O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29295 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a concepção de um Objeto de Aprendizagem (OA) referente ao estudo de função polinomial do 1° grau e o seu processo de acessibilidade, sendo aplicado em uma turma do 1° ano do ensino médio, na sala de aula informatizada, com a presença dois alunos cegos, dentro de um contexto de inclusão social e digital, buscando apresentar como o deficiente visual interage com a acessibilidade de um objeto de aprendizagem em duas versões (Flash e HTML), uma vez que o processo de construção do conhecimento normalmente ocorre quando utiliza materiais concretos, devido as suas percepções táteis, o que foi corroborado no teste realizado com os dois alunos cegos quando manipularam os OAs nas duas versões e percebeu-se a necessidade ainda de material concreto. |
id |
UFRGS-2_53bb1800690b248b897a980bfaff885b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29295 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Arilise Moraes de AlmeidaPasserino, Liliana MariaRodrigues, Thiago Aguiar2011-06-02T06:00:26Z20091679-1916http://hdl.handle.net/10183/29295000763176Este trabalho apresenta a concepção de um Objeto de Aprendizagem (OA) referente ao estudo de função polinomial do 1° grau e o seu processo de acessibilidade, sendo aplicado em uma turma do 1° ano do ensino médio, na sala de aula informatizada, com a presença dois alunos cegos, dentro de um contexto de inclusão social e digital, buscando apresentar como o deficiente visual interage com a acessibilidade de um objeto de aprendizagem em duas versões (Flash e HTML), uma vez que o processo de construção do conhecimento normalmente ocorre quando utiliza materiais concretos, devido as suas percepções táteis, o que foi corroborado no teste realizado com os dois alunos cegos quando manipularam os OAs nas duas versões e percebeu-se a necessidade ainda de material concreto.This paper presents the conception of a Learning Object (OA) for the study of polynomial function of the 1st degree and the process of accessibility and is used in a class of 1st year of high school, the classroom computer, with the presence of two blind students, within a context of social and digital inclusion, seeking to present itself as the visually impaired interact with the accessibility of a learning object in two versions (Flash and HTML), since the process of knowledge construction typically occurs when uses concrete materials, due to their tactile perceptions, which was confirmed in tests carried out with two blind students when manipulated the OAs in both versions and saw the need for further concrete materialapplication/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f.AcessibilidadeObjeto de aprendizagemDeficiência visualMatemáticaAccessibilityLearning objectVisual impairmentMathematicsO estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aulaStudy of the polynomial 1st grade: differences between see and hear an object of learning in the inclusion of subject with visual impairment in the classroom info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763176.pdf.txt000763176.pdf.txtExtracted Texttext/plain33068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29295/2/000763176.pdf.txtd73fe01a43386fb5f3653b15c36b0672MD52ORIGINAL000763176.pdf000763176.pdfTexto completoapplication/pdf593231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29295/1/000763176.pdf6b93a37187ac9f26e17c70a06f1d24f5MD51THUMBNAIL000763176.pdf.jpg000763176.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29295/3/000763176.pdf.jpg8999b0d9c9a523b9dbd6632179b469b0MD5310183/292952019-11-09 04:50:16.625432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29295Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:50:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Study of the polynomial 1st grade: differences between see and hear an object of learning in the inclusion of subject with visual impairment in the classroom |
title |
O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula |
spellingShingle |
O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula Lopes, Arilise Moraes de Almeida Acessibilidade Objeto de aprendizagem Deficiência visual Matemática Accessibility Learning object Visual impairment Mathematics |
title_short |
O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula |
title_full |
O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula |
title_fullStr |
O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula |
title_sort |
O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula |
author |
Lopes, Arilise Moraes de Almeida |
author_facet |
Lopes, Arilise Moraes de Almeida Passerino, Liliana Maria Rodrigues, Thiago Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Passerino, Liliana Maria Rodrigues, Thiago Aguiar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Arilise Moraes de Almeida Passerino, Liliana Maria Rodrigues, Thiago Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Objeto de aprendizagem Deficiência visual Matemática |
topic |
Acessibilidade Objeto de aprendizagem Deficiência visual Matemática Accessibility Learning object Visual impairment Mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Accessibility Learning object Visual impairment Mathematics |
description |
Este trabalho apresenta a concepção de um Objeto de Aprendizagem (OA) referente ao estudo de função polinomial do 1° grau e o seu processo de acessibilidade, sendo aplicado em uma turma do 1° ano do ensino médio, na sala de aula informatizada, com a presença dois alunos cegos, dentro de um contexto de inclusão social e digital, buscando apresentar como o deficiente visual interage com a acessibilidade de um objeto de aprendizagem em duas versões (Flash e HTML), uma vez que o processo de construção do conhecimento normalmente ocorre quando utiliza materiais concretos, devido as suas percepções táteis, o que foi corroborado no teste realizado com os dois alunos cegos quando manipularam os OAs nas duas versões e percebeu-se a necessidade ainda de material concreto. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-02T06:00:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29295 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000763176 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000763176 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29295/2/000763176.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29295/1/000763176.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29295/3/000763176.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d73fe01a43386fb5f3653b15c36b0672 6b93a37187ac9f26e17c70a06f1d24f5 8999b0d9c9a523b9dbd6632179b469b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447424243597312 |