relations in physical education’s classes : students’ perceptionsEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000683446.pdf000683446.pdfTexto completoapplication/pdf98592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67111/1/000683446.pdfe00cc29c809d9b352a732b7343e04870MD51TEXT000683446.pdf.txt000683446.pdf.txtExtracted Texttext/plain39120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67111/2/000683446.pdf.txt1261459b5736c529ec60ecef5039a387MD52THUMBNAIL000683446.pdf.jpg000683446.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67111/3/000683446.pdf.jpg6a14db437627d9e39253275735301c91MD5310183/671112019-07-14 02:36:59.501667oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67111Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-14T05:36:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Gender relations in physical education’s classes : students’ perceptions
title As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas
spellingShingle As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas
Silva, Paula
Identidade de gênero
Educação física escolar
Gender relations
Physical education
Mixed classes
title_short As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas
title_full As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas
title_fullStr As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas
title_full_unstemmed As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas
title_sort As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas
author Silva, Paula
author_facet Silva, Paula
Gomes, Maria Paula Brandão Botelho
Goellner, Silvana Vilodre
author_role author
author2 Gomes, Maria Paula Brandão Botelho
Goellner, Silvana Vilodre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paula
Gomes, Maria Paula Brandão Botelho
Goellner, Silvana Vilodre
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade de gênero
Educação física escolar
topic Identidade de gênero
Educação física escolar
Gender relations
Physical education
Mixed classes
dc.subject.eng.fl_str_mv Gender relations
Physical education
Mixed classes
description O presente estudo pretendeu conhecer e analisar como alunos e alunas classificam e entendem o desenvolvimento das relações de género nas aulas de Educação Física (EF). Foram realizadas 60 entrevistas semi-estruturadas a estudantes (30 de cada sexo) de escolas secundárias do distrito do Porto, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. Após o tratamento da informação no programa QSRNVivo, procedeu-se a uma análise indutiva dos dados, ou seja, as categorias de análise não foram impostas num momento precedente mas emergiram dos próprios dados. Findo este processo desenvolveu-se uma análise interpretativa. Os resultados obtidos sugerem que alunos e alunas percepcionam de forma diferente as relações de género nas aulas de EF. Metade do total das alunas entende que as relações não são boas, apresentando algumas queixas relativas aos comportamentos e atitudes dos seus colegas, atitudes que favorecem um desinvestimento nas actividades das aulas de EF.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-28T01:38:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67111
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1645-0523
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000683446
identifier_str_mv 1645-0523
000683446
url http://hdl.handle.net/10183/67111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista portuguesa de ciências do desporto. Porto. Vol. 8, n. 3 (set./dez. 2008), p. 396-405
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67111/1/000683446.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67111/2/000683446.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67111/3/000683446.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e00cc29c809d9b352a732b7343e04870
1261459b5736c529ec60ecef5039a387
6a14db437627d9e39253275735301c91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447491973218304