Potencialidades no estudo de funções de duas variáveis com o software GeoGebra no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocco, Matheus Lucca de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212854
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso pretende analisar como o estudo de funções de duas variáveis pode potencializar o trabalho com funções de uma variável utilizando o software GeoGebra, com alunos do segundo ano do Ensino Médio. A motivação para realizar esse trabalho veio da vontade de desenvolver aulas que fazem uso de tecnologias digitais como fonte de construção de conhecimento. Essa proposta tem relação com Tecnologias Digitais, assim como, os conceitos de Matemática Dinâmica, ambos fazem as funções deixarem de ser representações estáticas. Já que queremos analisar o estudo dessas funções com os estudantes, a pesquisa se mostra qualitativa. A sequência de atividades está relacionada com movimentos de gráficos determinados por funções de uma e de duas variáveis. Essa investigação mostrou que trabalhar funções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio pode contribuir para aprendizagem de funções.
id UFRGS-2_53b3ef369e4f81f851c0b5e516e199d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212854
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocco, Matheus Lucca deNotare, Márcia Rodrigues2020-08-12T03:35:56Z2019http://hdl.handle.net/10183/212854001116481Este trabalho de conclusão de curso pretende analisar como o estudo de funções de duas variáveis pode potencializar o trabalho com funções de uma variável utilizando o software GeoGebra, com alunos do segundo ano do Ensino Médio. A motivação para realizar esse trabalho veio da vontade de desenvolver aulas que fazem uso de tecnologias digitais como fonte de construção de conhecimento. Essa proposta tem relação com Tecnologias Digitais, assim como, os conceitos de Matemática Dinâmica, ambos fazem as funções deixarem de ser representações estáticas. Já que queremos analisar o estudo dessas funções com os estudantes, a pesquisa se mostra qualitativa. A sequência de atividades está relacionada com movimentos de gráficos determinados por funções de uma e de duas variáveis. Essa investigação mostrou que trabalhar funções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio pode contribuir para aprendizagem de funções.This research intends to analyze how the study of two variable functions may potentialize work with one variable functions using software GeoGebra, with high school students. The motivation to accomplish this paper came from the desire to make classes that uses Digital Technologies as a knowledge source. This motion is related with Digital Technologies, as much with the conceps of Dynamic Mathematics, both give us the possibility to turn these functions into dynamics representations. Since we want to analyze the study of these functions with students, the research shows it self as qualitative. The sequence of activities are related with graphic translations determined by two and one variable functions. This investigation showed that working with two variable functions with GeoGebra in High School can contribute to the learning of functions.application/pdfporEducação MatemáticaFunções matemáticasTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Potencialidades no estudo de funções de duas variáveis com o software GeoGebra no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116481.pdf.txt001116481.pdf.txtExtracted Texttext/plain120000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212854/2/001116481.pdf.txtd61fc24a9782d78ce3e952014041c834MD52ORIGINAL001116481.pdfTexto completoapplication/pdf2229565http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212854/1/001116481.pdfa3a13999ff40c1f0b98c2b77e1ed5597MD5110183/2128542020-08-13 03:35:50.181247oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212854Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-13T06:35:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Potencialidades no estudo de funções de duas variáveis com o software GeoGebra no ensino médio
title Potencialidades no estudo de funções de duas variáveis com o software GeoGebra no ensino médio
spellingShingle Potencialidades no estudo de funções de duas variáveis com o software GeoGebra no ensino médio
Rocco, Matheus Lucca de
Educação Matemática
Funções matemáticas
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short Potencialidades no estudo de funções de duas variáveis com o software GeoGebra no ensino médio
title_full Potencialidades no estudo de funções de duas variáveis com o software GeoGebra no ensino médio
title_fullStr Potencialidades no estudo de funções de duas variáveis com o software GeoGebra no ensino médio
title_full_unstemmed Potencialidades no estudo de funções de duas variáveis com o software GeoGebra no ensino médio
title_sort Potencialidades no estudo de funções de duas variáveis com o software GeoGebra no ensino médio
author Rocco, Matheus Lucca de
author_facet Rocco, Matheus Lucca de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocco, Matheus Lucca de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Funções matemáticas
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Educação Matemática
Funções matemáticas
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description Este trabalho de conclusão de curso pretende analisar como o estudo de funções de duas variáveis pode potencializar o trabalho com funções de uma variável utilizando o software GeoGebra, com alunos do segundo ano do Ensino Médio. A motivação para realizar esse trabalho veio da vontade de desenvolver aulas que fazem uso de tecnologias digitais como fonte de construção de conhecimento. Essa proposta tem relação com Tecnologias Digitais, assim como, os conceitos de Matemática Dinâmica, ambos fazem as funções deixarem de ser representações estáticas. Já que queremos analisar o estudo dessas funções com os estudantes, a pesquisa se mostra qualitativa. A sequência de atividades está relacionada com movimentos de gráficos determinados por funções de uma e de duas variáveis. Essa investigação mostrou que trabalhar funções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio pode contribuir para aprendizagem de funções.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-12T03:35:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212854
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116481
url http://hdl.handle.net/10183/212854
identifier_str_mv 001116481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212854/2/001116481.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212854/1/001116481.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d61fc24a9782d78ce3e952014041c834
a3a13999ff40c1f0b98c2b77e1ed5597
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224597733900288