Cartografando a atividade do educador de um abrigo institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotto, Willian Mella
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amador, Fernanda Spanier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179383
Resumo: Este artigo versa sobre uma pesquisa-intervenção que investigou a atividade de trabalho do educador em um abrigo da cidade de Porto Alegre (RS). Analisando o trabalho como atividade, operou-se com as abordagens clínicas do trabalho da Ergologia e da Clínica da Atividade. Como estratégia metodológica, seguiram-se pistas do método da cartografia usando as seguintes estratégias: participação nas rotinas e proposição de coletivos de análise do trabalho com os educadores do abrigo. A atividade desses trabalhadores implica a gestão dos afetos engendrados nas relações com os acolhidos e demais trabalhadores, que nenhuma dimensão prescritiva é capaz de antecipar. Devido ao vazio de normativas acerca dos modos operatórios do trabalho de educar, o coletivo de trabalho configura-se como recurso para o enfrentamento das provações do real. Apontam-se, assim, espaços coletivos dos trabalhadores que catalisam análises acerca de sua atividade laboral.
id UFRGS-2_540d763ebb51072aa403472b1b632ebc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179383
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Girotto, Willian MellaAmador, Fernanda Spanier2018-06-15T02:48:11Z20181809-8908http://hdl.handle.net/10183/179383001069582Este artigo versa sobre uma pesquisa-intervenção que investigou a atividade de trabalho do educador em um abrigo da cidade de Porto Alegre (RS). Analisando o trabalho como atividade, operou-se com as abordagens clínicas do trabalho da Ergologia e da Clínica da Atividade. Como estratégia metodológica, seguiram-se pistas do método da cartografia usando as seguintes estratégias: participação nas rotinas e proposição de coletivos de análise do trabalho com os educadores do abrigo. A atividade desses trabalhadores implica a gestão dos afetos engendrados nas relações com os acolhidos e demais trabalhadores, que nenhuma dimensão prescritiva é capaz de antecipar. Devido ao vazio de normativas acerca dos modos operatórios do trabalho de educar, o coletivo de trabalho configura-se como recurso para o enfrentamento das provações do real. Apontam-se, assim, espaços coletivos dos trabalhadores que catalisam análises acerca de sua atividade laboral.This article deals with an intervention research that investigated the work activity of the educator in a shelter in the city of Porto Alegre (RS). Analyzing the work as an activity, we operated with the clinical approaches of Ergology and Clinic of Activity. As a methodological strategy, the following cartographic strategies were used: participation in the routines and proposition of collective analysis of the work with the shelter educators. The activity of these workers implies the management of the affections engendered in the relations with the sheltered ones and other workers that no prescriptive dimension is able to anticipate. Faced with the emptiness of normative about the operative modes of the work of educating, the collective of work configures itself as a resource to face the probations of the real. Thus, collective spaces of the workers that catalyze analyzes about their work activity are pointed out.Este artículo versa sobre una investigación-intervención que pesquisó la actividad de trabajo del educador en un refugio de la ciudad de Porto Alegre (RS). Analizando el trabajo como actividad, se operó con los abordajes clínicos del trabajo de la Ergología y de la Clínica de la Actividad. Como estrategia metodológica, se siguieron pistas del método de la cartografía, usando las siguientes estrategias: participación en las rutinas y proposición de colectivos de análisis del trabajo junto a los educadores del refugio. La actividad de esos trabajadores implica la gestión de los afectos engendrados en las relaciones con los acogidos y demás trabajadores, que ninguna dimensión prescriptiva es capaz de anticipar. Ante el vacío de normativas acerca de los modos operatorios del trabajo de educar, el colectivo de trabajo se configura como recurso para el enfrentamiento de las pruebas de lo real. Se apunta, así, espacios colectivos de los trabajadores que catalizan análisis acerca de su actividad laboral.application/pdfporPesquisas e Práticas Psicossociais. São João