Professor reflexivo e aprendizagem em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/66861 |
Resumo: | Desde que iniciei meus trabalhos práticos nas disciplinas de Estágio em Educação Matemática I, II e III e as de Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática I, II e III, no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, passei a analisar a minha formação como estudante de licenciatura em matemática, vislumbrando a prática reflexiva do professor de matemática. Com isso, procurei identificar se as práticas reflexivas que acredito serem relevantes para o professor, podem contribuir na aprendizagem em matemática dos meus estudantes. Para constatar a importância destas práticas reflexivas, confrontei minhas ideias com os acervos literários citados nas referências e também através de entrevistas feitas com professores de matemática, estes, graduados no Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo plenamente a atividade docente em escolas do Ensino Básico, na cidade de Porto Alegre/RS, a fim de comprovar, mesmo que em parte, a eficácia destas práticas reflexivas por parte do professor de matemática em sala de aula. |
id |
UFRGS-2_54995c11c8f99d2a34896492e80d143e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66861 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Tiago FerreiraBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2013-02-22T01:39:13Z2012http://hdl.handle.net/10183/66861000871870Desde que iniciei meus trabalhos práticos nas disciplinas de Estágio em Educação Matemática I, II e III e as de Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática I, II e III, no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, passei a analisar a minha formação como estudante de licenciatura em matemática, vislumbrando a prática reflexiva do professor de matemática. Com isso, procurei identificar se as práticas reflexivas que acredito serem relevantes para o professor, podem contribuir na aprendizagem em matemática dos meus estudantes. Para constatar a importância destas práticas reflexivas, confrontei minhas ideias com os acervos literários citados nas referências e também através de entrevistas feitas com professores de matemática, estes, graduados no Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo plenamente a atividade docente em escolas do Ensino Básico, na cidade de Porto Alegre/RS, a fim de comprovar, mesmo que em parte, a eficácia destas práticas reflexivas por parte do professor de matemática em sala de aula.Since I started my practical work in the disciplines of Mathematics Education in Stage I, II and III and Laboratory Practice of Teaching and Learning in Mathematics I, II and III, Bachelor of Mathematics, Federal University of Rio Grande do Sul I began to analyze my training as a student of degree in mathematics, shimmering reflective practice math teacher. With that, I tried to identify whether the reflective practices that I believe are relevant to the teacher, can contribute to the learning of my students in math. To appreciate the importance of these reflective practices, confronted my ideas with the literary collections cited in the references and also through interviews with mathematics teachers, these, graduated in Bachelor of Mathematics, Federal University of Rio Grande do Sul, fully exercising teaching activities in mainstream schools in the city of Porto Alegre / RS, in order to prove, even in part, the effectiveness of reflective practices by the math teacher in the classroom.application/pdfporProfessor de Matemática : Comportamento : PesquisaMathDegreeReadingTeachers of mathematicsReflective teachersProfessor reflexivo e aprendizagem em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871870.pdf000871870.pdfTexto completoapplication/pdf384112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66861/1/000871870.pdf8cf5e9354cd7d5d410832675e8e7e992MD51TEXT000871870.pdf.txt000871870.pdf.txtExtracted Texttext/plain186571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66861/2/000871870.pdf.txt63ae70180683be6320069d2e5cd2690cMD52THUMBNAIL000871870.pdf.jpg000871870.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66861/3/000871870.pdf.jpg2c148dcc6eac7d5afd43bc89365998e8MD5310183/668612018-10-17 07:48:27.222oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66861Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:48:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professor reflexivo e aprendizagem em matemática |
title |
Professor reflexivo e aprendizagem em matemática |
spellingShingle |
Professor reflexivo e aprendizagem em matemática Soares, Tiago Ferreira Professor de Matemática : Comportamento : Pesquisa Math Degree Reading Teachers of mathematics Reflective teachers |
title_short |
Professor reflexivo e aprendizagem em matemática |
title_full |
Professor reflexivo e aprendizagem em matemática |
title_fullStr |
Professor reflexivo e aprendizagem em matemática |
title_full_unstemmed |
Professor reflexivo e aprendizagem em matemática |
title_sort |
Professor reflexivo e aprendizagem em matemática |
author |
Soares, Tiago Ferreira |
author_facet |
Soares, Tiago Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Tiago Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor de Matemática : Comportamento : Pesquisa |
topic |
Professor de Matemática : Comportamento : Pesquisa Math Degree Reading Teachers of mathematics Reflective teachers |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Math Degree Reading Teachers of mathematics Reflective teachers |
description |
Desde que iniciei meus trabalhos práticos nas disciplinas de Estágio em Educação Matemática I, II e III e as de Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática I, II e III, no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, passei a analisar a minha formação como estudante de licenciatura em matemática, vislumbrando a prática reflexiva do professor de matemática. Com isso, procurei identificar se as práticas reflexivas que acredito serem relevantes para o professor, podem contribuir na aprendizagem em matemática dos meus estudantes. Para constatar a importância destas práticas reflexivas, confrontei minhas ideias com os acervos literários citados nas referências e também através de entrevistas feitas com professores de matemática, estes, graduados no Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo plenamente a atividade docente em escolas do Ensino Básico, na cidade de Porto Alegre/RS, a fim de comprovar, mesmo que em parte, a eficácia destas práticas reflexivas por parte do professor de matemática em sala de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-02-22T01:39:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/66861 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000871870 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/66861 |
identifier_str_mv |
000871870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66861/1/000871870.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66861/2/000871870.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66861/3/000871870.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8cf5e9354cd7d5d410832675e8e7e992 63ae70180683be6320069d2e5cd2690c 2c148dcc6eac7d5afd43bc89365998e8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224438142730240 |