Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taufer, Isabel Cristina Brandão
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21847
Resumo: Esta monografia foi pensada e desenvolvida com base na teoria pós-estruturalista.Visa investigar como o masculino e o feminino estão representados no livro didático de Ciências de 1ª a 4ª séries e como os livros didáticos representam o corpo, constroem e instituem/reproduzem representações de gênero. A análise deu-se a partir das imagens presentes nos livros didáticos, tomando como referência os seguintes marcadores: atividade física, profissão, brincadeiras/lazer, higiene pessoal, aulas práticas de Ciências, cuidado de crianças, ambientes ocupados por mulheres/cozinha, ambiente ocupados por homens/cozinha, ambientes ocupados por mulheres/outros e ambientes ocupados por homens/outros. A análise mostrou que na maior parte das vezes a mulher está representada ocupando o ambiente doméstico, especialmente a cozinha, no cuidado de crianças, na higiene pessoal e exercendo atividades profissionais tradicionalmente femininas (professora, enfermeira e artesã). Os homens aparecem praticando atividades físicas, brincadeiras e ocupando ambientes não privados. As imagens selecionadas nos livros didáticos de Ciências representam corpo e gênero conforme valores e verdades estabelecidos nessa cultura silenciando sobre formas menos rígidas e mais abrangentes acerca das representações de corpo, gênero e sexualidade.
id UFRGS-2_54bb802262ed8ea4c9d2b5dc417554b3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21847
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Taufer, Isabel Cristina BrandãoSantos, Luís Henrique Sacchi dos2010-05-11T04:16:04Z2009http://hdl.handle.net/10183/21847000738027Esta monografia foi pensada e desenvolvida com base na teoria pós-estruturalista.Visa investigar como o masculino e o feminino estão representados no livro didático de Ciências de 1ª a 4ª séries e como os livros didáticos representam o corpo, constroem e instituem/reproduzem representações de gênero. A análise deu-se a partir das imagens presentes nos livros didáticos, tomando como referência os seguintes marcadores: atividade física, profissão, brincadeiras/lazer, higiene pessoal, aulas práticas de Ciências, cuidado de crianças, ambientes ocupados por mulheres/cozinha, ambiente ocupados por homens/cozinha, ambientes ocupados por mulheres/outros e ambientes ocupados por homens/outros. A análise mostrou que na maior parte das vezes a mulher está representada ocupando o ambiente doméstico, especialmente a cozinha, no cuidado de crianças, na higiene pessoal e exercendo atividades profissionais tradicionalmente femininas (professora, enfermeira e artesã). Os homens aparecem praticando atividades físicas, brincadeiras e ocupando ambientes não privados. As imagens selecionadas nos livros didáticos de Ciências representam corpo e gênero conforme valores e verdades estabelecidos nessa cultura silenciando sobre formas menos rígidas e mais abrangentes acerca das representações de corpo, gênero e sexualidade.application/pdfporLivro didáticoEnsino fundamentalCiênciasRepresentações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoEspecialização em educação, sexualidade e relações de gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000738027.pdf000738027.pdfTexto completoapplication/pdf1494254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21847/1/000738027.pdfad58565f343f54c0278e013f6bc3464fMD51TEXT000738027.pdf.txt000738027.pdf.txtExtracted Texttext/plain59326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21847/2/000738027.pdf.txtc4ee39039daed66c40036f8d9b60fcbcMD52THUMBNAIL000738027.pdf.jpg000738027.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21847/3/000738027.pdf.jpgcb56365316aee653275534cfa9e35bfcMD5310183/218472018-10-17 07:47:19.739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21847Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:47:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Taufer, Isabel Cristina Brandão
Livro didático
Ensino fundamental
Ciências
title_short Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
author Taufer, Isabel Cristina Brandão
author_facet Taufer, Isabel Cristina Brandão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taufer, Isabel Cristina Brandão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Luís Henrique Sacchi dos
contributor_str_mv Santos, Luís Henrique Sacchi dos
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Ensino fundamental
Ciências
topic Livro didático
Ensino fundamental
Ciências
description Esta monografia foi pensada e desenvolvida com base na teoria pós-estruturalista.Visa investigar como o masculino e o feminino estão representados no livro didático de Ciências de 1ª a 4ª séries e como os livros didáticos representam o corpo, constroem e instituem/reproduzem representações de gênero. A análise deu-se a partir das imagens presentes nos livros didáticos, tomando como referência os seguintes marcadores: atividade física, profissão, brincadeiras/lazer, higiene pessoal, aulas práticas de Ciências, cuidado de crianças, ambientes ocupados por mulheres/cozinha, ambiente ocupados por homens/cozinha, ambientes ocupados por mulheres/outros e ambientes ocupados por homens/outros. A análise mostrou que na maior parte das vezes a mulher está representada ocupando o ambiente doméstico, especialmente a cozinha, no cuidado de crianças, na higiene pessoal e exercendo atividades profissionais tradicionalmente femininas (professora, enfermeira e artesã). Os homens aparecem praticando atividades físicas, brincadeiras e ocupando ambientes não privados. As imagens selecionadas nos livros didáticos de Ciências representam corpo e gênero conforme valores e verdades estabelecidos nessa cultura silenciando sobre formas menos rígidas e mais abrangentes acerca das representações de corpo, gênero e sexualidade.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-11T04:16:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21847
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000738027
url http://hdl.handle.net/10183/21847
identifier_str_mv 000738027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21847/1/000738027.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21847/2/000738027.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21847/3/000738027.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ad58565f343f54c0278e013f6bc3464f
c4ee39039daed66c40036f8d9b60fcbc
cb56365316aee653275534cfa9e35bfc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447038120165376