As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67111 |
Resumo: | O presente estudo pretendeu conhecer e analisar como alunos e alunas classificam e entendem o desenvolvimento das relações de género nas aulas de Educação Física (EF). Foram realizadas 60 entrevistas semi-estruturadas a estudantes (30 de cada sexo) de escolas secundárias do distrito do Porto, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. Após o tratamento da informação no programa QSRNVivo, procedeu-se a uma análise indutiva dos dados, ou seja, as categorias de análise não foram impostas num momento precedente mas emergiram dos próprios dados. Findo este processo desenvolveu-se uma análise interpretativa. Os resultados obtidos sugerem que alunos e alunas percepcionam de forma diferente as relações de género nas aulas de EF. Metade do total das alunas entende que as relações não são boas, apresentando algumas queixas relativas aos comportamentos e atitudes dos seus colegas, atitudes que favorecem um desinvestimento nas actividades das aulas de EF. |
id |
UFRGS-2_53267e9170f3296b99ce05faf1285263 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67111 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, PaulaGomes, Maria Paula Brandão BotelhoGoellner, Silvana Vilodre2013-02-28T01:38:44Z20081645-0523http://hdl.handle.net/10183/67111000683446O presente estudo pretendeu conhecer e analisar como alunos e alunas classificam e entendem o desenvolvimento das relações de género nas aulas de Educação Física (EF). Foram realizadas 60 entrevistas semi-estruturadas a estudantes (30 de cada sexo) de escolas secundárias do distrito do Porto, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. Após o tratamento da informação no programa QSRNVivo, procedeu-se a uma análise indutiva dos dados, ou seja, as categorias de análise não foram impostas num momento precedente mas emergiram dos próprios dados. Findo este processo desenvolveu-se uma análise interpretativa. Os resultados obtidos sugerem que alunos e alunas percepcionam de forma diferente as relações de género nas aulas de EF. Metade do total das alunas entende que as relações não são boas, apresentando algumas queixas relativas aos comportamentos e atitudes dos seus colegas, atitudes que favorecem um desinvestimento nas actividades das aulas de EF.The purpose of this study was to analyse how students, boys and girls, observe and classify the gender relations in the Physical Education (PE) mixed classes. The analysed data came by from 60 semi-structured interviews from Oporto secondary school students (30 boys and 30 girls). An inductive analysis and interpretation of the data was carried out following the information treatment by the program QSRNVivo. The results suggest that boys and girls analyse differently the gender relations in PE classes. Half of the female students understand that the relations are not good, expressing some complains about their colleagues’ behaviours and attitudes which bother them offend them and lead them to a disinvestment in the PE activities.application/pdfporRevista portuguesa de ciências do desporto. Porto. Vol. 8, n. 3 (set./dez. 2008), p. 396-405Identidade de gêneroEducação física escolarGender relationsPhysical educationMixed classesAs relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunasGender relations in physical education’s classes : students’ perceptionsEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000683446.pdf000683446.pdfTexto completoapplication/pdf98592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67111/1/000683446.pdfe00cc29c809d9b352a732b7343e04870MD51TEXT000683446.pdf.txt000683446.pdf.txtExtracted Texttext/plain39120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67111/2/000683446.pdf.txt1261459b5736c529ec60ecef5039a387MD52THUMBNAIL000683446.pdf.jpg000683446.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67111/3/000683446.pdf.jpg6a14db437627d9e39253275735301c91MD5310183/671112019-07-14 02:36:59.501667oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67111Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-14T05:36:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Gender relations in physical education’s classes : students’ perceptions |
title |
As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas |
spellingShingle |
As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas Silva, Paula Identidade de gênero Educação física escolar Gender relations Physical education Mixed classes |
title_short |
As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas |
title_full |
As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas |
title_fullStr |
As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas |
title_full_unstemmed |
As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas |
title_sort |
As relações de género no espaço da educação física : a percepção de alunos e alunas |
author |
Silva, Paula |
author_facet |
Silva, Paula Gomes, Maria Paula Brandão Botelho Goellner, Silvana Vilodre |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria Paula Brandão Botelho Goellner, Silvana Vilodre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paula Gomes, Maria Paula Brandão Botelho Goellner, Silvana Vilodre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade de gênero Educação física escolar |
topic |
Identidade de gênero Educação física escolar Gender relations Physical education Mixed classes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Gender relations Physical education Mixed classes |
description |
O presente estudo pretendeu conhecer e analisar como alunos e alunas classificam e entendem o desenvolvimento das relações de género nas aulas de Educação Física (EF). Foram realizadas 60 entrevistas semi-estruturadas a estudantes (30 de cada sexo) de escolas secundárias do distrito do Porto, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. Após o tratamento da informação no programa QSRNVivo, procedeu-se a uma análise indutiva dos dados, ou seja, as categorias de análise não foram impostas num momento precedente mas emergiram dos próprios dados. Findo este processo desenvolveu-se uma análise interpretativa. Os resultados obtidos sugerem que alunos e alunas percepcionam de forma diferente as relações de género nas aulas de EF. Metade do total das alunas entende que as relações não são boas, apresentando algumas queixas relativas aos comportamentos e atitudes dos seus colegas, atitudes que favorecem um desinvestimento nas actividades das aulas de EF. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-02-28T01:38:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67111 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1645-0523 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000683446 |
identifier_str_mv |
1645-0523 000683446 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista portuguesa de ciências do desporto. Porto. Vol. 8, n. 3 (set./dez. 2008), p. 396-405 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67111/1/000683446.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67111/2/000683446.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67111/3/000683446.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e00cc29c809d9b352a732b7343e04870 1261459b5736c529ec60ecef5039a387 6a14db437627d9e39253275735301c91 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447491973218304 |