Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Axt, Rolando
Data de Publicação: 1990
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio, Silveira, Fernando Lang da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116654
Resumo: É descrita uma experiência de ensino através da qual se procurou mostrar a futuros professores de Física, no ensino médio, como identificar e como enfrentar as dificuldades conceituais de seus alunos, a partir do reconhecimento de suas próprias dificuldades. Passou-se, então, a operar de diversas formas sobre essas dificuldades, mas sempre conduzindo o processo ensino-aprendizagem de modo a nele engajar ativamente os futuros professores. Nesse processo, a experimentação acoplada à teoria teve papel fundamental. São apresentados resultados qualitativos e quantitativos.
id UFRGS-2_551e4ecb06730222b8c5a359aa4caf4b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116654
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Axt, RolandoMoreira, Marco AntonioSilveira, Fernando Lang da2015-05-20T02:00:46Z19900102-4744http://hdl.handle.net/10183/116654000055204É descrita uma experiência de ensino através da qual se procurou mostrar a futuros professores de Física, no ensino médio, como identificar e como enfrentar as dificuldades conceituais de seus alunos, a partir do reconhecimento de suas próprias dificuldades. Passou-se, então, a operar de diversas formas sobre essas dificuldades, mas sempre conduzindo o processo ensino-aprendizagem de modo a nele engajar ativamente os futuros professores. Nesse processo, a experimentação acoplada à teoria teve papel fundamental. São apresentados resultados qualitativos e quantitativos.A teaching situation is described in which an attempt was made to show to prospective high school physics teachers how to identify and face the conceptual difficulties of their students taking their own difficulties as a starting point. These difficulties were approached in several ways but always actively engaging the teachers-to-be in the teaching-learning process. In this process, experimentation coupled to theory had a fundamental role. Qualitative and quantitative results are reported.application/pdfporRevista de ensino de física. Vol. 12 (dez. 1990), p. 139-158Formação de conceitoEnsino de físicaExperimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em físicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000055204.pdf.txt000055204.pdf.txtExtracted Texttext/plain39869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116654/2/000055204.pdf.txt0c66d30634d034599e8470209615db5dMD52ORIGINAL000055204.pdf000055204.pdfTexto completoapplication/pdf1350567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116654/1/000055204.pdf9084fbe71564bfebdd8c86235a9ecd52MD51THUMBNAIL000055204.pdf.jpg000055204.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116654/3/000055204.pdf.jpgd3e942dc7834c1ddaa54125f03e1b445MD5310183/1166542024-05-08 06:40:53.633246oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116654Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-08T09:40:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física
title Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física
spellingShingle Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física
Axt, Rolando
Formação de conceito
Ensino de física
title_short Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física
title_full Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física
title_fullStr Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física
title_full_unstemmed Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física
title_sort Experimentacao seletiva e associada a teoria como estratégia para facilitar a reformulação conceitual em física
author Axt, Rolando
author_facet Axt, Rolando
Moreira, Marco Antonio
Silveira, Fernando Lang da
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
Silveira, Fernando Lang da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Axt, Rolando
Moreira, Marco Antonio
Silveira, Fernando Lang da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de conceito
Ensino de física
topic Formação de conceito
Ensino de física
description É descrita uma experiência de ensino através da qual se procurou mostrar a futuros professores de Física, no ensino médio, como identificar e como enfrentar as dificuldades conceituais de seus alunos, a partir do reconhecimento de suas próprias dificuldades. Passou-se, então, a operar de diversas formas sobre essas dificuldades, mas sempre conduzindo o processo ensino-aprendizagem de modo a nele engajar ativamente os futuros professores. Nesse processo, a experimentação acoplada à teoria teve papel fundamental. São apresentados resultados qualitativos e quantitativos.
publishDate 1990
dc.date.issued.fl_str_mv 1990
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-20T02:00:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116654
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4744
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000055204
identifier_str_mv 0102-4744
000055204
url http://hdl.handle.net/10183/116654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de ensino de física. Vol. 12 (dez. 1990), p. 139-158
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116654/2/000055204.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116654/1/000055204.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116654/3/000055204.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c66d30634d034599e8470209615db5d
9084fbe71564bfebdd8c86235a9ecd52
d3e942dc7834c1ddaa54125f03e1b445
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447582716985344