O turno integral na perspectiva da comunidade escolar da EMEF Erna Würt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velasques, Luciane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88112
Resumo: A pesquisa desenvolvida constitui em mostrar a visão da comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erna Würth sobre a implantação do projeto de Turno Integral que ocorreu no presente ano. A escola em questão está inserida no bairro Guajuviras, Canoas/RS, e é frequentada por uma comunidade na sua maioria carente. No ano de 2012, a escola trabalhava apenas com o Programa Mais Educação como perspectiva de Turno Integral, contando assim com oficineiros, para atender o máximo de 240 alunos que ficavam na escola mais três horas no turno inverso da aula regular. Pensou-se então em um projeto que contemplasse alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental de 1º ano ao 4º ano, usando como complemento de organização e pessoal o Programa Mais Educação para tornar a idéia possível. No final de 2012 o projeto foi apresentado aos professores das turmas envolvidas e aos oficineiros do Programa Mais Educação, inicialmente o projeto previa o Turno Integral com funcionamento das 9 horas às 16 horas, como já acontecia com quem freqüentava o Programa. No início do ano letivo, quando a proposta foi apresentada aos pais, alguns foram contrários e optaram por seus filhos não participarem do Turno Integral, outros no decorrer do primeiro mês de projeto, transferiram seus filhos para uma escola vizinha. Diante de atitudes como essas, saber o que a comunidade pensa em relação ao projeto pode ser uma forma de melhorar essa implantação ou adequar algumas situações presentes em sua organização. As pessoas entrevistadas foram questionadas sobre o que pensavam em relação ao Turno Integral, a importância do projeto em relação à educação do seu filho, pontos positivos e negativos, além de relatos sobre as aulas complementares. As informações observadas e coletadas através de entrevistas com professores, pais e alunos serviram para refletir sobre as formas de implantação e organização do Turno Integral neste período. A falta de professores, a mudança de horário e estrutura das aulas complementares, foram fatores que contribuíram para que alguns pais, principalmente, vissem uma desorganização do projeto. Porém no geral, a comunidade tem uma visão promissora do Turno Integral, com a confiança de segurança e cuidado dos seus filhos. Alunos gostando de ficar mais tempo com os amigos e professores. Professores trabalhando em prol de uma educação integral. Enfim, a pesquisa mostra que a visão da comunidade escolar é positiva e o projeto bem aceito apesar dos contratempos.
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