“Eu aprendi leitura de imagem” : um estudo sobre o desenvolvimento de princípios de análise em leituras de imagem em uma turma de 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Taiña do Nascimento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181545
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso configura-se como um estudo de caso realizado a partir do estágio obrigatório de 6 a 10 anos, pertencente à sétima etapa da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O foco de análise deste estudo são as leituras de imagem realizadas no projeto de trabalho “Pintores do Rio Grande do Sul” realizado durante a prática pedagógica. A Abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa (2012), constitui a base metodológica do projeto pedagógico e das reflexões teóricas desta pesquisa. O projeto pedagógico trabalhou com leitura de imagens a partir das três ações delineadas pela Abordagem - contextualizar, ler e fazer arte. As leituras de imagem realizaram-se por meio de um roteiro de análise elaborado a partir de sete princípios de constituição e análise de imagens propostos por Duncum (2010) : o poder, a ideologia, a representação, a sedução, a contemplação, a intertextualidade e a multimodalidade que podem constituir um objeto visual. No dia-a-dia da sala de aula, numa atitude investigativa, a professora inseriu o diálogo e a produção escrita como parte da abordagem de leitura de algumas das imagens apresentadas. Essas ações, o dialogar e o escrever, associadas às leituras de imagem provocaram a seguinte pergunta: De que modo alunos do 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental empregam princípios de análise de imagem em diálogos e produções escritas a partir de leituras de imagem? E por conseguinte os objetivos da pesquisa, que têm como tentativa responder à questão enunciada identificar, nas falas dos alunos proferidas em diálogos sobre as imagens, quais princípios de leitura da imagem daqueles propostos por Duncum (2010) estão presentes; identificar, nas produções escritas dos alunos realizadas após os diálogos sobre as imagens, quais princípios de leitura da imagem daqueles propostos por Duncum (2010) são utilizados; analisar se há alterações nos princípios de análise de imagem da turma, no movimento entre os diálogos e as produções escritas que decorrem das leituras de imagem. As análises possibilitam constatar que, no contexto investigado e, a partir do referencial teórico utilizado, os alunos utilizam princípios de análise de imagem tanto nos diálogos, quanto nas produções escritas sobre as leituras de imagem. No entanto, o movimento entre os diálogos e as produções escritas que decorrem das leituras de imagem realizadas, alteraram os princípios leitores de imagem dos alunos pois, os usos destes foram ampliado nas produções escritas realizadas após os diálogos em comparação às falas proferidas em diálogos sobre as leituras de imagem. Essa alteração caracterizada pela ampliação dos princípios de leitura da imagem, revela uma produção de sentidos mais intensa e reforça a importância de uma mediação pedagógica baseada nos movimentos diálogo-escrita, coletivo-individual para a construção do conhecimento.
id UFRGS-2_5450376a9a7099a471d45868251120a7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181545
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Taiña do NascimentoNunes, Marília Forgearini2018-08-31T02:29:13Z2018http://hdl.handle.net/10183/181545001074842Este trabalho de conclusão de curso configura-se como um estudo de caso realizado a partir do estágio obrigatório de 6 a 10 anos, pertencente à sétima etapa da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O foco de análise deste estudo são as leituras de imagem realizadas no projeto de trabalho “Pintores do Rio Grande do Sul” realizado durante a prática pedagógica. A Abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa (2012), constitui a base metodológica do projeto pedagógico e das reflexões teóricas desta pesquisa. O projeto pedagógico trabalhou com leitura de imagens a partir das três ações delineadas pela Abordagem - contextualizar, ler e fazer arte. As leituras de imagem realizaram-se por meio de um roteiro de análise elaborado a partir de sete princípios de constituição e análise de imagens propostos por Duncum (2010) : o poder, a ideologia, a representação, a sedução, a contemplação, a intertextualidade e a multimodalidade que podem constituir um objeto visual. No dia-a-dia da sala de aula, numa atitude investigativa, a professora inseriu o diálogo e a produção escrita como parte da abordagem de leitura de algumas das imagens apresentadas. Essas ações, o dialogar e o escrever, associadas às leituras de imagem provocaram a seguinte pergunta: De que modo alunos do 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental empregam princípios de análise de imagem em diálogos e produções escritas a partir de leituras de imagem? E por conseguinte os objetivos da pesquisa, que têm como tentativa responder à questão enunciada identificar, nas falas dos alunos proferidas em diálogos sobre as imagens, quais princípios de leitura da imagem daqueles propostos por Duncum (2010) estão presentes; identificar, nas produções escritas dos alunos realizadas após os diálogos sobre as imagens, quais princípios de leitura da imagem daqueles propostos por Duncum (2010) são utilizados; analisar se há alterações nos princípios de análise de imagem da turma, no movimento entre os diálogos e as produções escritas que decorrem das leituras de imagem. As análises possibilitam constatar que, no contexto investigado e, a partir do referencial teórico utilizado, os alunos utilizam princípios de análise de imagem tanto nos diálogos, quanto nas produções escritas sobre as leituras de imagem. No entanto, o movimento entre os diálogos e as produções escritas que decorrem das leituras de imagem realizadas, alteraram os princípios leitores de imagem dos alunos pois, os usos destes foram ampliado nas produções escritas realizadas após os diálogos em comparação às falas proferidas em diálogos sobre as leituras de imagem. Essa alteração caracterizada pela ampliação dos princípios de leitura da imagem, revela uma produção de sentidos mais intensa e reforça a importância de uma mediação pedagógica baseada nos movimentos diálogo-escrita, coletivo-individual para a construção do conhecimento.application/pdfporImagemPrática pedagógicaEnsino fundamental“Eu aprendi leitura de imagem” : um estudo sobre o desenvolvimento de princípios de análise em leituras de imagem em uma turma de 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074842.pdfTexto completoapplication/pdf1010950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181545/1/001074842.pdf11f4899527d47f78c9b461c59a19ab1aMD51TEXT001074842.pdf.txt001074842.pdf.txtExtracted Texttext/plain113949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181545/2/001074842.pdf.txt548005a7f6b32400c23f898662e92329MD52THUMBNAIL001074842.pdf.jpg001074842.