Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116654 |
Resumo: | É descrita uma experiência de ensino através da qual se procurou mostrar a futuros professores de Física, no ensino médio, como identificar e como enfrentar as dificuldades conceituais de seus alunos, a partir do reconhecimento de suas próprias dificuldades. Passou-se, então, a operar de diversas formas sobre essas dificuldades, mas sempre conduzindo o processo ensino-aprendizagem de modo a nele engajar ativamente os futuros professores. Nesse processo, a experimentação acoplada à teoria teve papel fundamental. São apresentados resultados qualitativos e quantitativos. |
id |
UFRGS-2_551e4ecb06730222b8c5a359aa4caf4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116654 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Axt, RolandoMoreira, Marco AntonioSilveira, Fernando Lang da2015-05-20T02:00:46Z19900102-4744http://hdl.handle.net/10183/116654000055204É descrita uma experiência de ensino através da qual se procurou mostrar a futuros professores de Física, no ensino médio, como identificar e como enfrentar as dificuldades conceituais de seus alunos, a partir do reconhecimento de suas próprias dificuldades. Passou-se, então, a operar de diversas formas sobre essas dificuldades, mas sempre conduzindo o processo ensino-aprendizagem de modo a nele engajar ativamente os futuros professores. Nesse processo, a experimentação acoplada à teoria teve papel fundamental. São apresentados resultados qualitativos e quantitativos.A teaching situation is described in which an attempt was made to show to prospective high school physics teachers how to identify and face the conceptual difficulties of their students taking their own difficulties as a starting point. These difficulties were approached in several ways but always actively engaging the teachers-to-be in the teaching-learning process. In this process, experimentation coupled to theory had a fundamental role. Qualitative and quantitative results are reported.application/pdfporRevista de ensino de física. Vol. 12 (dez. 1990), p. 139-158Formação de conceitoEnsino de físicaExperimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em físicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000055204.pdf.txt000055204.pdf.txtExtracted Texttext/plain39869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116654/2/000055204.pdf.txt0c66d30634d034599e8470209615db5dMD52ORIGINAL000055204.pdf000055204.pdfTexto completoapplication/pdf1350567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116654/1/000055204.pdf9084fbe71564bfebdd8c86235a9ecd52MD51THUMBNAIL000055204.pdf.jpg000055204.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116654/3/000055204.pdf.jpgd3e942dc7834c1ddaa54125f03e1b445MD5310183/1166542024-05-08 06:40:53.633246oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116654Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-08T09:40:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física |
title |
Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física |
spellingShingle |
Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física Axt, Rolando Formação de conceito Ensino de física |
title_short |
Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física |
title_full |
Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física |
title_fullStr |
Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física |
title_full_unstemmed |
Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física |
title_sort |
Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física |
author |
Axt, Rolando |
author_facet |
Axt, Rolando Moreira, Marco Antonio Silveira, Fernando Lang da |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marco Antonio Silveira, Fernando Lang da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Axt, Rolando Moreira, Marco Antonio Silveira, Fernando Lang da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de conceito Ensino de física |
topic |
Formação de conceito Ensino de física |
description |
É descrita uma experiência de ensino através da qual se procurou mostrar a futuros professores de Física, no ensino médio, como identificar e como enfrentar as dificuldades conceituais de seus alunos, a partir do reconhecimento de suas próprias dificuldades. Passou-se, então, a operar de diversas formas sobre essas dificuldades, mas sempre conduzindo o processo ensino-aprendizagem de modo a nele engajar ativamente os futuros professores. Nesse processo, a experimentação acoplada à teoria teve papel fundamental. São apresentados resultados qualitativos e quantitativos. |
publishDate |
1990 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1990 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-20T02:00:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/116654 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-4744 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000055204 |
identifier_str_mv |
0102-4744 000055204 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/116654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de ensino de física. Vol. 12 (dez. 1990), p. 139-158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116654/2/000055204.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116654/1/000055204.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116654/3/000055204.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c66d30634d034599e8470209615db5d 9084fbe71564bfebdd8c86235a9ecd52 d3e942dc7834c1ddaa54125f03e1b445 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447582716985344 |