Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218309 |
Resumo: | Neste relato, apresentamos o processo de elaboração e de desenvolvimento de uma proposta didática sobre conceitos básicos de astronomia, pedagogicamente fundamentada na Aprendizagem Significativa. A proposta didática foi desenvolvida por meio de um curso de extensão com um grupo de 13 estudantes concluintes do curso de formação de professores em nível médio de uma escola pública da cidade de Passo Fundo, RS. O foco do trabalho centrou-se no ensino de conceitos básicos de astronomia. Desenvolveu-se a metodologia de ensino com a abordagem de tais conceitos a partir das concepções presentes na estrutura cognitiva dos estudantes. Os indícios da aprendizagem significativa foram obtidos por meio de instrumentos de pesquisa e avaliação, como mapas conceituais e representações dos conteúdos estudados, em que os estudantes foram solicitados a transpor os assuntos abordados em novos contextos. Os resultados obtidos nos questionários de verificação da aprendizagem chegaram a 84% de acertos. Através dos registros dos encontros e das representações por desenhos dos conceitos obtidos, observou-se que os estudantes compreenderam genuinamente os assuntos abordados. Os mapas conceituais demonstraram que os estudantes foram capazes de estabelecer uma diferenciação progressiva e uma reconciliação integrativa dos conceitos. Assim, conclui-se que uma metodologia com enfoque em um conteúdo significativo ao estudante é fundamental para desenvolver nele o prazer pela ciência, a construção de significado e a valorização do que está sendo aprendido. |
id |
UFRGS-2_551208084dc7e44885355b904710c1ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218309 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Darroz, Luiz MarceloSantos, Flávia Maria Teixeira dos2021-03-02T04:15:56Z20121982-2413http://hdl.handle.net/10183/218309000877109Neste relato, apresentamos o processo de elaboração e de desenvolvimento de uma proposta didática sobre conceitos básicos de astronomia, pedagogicamente fundamentada na Aprendizagem Significativa. A proposta didática foi desenvolvida por meio de um curso de extensão com um grupo de 13 estudantes concluintes do curso de formação de professores em nível médio de uma escola pública da cidade de Passo Fundo, RS. O foco do trabalho centrou-se no ensino de conceitos básicos de astronomia. Desenvolveu-se a metodologia de ensino com a abordagem de tais conceitos a partir das concepções presentes na estrutura cognitiva dos estudantes. Os indícios da aprendizagem significativa foram obtidos por meio de instrumentos de pesquisa e avaliação, como mapas conceituais e representações dos conteúdos estudados, em que os estudantes foram solicitados a transpor os assuntos abordados em novos contextos. Os resultados obtidos nos questionários de verificação da aprendizagem chegaram a 84% de acertos. Através dos registros dos encontros e das representações por desenhos dos conceitos obtidos, observou-se que os estudantes compreenderam genuinamente os assuntos abordados. Os mapas conceituais demonstraram que os estudantes foram capazes de estabelecer uma diferenciação progressiva e uma reconciliação integrativa dos conceitos. Assim, conclui-se que uma metodologia com enfoque em um conteúdo significativo ao estudante é fundamental para desenvolver nele o prazer pela ciência, a construção de significado e a valorização do que está sendo aprendido.In this report, we present the process of drawing up and developing a didactic proposal about basic concepts of Astronomy, based pedagogically on Meaningful Learning. The didactic proposal has been developed by means of an extension course with a group of 13 students of the shaping course of secondary level teachers of a public school of the town of Passo Fundo, RS. The focus of the work aimed at the teaching of basic concepts of Astronomy. One has developed the teaching methodology with the approach of such concepts following from the conceptions which are present in the students’ cognitive structure. The traces of meaningful learning have been obtained by means of instruments of research and evaluation, such as conceptual maps and role playing of the studied contents where the students were asked to transpose the approached subjects into new contexts. The obtained results from the learning questionnaires reached the rate of 84% hits. Through the registers of the meetings and the representations by drawings of the obtained concepts, one has noticed that the students have genuinely understood the approached subjects. The conceptual maps have shown that the students were able to establish a progressive differentiation and an integrative reconciliation of the concepts. Thus, one concludes that a methodology focused on the meaningful concept is fundamental for the students to develop in themselves the pleasure in science, the building of meaning and the appreciation of what is being learned.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá (MT). Vol. 7, n. 2, (2012), p. 1-13ProfessorFormaçãoAstronomiaEnsino médioAstronomyTeaching of physicsTeaching of science in basic educationShaping of teachersMeaningful learningPromovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000877109.pdf.txt000877109.pdf.txtExtracted Texttext/plain42491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218309/2/000877109.pdf.txtca476312d21d36f506c665ee59707ad6MD52ORIGINAL000877109.pdfTexto completoapplication/pdf622324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218309/1/000877109.pdf38f33dae95c13c81350d9d16dd3ff541MD5110183/2183092021-05-07 04:49:22.417434oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218309Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:49:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio |
title |
Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio |
spellingShingle |
Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio Darroz, Luiz Marcelo Professor Formação Astronomia Ensino médio Astronomy Teaching of physics Teaching of science in basic education Shaping of teachers Meaningful learning |
title_short |
Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio |
title_full |
Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio |
title_fullStr |
Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio |
title_full_unstemmed |
Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio |
title_sort |
Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio |
author |
Darroz, Luiz Marcelo |
author_facet |
Darroz, Luiz Marcelo Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darroz, Luiz Marcelo Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Astronomia Ensino médio |
topic |
Professor Formação Astronomia Ensino médio Astronomy Teaching of physics Teaching of science in basic education Shaping of teachers Meaningful learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Astronomy Teaching of physics Teaching of science in basic education Shaping of teachers Meaningful learning |
description |
Neste relato, apresentamos o processo de elaboração e de desenvolvimento de uma proposta didática sobre conceitos básicos de astronomia, pedagogicamente fundamentada na Aprendizagem Significativa. A proposta didática foi desenvolvida por meio de um curso de extensão com um grupo de 13 estudantes concluintes do curso de formação de professores em nível médio de uma escola pública da cidade de Passo Fundo, RS. O foco do trabalho centrou-se no ensino de conceitos básicos de astronomia. Desenvolveu-se a metodologia de ensino com a abordagem de tais conceitos a partir das concepções presentes na estrutura cognitiva dos estudantes. Os indícios da aprendizagem significativa foram obtidos por meio de instrumentos de pesquisa e avaliação, como mapas conceituais e representações dos conteúdos estudados, em que os estudantes foram solicitados a transpor os assuntos abordados em novos contextos. Os resultados obtidos nos questionários de verificação da aprendizagem chegaram a 84% de acertos. Através dos registros dos encontros e das representações por desenhos dos conceitos obtidos, observou-se que os estudantes compreenderam genuinamente os assuntos abordados. Os mapas conceituais demonstraram que os estudantes foram capazes de estabelecer uma diferenciação progressiva e uma reconciliação integrativa dos conceitos. Assim, conclui-se que uma metodologia com enfoque em um conteúdo significativo ao estudante é fundamental para desenvolver nele o prazer pela ciência, a construção de significado e a valorização do que está sendo aprendido. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-02T04:15:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218309 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-2413 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000877109 |
identifier_str_mv |
1982-2413 000877109 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá (MT). Vol. 7, n. 2, (2012), p. 1-13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218309/2/000877109.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218309/1/000877109.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ca476312d21d36f506c665ee59707ad6 38f33dae95c13c81350d9d16dd3ff541 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225008947658752 |