Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/21847 |
Resumo: | Esta monografia foi pensada e desenvolvida com base na teoria pós-estruturalista.Visa investigar como o masculino e o feminino estão representados no livro didático de Ciências de 1ª a 4ª séries e como os livros didáticos representam o corpo, constroem e instituem/reproduzem representações de gênero. A análise deu-se a partir das imagens presentes nos livros didáticos, tomando como referência os seguintes marcadores: atividade física, profissão, brincadeiras/lazer, higiene pessoal, aulas práticas de Ciências, cuidado de crianças, ambientes ocupados por mulheres/cozinha, ambiente ocupados por homens/cozinha, ambientes ocupados por mulheres/outros e ambientes ocupados por homens/outros. A análise mostrou que na maior parte das vezes a mulher está representada ocupando o ambiente doméstico, especialmente a cozinha, no cuidado de crianças, na higiene pessoal e exercendo atividades profissionais tradicionalmente femininas (professora, enfermeira e artesã). Os homens aparecem praticando atividades físicas, brincadeiras e ocupando ambientes não privados. As imagens selecionadas nos livros didáticos de Ciências representam corpo e gênero conforme valores e verdades estabelecidos nessa cultura silenciando sobre formas menos rígidas e mais abrangentes acerca das representações de corpo, gênero e sexualidade. |
id |
UFRGS-2_54bb802262ed8ea4c9d2b5dc417554b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21847 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Taufer, Isabel Cristina BrandãoSantos, Luís Henrique Sacchi dos2010-05-11T04:16:04Z2009http://hdl.handle.net/10183/21847000738027Esta monografia foi pensada e desenvolvida com base na teoria pós-estruturalista.Visa investigar como o masculino e o feminino estão representados no livro didático de Ciências de 1ª a 4ª séries e como os livros didáticos representam o corpo, constroem e instituem/reproduzem representações de gênero. A análise deu-se a partir das imagens presentes nos livros didáticos, tomando como referência os seguintes marcadores: atividade física, profissão, brincadeiras/lazer, higiene pessoal, aulas práticas de Ciências, cuidado de crianças, ambientes ocupados por mulheres/cozinha, ambiente ocupados por homens/cozinha, ambientes ocupados por mulheres/outros e ambientes ocupados por homens/outros. A análise mostrou que na maior parte das vezes a mulher está representada ocupando o ambiente doméstico, especialmente a cozinha, no cuidado de crianças, na higiene pessoal e exercendo atividades profissionais tradicionalmente femininas (professora, enfermeira e artesã). Os homens aparecem praticando atividades físicas, brincadeiras e ocupando ambientes não privados. As imagens selecionadas nos livros didáticos de Ciências representam corpo e gênero conforme valores e verdades estabelecidos nessa cultura silenciando sobre formas menos rígidas e mais abrangentes acerca das representações de corpo, gênero e sexualidade.application/pdfporLivro didáticoEnsino fundamentalCiênciasRepresentações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoEspecialização em educação, sexualidade e relações de gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000738027.pdf000738027.pdfTexto completoapplication/pdf1494254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21847/1/000738027.pdfad58565f343f54c0278e013f6bc3464fMD51TEXT000738027.pdf.txt000738027.pdf.txtExtracted Texttext/plain59326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21847/2/000738027.pdf.txtc4ee39039daed66c40036f8d9b60fcbcMD52THUMBNAIL000738027.pdf.jpg000738027.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21847/3/000738027.pdf.jpgcb56365316aee653275534cfa9e35bfcMD5310183/218472018-10-17 07:47:19.739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21847Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:47:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental Taufer, Isabel Cristina Brandão Livro didático Ensino fundamental Ciências |
title_short |
Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Representações de gênero no livro didático de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Taufer, Isabel Cristina Brandão |
author_facet |
Taufer, Isabel Cristina Brandão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taufer, Isabel Cristina Brandão |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Luís Henrique Sacchi dos |
contributor_str_mv |
Santos, Luís Henrique Sacchi dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Ensino fundamental Ciências |
topic |
Livro didático Ensino fundamental Ciências |
description |
Esta monografia foi pensada e desenvolvida com base na teoria pós-estruturalista.Visa investigar como o masculino e o feminino estão representados no livro didático de Ciências de 1ª a 4ª séries e como os livros didáticos representam o corpo, constroem e instituem/reproduzem representações de gênero. A análise deu-se a partir das imagens presentes nos livros didáticos, tomando como referência os seguintes marcadores: atividade física, profissão, brincadeiras/lazer, higiene pessoal, aulas práticas de Ciências, cuidado de crianças, ambientes ocupados por mulheres/cozinha, ambiente ocupados por homens/cozinha, ambientes ocupados por mulheres/outros e ambientes ocupados por homens/outros. A análise mostrou que na maior parte das vezes a mulher está representada ocupando o ambiente doméstico, especialmente a cozinha, no cuidado de crianças, na higiene pessoal e exercendo atividades profissionais tradicionalmente femininas (professora, enfermeira e artesã). Os homens aparecem praticando atividades físicas, brincadeiras e ocupando ambientes não privados. As imagens selecionadas nos livros didáticos de Ciências representam corpo e gênero conforme valores e verdades estabelecidos nessa cultura silenciando sobre formas menos rígidas e mais abrangentes acerca das representações de corpo, gênero e sexualidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-05-11T04:16:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/21847 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000738027 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/21847 |
identifier_str_mv |
000738027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21847/1/000738027.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21847/2/000738027.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21847/3/000738027.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad58565f343f54c0278e013f6bc3464f c4ee39039daed66c40036f8d9b60fcbc cb56365316aee653275534cfa9e35bfc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447038120165376 |