Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darroz, Luiz Marcelo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218309
Resumo: Neste relato, apresentamos o processo de elaboração e de desenvolvimento de uma proposta didática sobre conceitos básicos de astronomia, pedagogicamente fundamentada na Aprendizagem Significativa. A proposta didática foi desenvolvida por meio de um curso de extensão com um grupo de 13 estudantes concluintes do curso de formação de professores em nível médio de uma escola pública da cidade de Passo Fundo, RS. O foco do trabalho centrou-se no ensino de conceitos básicos de astronomia. Desenvolveu-se a metodologia de ensino com a abordagem de tais conceitos a partir das concepções presentes na estrutura cognitiva dos estudantes. Os indícios da aprendizagem significativa foram obtidos por meio de instrumentos de pesquisa e avaliação, como mapas conceituais e representações dos conteúdos estudados, em que os estudantes foram solicitados a transpor os assuntos abordados em novos contextos. Os resultados obtidos nos questionários de verificação da aprendizagem chegaram a 84% de acertos. Através dos registros dos encontros e das representações por desenhos dos conceitos obtidos, observou-se que os estudantes compreenderam genuinamente os assuntos abordados. Os mapas conceituais demonstraram que os estudantes foram capazes de estabelecer uma diferenciação progressiva e uma reconciliação integrativa dos conceitos. Assim, conclui-se que uma metodologia com enfoque em um conteúdo significativo ao estudante é fundamental para desenvolver nele o prazer pela ciência, a construção de significado e a valorização do que está sendo aprendido.
id UFRGS-2_551208084dc7e44885355b904710c1ab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218309
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Darroz, Luiz MarceloSantos, Flávia Maria Teixeira dos2021-03-02T04:15:56Z20121982-2413http://hdl.handle.net/10183/218309000877109Neste relato, apresentamos o processo de elaboração e de desenvolvimento de uma proposta didática sobre conceitos básicos de astronomia, pedagogicamente fundamentada na Aprendizagem Significativa. A proposta didática foi desenvolvida por meio de um curso de extensão com um grupo de 13 estudantes concluintes do curso de formação de professores em nível médio de uma escola pública da cidade de Passo Fundo, RS. O foco do trabalho centrou-se no ensino de conceitos básicos de astronomia. Desenvolveu-se a metodologia de ensino com a abordagem de tais conceitos a partir das concepções presentes na estrutura cognitiva dos estudantes. Os indícios da aprendizagem significativa foram obtidos por meio de instrumentos de pesquisa e avaliação, como mapas conceituais e representações dos conteúdos estudados, em que os estudantes foram solicitados a transpor os assuntos abordados em novos contextos. Os resultados obtidos nos questionários de verificação da aprendizagem chegaram a 84% de acertos. Através dos registros dos encontros e das representações por desenhos dos conceitos obtidos, observou-se que os estudantes compreenderam genuinamente os assuntos abordados. Os mapas conceituais demonstraram que os estudantes foram capazes de estabelecer uma diferenciação progressiva e uma reconciliação integrativa dos conceitos. Assim, conclui-se que uma metodologia com enfoque em um conteúdo significativo ao estudante é fundamental para desenvolver nele o prazer pela ciência, a construção de significado e a valorização do que está sendo aprendido.In this report, we present the process of drawing up and developing a didactic proposal about basic concepts of Astronomy, based pedagogically on Meaningful Learning. The didactic proposal has been developed by means of an extension course with a group of 13 students of the shaping course of secondary level teachers of a public school of the town of Passo Fundo, RS. The focus of the work aimed at the teaching of basic concepts of Astronomy. One has developed the teaching methodology with the approach of such concepts following from the conceptions which are present in the students’ cognitive structure. The traces of meaningful learning have been obtained by means of instruments of research and evaluation, such as conceptual maps and role playing of the studied contents where the students were asked to transpose the approached subjects into new contexts. The obtained results from the learning questionnaires reached the rate of 84% hits. Through the registers of the meetings and the representations by drawings of the obtained concepts, one has noticed that the students have genuinely understood the approached subjects. The conceptual maps have shown that the students were able to establish a progressive differentiation and an integrative reconciliation of the concepts. Thus, one concludes that a methodology focused on the meaningful concept is fundamental for the students to develop in themselves the pleasure in science, the building of meaning and the appreciation of what is being learned.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá (MT). Vol. 7, n. 2, (2012), p. 1-13ProfessorFormaçãoAstronomiaEnsino médioAstronomyTeaching of physicsTeaching of science in basic educationShaping of teachersMeaningful learningPromovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000877109.pdf.txt000877109.pdf.txtExtracted Texttext/plain42491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218309/2/000877109.pdf.txtca476312d21d36f506c665ee59707ad6MD52ORIGINAL000877109.pdfTexto completoapplication/pdf622324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218309/1/000877109.pdf38f33dae95c13c81350d9d16dd3ff541MD5110183/2183092021-05-07 04:49:22.417434oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218309Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:49:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio
title Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio
spellingShingle Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio
Darroz, Luiz Marcelo
Professor
Formação
Astronomia
Ensino médio
Astronomy
Teaching of physics
Teaching of science in basic education
Shaping of teachers
Meaningful learning
title_short Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio
title_full Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio
title_fullStr Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio
title_full_unstemmed Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio
title_sort Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio
author Darroz, Luiz Marcelo
author_facet Darroz, Luiz Marcelo
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author_role author
author2 Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Darroz, Luiz Marcelo
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Astronomia
Ensino médio
topic Professor
Formação
Astronomia
Ensino médio
Astronomy
Teaching of physics
Teaching of science in basic education
Shaping of teachers
Meaningful learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Astronomy
Teaching of physics
Teaching of science in basic education
Shaping of teachers
Meaningful learning
description Neste relato, apresentamos o processo de elaboração e de desenvolvimento de uma proposta didática sobre conceitos básicos de astronomia, pedagogicamente fundamentada na Aprendizagem Significativa. A proposta didática foi desenvolvida por meio de um curso de extensão com um grupo de 13 estudantes concluintes do curso de formação de professores em nível médio de uma escola pública da cidade de Passo Fundo, RS. O foco do trabalho centrou-se no ensino de conceitos básicos de astronomia. Desenvolveu-se a metodologia de ensino com a abordagem de tais conceitos a partir das concepções presentes na estrutura cognitiva dos estudantes. Os indícios da aprendizagem significativa foram obtidos por meio de instrumentos de pesquisa e avaliação, como mapas conceituais e representações dos conteúdos estudados, em que os estudantes foram solicitados a transpor os assuntos abordados em novos contextos. Os resultados obtidos nos questionários de verificação da aprendizagem chegaram a 84% de acertos. Através dos registros dos encontros e das representações por desenhos dos conceitos obtidos, observou-se que os estudantes compreenderam genuinamente os assuntos abordados. Os mapas conceituais demonstraram que os estudantes foram capazes de estabelecer uma diferenciação progressiva e uma reconciliação integrativa dos conceitos. Assim, conclui-se que uma metodologia com enfoque em um conteúdo significativo ao estudante é fundamental para desenvolver nele o prazer pela ciência, a construção de significado e a valorização do que está sendo aprendido.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-02T04:15:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218309
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-2413
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000877109
identifier_str_mv 1982-2413
000877109
url http://hdl.handle.net/10183/218309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá (MT). Vol. 7, n. 2, (2012), p. 1-13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218309/2/000877109.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218309/1/000877109.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ca476312d21d36f506c665ee59707ad6
38f33dae95c13c81350d9d16dd3ff541
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225008947658752