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181545/3/001074842.pdf.jpgf6496f6852cec861fd58aafab8f5fcf7MD5310183/1815452021-05-07 04:50:28.339278oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181545Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:50:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Eu aprendi leitura de imagem” : um estudo sobre o desenvolvimento de princípios de análise em leituras de imagem em uma turma de 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title “Eu aprendi leitura de imagem” : um estudo sobre o desenvolvimento de princípios de análise em leituras de imagem em uma turma de 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle “Eu aprendi leitura de imagem” : um estudo sobre o desenvolvimento de princípios de análise em leituras de imagem em uma turma de 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Rosa, Taiña do Nascimento
Imagem
Prática pedagógica
Ensino fundamental
title_short “Eu aprendi leitura de imagem” : um estudo sobre o desenvolvimento de princípios de análise em leituras de imagem em uma turma de 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full “Eu aprendi leitura de imagem” : um estudo sobre o desenvolvimento de princípios de análise em leituras de imagem em uma turma de 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr “Eu aprendi leitura de imagem” : um estudo sobre o desenvolvimento de princípios de análise em leituras de imagem em uma turma de 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed “Eu aprendi leitura de imagem” : um estudo sobre o desenvolvimento de princípios de análise em leituras de imagem em uma turma de 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_sort “Eu aprendi leitura de imagem” : um estudo sobre o desenvolvimento de princípios de análise em leituras de imagem em uma turma de 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
author Rosa, Taiña do Nascimento
author_facet Rosa, Taiña do Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Taiña do Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
contributor_str_mv Nunes, Marília Forgearini
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Prática pedagógica
Ensino fundamental
topic Imagem
Prática pedagógica
Ensino fundamental
description Este trabalho de conclusão de curso configura-se como um estudo de caso realizado a partir do estágio obrigatório de 6 a 10 anos, pertencente à sétima etapa da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O foco de análise deste estudo são as leituras de imagem realizadas no projeto de trabalho “Pintores do Rio Grande do Sul” realizado durante a prática pedagógica. A Abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa (2012), constitui a base metodológica do projeto pedagógico e das reflexões teóricas desta pesquisa. O projeto pedagógico trabalhou com leitura de imagens a partir das três ações delineadas pela Abordagem - contextualizar, ler e fazer arte. As leituras de imagem realizaram-se por meio de um roteiro de análise elaborado a partir de sete princípios de constituição e análise de imagens propostos por Duncum (2010) : o poder, a ideologia, a representação, a sedução, a contemplação, a intertextualidade e a multimodalidade que podem constituir um objeto visual. No dia-a-dia da sala de aula, numa atitude investigativa, a professora inseriu o diálogo e a produção escrita como parte da abordagem de leitura de algumas das imagens apresentadas. Essas ações, o dialogar e o escrever, associadas às leituras de imagem provocaram a seguinte pergunta: De que modo alunos do 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental empregam princípios de análise de imagem em diálogos e produções escritas a partir de leituras de imagem? E por conseguinte os objetivos da pesquisa, que têm como tentativa responder à questão enunciada identificar, nas falas dos alunos proferidas em diálogos sobre as imagens, quais princípios de leitura da imagem daqueles propostos por Duncum (2010) estão presentes; identificar, nas produções escritas dos alunos realizadas após os diálogos sobre as imagens, quais princípios de leitura da imagem daqueles propostos por Duncum (2010) são utilizados; analisar se há alterações nos princípios de análise de imagem da turma, no movimento entre os diálogos e as produções escritas que decorrem das leituras de imagem. As análises possibilitam constatar que, no contexto investigado e, a partir do referencial teórico utilizado, os alunos utilizam princípios de análise de imagem tanto nos diálogos, quanto nas produções escritas sobre as leituras de imagem. No entanto, o movimento entre os diálogos e as produções escritas que decorrem das leituras de imagem realizadas, alteraram os princípios leitores de imagem dos alunos pois, os usos destes foram ampliado nas produções escritas realizadas após os diálogos em comparação às falas proferidas em diálogos sobre as leituras de imagem. Essa alteração caracterizada pela ampliação dos princípios de leitura da imagem, revela uma produção de sentidos mais intensa e reforça a importância de uma mediação pedagógica baseada nos movimentos diálogo-escrita, coletivo-individual para a construção do conhecimento.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-31T02:29:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181545
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001074842
url http://hdl.handle.net/10183/181545
identifier_str_mv 001074842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181545/1/001074842.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181545/2/001074842.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181545/3/001074842.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 11f4899527d47f78c9b461c59a19ab1a
548005a7f6b32400c23f898662e92329
f6496f6852cec861fd58aafab8f5fcf7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447222705192960