De olho na tela : requisitos de acessibilidade em objetos de aprendizagem para alunos cegos e com limitação visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cristiani de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23812
Resumo: Esta dissertação tem como intenção desenvolver uma proposta metodológica de adaptação e desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. Essa proposta metodológica define passo a passo o desenvolvimento do OA Acessível, seguindo o desenvolvimento de software orientado a objetos numa perspectiva inclusiva. Após a criação dessa proposta metodológica, foram feitas validações do OAA com sujeitos cegos e com limitação visual. No decorrer do texto, apresentamos as etapas de desenvolvimento do OA acessível, assim como as considerações finais do trabalho.
id URGS_47df6518cdf8988a79fcf479fd2b6c49
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23812
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dias, Cristiani de OliveiraPasserino, Liliana Maria2010-06-16T04:18:57Z2010http://hdl.handle.net/10183/23812000742313Esta dissertação tem como intenção desenvolver uma proposta metodológica de adaptação e desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. Essa proposta metodológica define passo a passo o desenvolvimento do OA Acessível, seguindo o desenvolvimento de software orientado a objetos numa perspectiva inclusiva. Após a criação dessa proposta metodológica, foram feitas validações do OAA com sujeitos cegos e com limitação visual. No decorrer do texto, apresentamos as etapas de desenvolvimento do OA acessível, assim como as considerações finais do trabalho.This methodological proposal defines step by step the development of an Accessible LO following the development of object oriented software in an inclusive perspective. After the creation of this methodological proposal, were made validations of the Accessible LO with blind subjects and with visual impairment. Throughout the text we present the development stages of the Accessible LO as well as the final considerations of the work.application/pdfporAcessibilidadeInclusão escolarObjeto de aprendizagemDeficiência visualInclusive educationLearning objectAccessibilityVisual impairmentDe olho na tela : requisitos de acessibilidade em objetos de aprendizagem para alunos cegos e com limitação visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000742313.pdf.txt000742313.pdf.txtExtracted Texttext/plain279421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23812/2/000742313.pdf.txt9b18da63f6cc837951b8c7c5600a9aceMD52ORIGINAL000742313.pdf000742313.pdfTexto completoapplication/pdf6901068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23812/1/000742313.pdf12c813555bd63e02eeedd8bb8423bfb7MD51THUMBNAIL000742313.pdf.jpg000742313.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23812/3/000742313.pdf.jpgf6592502a6ef7b73f5a4d689d9d014f5MD5310183/238122018-10-17 08:30:10.462oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23812Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:30:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De olho na tela : requisitos de acessibilidade em objetos de aprendizagem para alunos cegos e com limitação visual
title De olho na tela : requisitos de acessibilidade em objetos de aprendizagem para alunos cegos e com limitação visual
spellingShingle De olho na tela : requisitos de acessibilidade em objetos de aprendizagem para alunos cegos e com limitação visual
Dias, Cristiani de Oliveira
Acessibilidade
Inclusão escolar
Objeto de aprendizagem
Deficiência visual
Inclusive education
Learning object
Accessibility
Visual impairment
title_short De olho na tela : requisitos de acessibilidade em objetos de aprendizagem para alunos cegos e com limitação visual
title_full De olho na tela : requisitos de acessibilidade em objetos de aprendizagem para alunos cegos e com limitação visual
title_fullStr De olho na tela : requisitos de acessibilidade em objetos de aprendizagem para alunos cegos e com limitação visual
title_full_unstemmed De olho na tela : requisitos de acessibilidade em objetos de aprendizagem para alunos cegos e com limitação visual
title_sort De olho na tela : requisitos de acessibilidade em objetos de aprendizagem para alunos cegos e com limitação visual
author Dias, Cristiani de Oliveira
author_facet Dias, Cristiani de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Cristiani de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
contributor_str_mv Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Inclusão escolar
Objeto de aprendizagem
Deficiência visual
topic Acessibilidade
Inclusão escolar
Objeto de aprendizagem
Deficiência visual
Inclusive education
Learning object
Accessibility
Visual impairment
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusive education
Learning object
Accessibility
Visual impairment
description Esta dissertação tem como intenção desenvolver uma proposta metodológica de adaptação e desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. Essa proposta metodológica define passo a passo o desenvolvimento do OA Acessível, seguindo o desenvolvimento de software orientado a objetos numa perspectiva inclusiva. Após a criação dessa proposta metodológica, foram feitas validações do OAA com sujeitos cegos e com limitação visual. No decorrer do texto, apresentamos as etapas de desenvolvimento do OA acessível, assim como as considerações finais do trabalho.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-16T04:18:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23812
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000742313
url http://hdl.handle.net/10183/23812
identifier_str_mv 000742313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23812/2/000742313.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23812/1/000742313.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23812/3/000742313.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b18da63f6cc837951b8c7c5600a9ace
12c813555bd63e02eeedd8bb8423bfb7
f6592502a6ef7b73f5a4d689d9d014f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085175288135680