del Rei : UFSJ, 2006-. Vol. 13, n. 1 (Jan./abr. 2018), e1253, [17 p.]AbrigosTrabalhadoresAdolescenteCriançaPsicologia socialAcolhimentoWork as an activityEducatorShelterTrabajo como actividadEducadorRefugioCartografando a atividade do educador de um abrigo institucionalMapping the activity of the educator of an institutional shelter Cartografiando la actividad del educador de uno refugio institucional info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001069582.pdf001069582.pdfTexto completoapplication/pdf545248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179383/1/001069582.pdf51fe7a6047cc4eee8987fbf90fd178b4MD51TEXT001069582.pdf.txt001069582.pdf.txtExtracted Texttext/plain66503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179383/2/001069582.pdf.txt49e86b86b9a0d993f445d9c5b3eb4be1MD5210183/1793832018-06-16 03:12:33.021495oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179383Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-16T06:12:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartografando a atividade do educador de um abrigo institucional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mapping the activity of the educator of an institutional shelter
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Cartografiando la actividad del educador de uno refugio institucional
title Cartografando a atividade do educador de um abrigo institucional
spellingShingle Cartografando a atividade do educador de um abrigo institucional
Girotto, Willian Mella
Abrigos
Trabalhadores
Adolescente
Criança
Psicologia social
Acolhimento
Work as an activity
Educator
Shelter
Trabajo como actividad
Educador
Refugio
title_short Cartografando a atividade do educador de um abrigo institucional
title_full Cartografando a atividade do educador de um abrigo institucional
title_fullStr Cartografando a atividade do educador de um abrigo institucional
title_full_unstemmed Cartografando a atividade do educador de um abrigo institucional
title_sort Cartografando a atividade do educador de um abrigo institucional
author Girotto, Willian Mella
author_facet Girotto, Willian Mella
Amador, Fernanda Spanier
author_role author
author2 Amador, Fernanda Spanier
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Girotto, Willian Mella
Amador, Fernanda Spanier
dc.subject.por.fl_str_mv Abrigos
Trabalhadores
Adolescente
Criança
Psicologia social
Acolhimento
topic Abrigos
Trabalhadores
Adolescente
Criança
Psicologia social
Acolhimento
Work as an activity
Educator
Shelter
Trabajo como actividad
Educador
Refugio
dc.subject.eng.fl_str_mv Work as an activity
Educator
Shelter
dc.subject.spa.fl_str_mv Trabajo como actividad
Educador
Refugio
description Este artigo versa sobre uma pesquisa-intervenção que investigou a atividade de trabalho do educador em um abrigo da cidade de Porto Alegre (RS). Analisando o trabalho como atividade, operou-se com as abordagens clínicas do trabalho da Ergologia e da Clínica da Atividade. Como estratégia metodológica, seguiram-se pistas do método da cartografia usando as seguintes estratégias: participação nas rotinas e proposição de coletivos de análise do trabalho com os educadores do abrigo. A atividade desses trabalhadores implica a gestão dos afetos engendrados nas relações com os acolhidos e demais trabalhadores, que nenhuma dimensão prescritiva é capaz de antecipar. Devido ao vazio de normativas acerca dos modos operatórios do trabalho de educar, o coletivo de trabalho configura-se como recurso para o enfrentamento das provações do real. Apontam-se, assim, espaços coletivos dos trabalhadores que catalisam análises acerca de sua atividade laboral.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-15T02:48:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179383
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-8908
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001069582
identifier_str_mv 1809-8908
001069582
url http://hdl.handle.net/10183/179383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pesquisas e Práticas Psicossociais. São João del Rei : UFSJ, 2006-. Vol. 13, n. 1 (Jan./abr. 2018), e1253, [17 p.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179383/1/001069582.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179383/2/001069582.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 51fe7a6047cc4eee8987fbf90fd178b4
49e86b86b9a0d993f445d9c5b3eb4be1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447663048392704