Vivências e desafios de alunas meninas em uma escola agrícola de turno integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Adriana S.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88062
Resumo: O artigo discute questões pertinentes ao campo dos estudos de gênero e as relações de poder que estão atreladas a este tema. Mais precisamente, analisa as relações de gênero existentes dentro de uma escola agrícola localizada na cidade de Viamão/RS. Tem como questões centrais as perguntas: o que leva, na contemporaneidade, que meninas queiram estudar em uma escola caracterizada por um currículo historicamente masculino? Como elas percebem as relações de gênero dentro desse espaço? O trabalho de campo, caracterizado como um estudo de caso, é constituído por sete entrevistas com alunas e uma entrevista com a diretora da escola. Percebeu-se através das entrevistas que, lentamente, algumas alunas estão ‘transgredindo’ certos pressupostos da ordem estabelecida, fazendo com que se repensem práticas curriculares numa instituição em que o currículo ainda privilegia o sujeito masculino.
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