O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Arilise Moraes de Almeida
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Passerino, Liliana Maria, Rodrigues, Thiago Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29295
Resumo: Este trabalho apresenta a concepção de um Objeto de Aprendizagem (OA) referente ao estudo de função polinomial do 1° grau e o seu processo de acessibilidade, sendo aplicado em uma turma do 1° ano do ensino médio, na sala de aula informatizada, com a presença dois alunos cegos, dentro de um contexto de inclusão social e digital, buscando apresentar como o deficiente visual interage com a acessibilidade de um objeto de aprendizagem em duas versões (Flash e HTML), uma vez que o processo de construção do conhecimento normalmente ocorre quando utiliza materiais concretos, devido as suas percepções táteis, o que foi corroborado no teste realizado com os dois alunos cegos quando manipularam os OAs nas duas versões e percebeu-se a necessidade ainda de material concreto.
id UFRGS-2_53bb1800690b248b897a980bfaff885b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29295
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Arilise Moraes de AlmeidaPasserino, Liliana MariaRodrigues, Thiago Aguiar2011-06-02T06:00:26Z20091679-1916http://hdl.handle.net/10183/29295000763176Este trabalho apresenta a concepção de um Objeto de Aprendizagem (OA) referente ao estudo de função polinomial do 1° grau e o seu processo de acessibilidade, sendo aplicado em uma turma do 1° ano do ensino médio, na sala de aula informatizada, com a presença dois alunos cegos, dentro de um contexto de inclusão social e digital, buscando apresentar como o deficiente visual interage com a acessibilidade de um objeto de aprendizagem em duas versões (Flash e HTML), uma vez que o processo de construção do conhecimento normalmente ocorre quando utiliza materiais concretos, devido as suas percepções táteis, o que foi corroborado no teste realizado com os dois alunos cegos quando manipularam os OAs nas duas versões e percebeu-se a necessidade ainda de material concreto.This paper presents the conception of a Learning Object (OA) for the study of polynomial function of the 1st degree and the process of accessibility and is used in a class of 1st year of high school, the classroom computer, with the presence of two blind students, within a context of social and digital inclusion, seeking to present itself as the visually impaired interact with the accessibility of a learning object in two versions (Flash and HTML), since the process of knowledge construction typically occurs when uses concrete materials, due to their tactile perceptions, which was confirmed in tests carried out with two blind students when manipulated the OAs in both versions and saw the need for further concrete materialapplication/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f.AcessibilidadeObjeto de aprendizagemDeficiência visualMatemáticaAccessibilityLearning objectVisual impairmentMathematicsO estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aulaStudy of the polynomial 1st grade: differences between see and hear an object of learning in the inclusion of subject with visual impairment in the classroom info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763176.pdf.txt000763176.pdf.txtExtracted Texttext/plain33068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29295/2/000763176.pdf.txtd73fe01a43386fb5f3653b15c36b0672MD52ORIGINAL000763176.pdf000763176.pdfTexto completoapplication/pdf593231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29295/1/000763176.pdf6b93a37187ac9f26e17c70a06f1d24f5MD51THUMBNAIL000763176.pdf.jpg000763176.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29295/3/000763176.pdf.jpg8999b0d9c9a523b9dbd6632179b469b0MD5310183/292952019-11-09 04:50:16.625432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29295Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:50:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Study of the polynomial 1st grade: differences between see and hear an object of learning in the inclusion of subject with visual impairment in the classroom
title O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula
spellingShingle O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula
Lopes, Arilise Moraes de Almeida
Acessibilidade
Objeto de aprendizagem
Deficiência visual
Matemática
Accessibility
Learning object
Visual impairment
Mathematics
title_short O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula
title_full O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula
title_fullStr O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula
title_full_unstemmed O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula
title_sort O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula
author Lopes, Arilise Moraes de Almeida
author_facet Lopes, Arilise Moraes de Almeida
Passerino, Liliana Maria
Rodrigues, Thiago Aguiar
author_role author
author2 Passerino, Liliana Maria
Rodrigues, Thiago Aguiar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Arilise Moraes de Almeida
Passerino, Liliana Maria
Rodrigues, Thiago Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Objeto de aprendizagem
Deficiência visual
Matemática
topic Acessibilidade
Objeto de aprendizagem
Deficiência visual
Matemática
Accessibility
Learning object
Visual impairment
Mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Accessibility
Learning object
Visual impairment
Mathematics
description Este trabalho apresenta a concepção de um Objeto de Aprendizagem (OA) referente ao estudo de função polinomial do 1° grau e o seu processo de acessibilidade, sendo aplicado em uma turma do 1° ano do ensino médio, na sala de aula informatizada, com a presença dois alunos cegos, dentro de um contexto de inclusão social e digital, buscando apresentar como o deficiente visual interage com a acessibilidade de um objeto de aprendizagem em duas versões (Flash e HTML), uma vez que o processo de construção do conhecimento normalmente ocorre quando utiliza materiais concretos, devido as suas percepções táteis, o que foi corroborado no teste realizado com os dois alunos cegos quando manipularam os OAs nas duas versões e percebeu-se a necessidade ainda de material concreto.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-02T06:00:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29295
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000763176
identifier_str_mv 1679-1916
000763176
url http://hdl.handle.net/10183/29295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29295/2/000763176.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29295/1/000763176.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29295/3/000763176.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d73fe01a43386fb5f3653b15c36b0672
6b93a37187ac9f26e17c70a06f1d24f5
8999b0d9c9a523b9dbd6632179b469b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447424243597312