Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77259 |
Resumo: | Este trabalho investiga a possibilidade de se trabalhar o conteúdo de análise combinatória com turmas de 8° ano do Ensino Fundamental. As atividades foram construídas na intenção de colocar o aluno frente a diferentes situações de caráter combinatório. Foram trabalhadas diferentes estratégias de resolução, partindo inicialmente da listagem de possibilidades, utilizada para explicar o Princípio Aditivo e o Princípio Multiplicativo. As atividades foram aplicadas em um grupo de dez alunos de uma turma de 8° ano em uma escola de Ensino Fundamental situada no bairro Rubem Berta em Porto Alegre. O planejamento e a análise da pesquisa tiveram base na Engenharia Didática. Os resultados da experimentação, sugerem que as atividades contribuíram positivamente no desenvolvimento de um pensamento combinatório nos alunos. |
id |
UFRGS-2_53c137474ffb2bcbf255335459192777 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77259 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Leite, Diego de FreitasHoppen, Carlos2013-08-22T01:45:26Z2013http://hdl.handle.net/10183/77259000895786Este trabalho investiga a possibilidade de se trabalhar o conteúdo de análise combinatória com turmas de 8° ano do Ensino Fundamental. As atividades foram construídas na intenção de colocar o aluno frente a diferentes situações de caráter combinatório. Foram trabalhadas diferentes estratégias de resolução, partindo inicialmente da listagem de possibilidades, utilizada para explicar o Princípio Aditivo e o Princípio Multiplicativo. As atividades foram aplicadas em um grupo de dez alunos de uma turma de 8° ano em uma escola de Ensino Fundamental situada no bairro Rubem Berta em Porto Alegre. O planejamento e a análise da pesquisa tiveram base na Engenharia Didática. Os resultados da experimentação, sugerem que as atividades contribuíram positivamente no desenvolvimento de um pensamento combinatório nos alunos.This work investigates the possibility of introducing Combinatorics to ninth-year students. The activities have been devised with the intention of confronting the student with different combinatorial situations. To this end, we shall introduce several resolution strategies, starting with lists of possibilities and direct counting, from which the main counting principles may be deduced. The activities were implemented with a group of ten students in a public school of the State School System located in the neighborhood of Ruben Berta in Porto Alegre. The analysis of the research is based on Didactic Engineering. The results of this practice suggest that the activities contributed positively to the development, by the students, of combinatorial strategies in problem solving.application/pdfporAnálise combinatóriaEnsino fundamentalEnsino : MatematicaCombinatoricsElementary countingElementary schoolUma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895786.pdf000895786.pdfTexto completoapplication/pdf4857199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77259/1/000895786.pdf72f1281aec71c7dc75758ef9a6508aceMD51TEXT000895786.pdf.txt000895786.pdf.txtExtracted Texttext/plain111725http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77259/2/000895786.pdf.txt65ec00964e5f67d16d065e9f08cb5ffaMD52THUMBNAIL000895786.pdf.jpg000895786.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77259/3/000895786.pdf.jpg64ca42a9877c7d0cee9bb352dd2957eeMD5310183/772592019-06-07 02:34:57.723483oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77259Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-07T05:34:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental |
title |
Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental Leite, Diego de Freitas Análise combinatória Ensino fundamental Ensino : Matematica Combinatorics Elementary counting Elementary school |
title_short |
Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Uma proposta de ensino de análise combinatoria para turmas de 8° ano do Ensino Fundamental |
author |
Leite, Diego de Freitas |
author_facet |
Leite, Diego de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Diego de Freitas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hoppen, Carlos |
contributor_str_mv |
Hoppen, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise combinatória Ensino fundamental Ensino : Matematica |
topic |
Análise combinatória Ensino fundamental Ensino : Matematica Combinatorics Elementary counting Elementary school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Combinatorics Elementary counting Elementary school |
description |
Este trabalho investiga a possibilidade de se trabalhar o conteúdo de análise combinatória com turmas de 8° ano do Ensino Fundamental. As atividades foram construídas na intenção de colocar o aluno frente a diferentes situações de caráter combinatório. Foram trabalhadas diferentes estratégias de resolução, partindo inicialmente da listagem de possibilidades, utilizada para explicar o Princípio Aditivo e o Princípio Multiplicativo. As atividades foram aplicadas em um grupo de dez alunos de uma turma de 8° ano em uma escola de Ensino Fundamental situada no bairro Rubem Berta em Porto Alegre. O planejamento e a análise da pesquisa tiveram base na Engenharia Didática. Os resultados da experimentação, sugerem que as atividades contribuíram positivamente no desenvolvimento de um pensamento combinatório nos alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-22T01:45:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77259 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895786 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77259 |
identifier_str_mv |
000895786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77259/1/000895786.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77259/2/000895786.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77259/3/000895786.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
72f1281aec71c7dc75758ef9a6508ace 65ec00964e5f67d16d065e9f08cb5ffa 64ca42a9877c7d0cee9bb352dd2957ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224450759196672 |