Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Karen Cardoso
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36806
Resumo: A presente monografia é o planejamento de um aplicativo educacional digital, no formato de histórias em quadrinhos, tendo como conteúdo do aprendizado situações encontradas pelo aluno de Enfermagem durante sua vivência no campo de estágio. A tomada de decisão é um dos aspectos de suma importância para o desenvolvimento das atividades profissionais do Enfermeiro, envolvendo decisões na assistência, relacionamento com pessoas, disponibilização de recursos humanos e materiais. Na graduação em Enfermagem o ensino dos aspectos teóricos da tomada de decisão estão ligados a diversos aspectos da rotina do Enfermeiro, e permeiam toda a sua formação. Tomando por base teórica Piaget e a sua visão sobre os mecanismos que as atividades lúdicas desencadeiam no indivíduo, o significado do lúdico, e a forma com que as atividades lúdicas podem promover o aprendizado, o aplicativo educacional foi planejada e idealizada sob o formato de quadrinhos digitais. O público alvo para o uso deste aplicativo seriam os alunos do 3o semestre do curso de graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, cursando a disciplina de Administração I. A metodologia para desenvolvimento da ferramenta segue as seguintes etapas: delimitação do problema, proposta dos objetivos, delimitação do público alvo, busca e seleção do conteúdo da aplicação e do embasamento teórico, escolha da metodologia, escolha dos recursos e mídias utilizadas, criação do roteiro baseado nas vivências dos alunos de uma universidade pública, criação do Storyboard, construção de protótipo da aplicação educacional. Á partir da construção do protótipo planejado, espera-se auxiliar o aluno na tomada de decisão, e na análise crítica do contexto das situações propostas, utilizando os aspectos teóricos de resolução de problemas.
id UFRGS-2_552e50e055dcb5782e43dd292016babb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36806
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Caetano, Karen CardosoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoFalkembach, Gilse Antoninha Morgental2012-01-24T01:20:06Z2005http://hdl.handle.net/10183/36806000486927A presente monografia é o planejamento de um aplicativo educacional digital, no formato de histórias em quadrinhos, tendo como conteúdo do aprendizado situações encontradas pelo aluno de Enfermagem durante sua vivência no campo de estágio. A tomada de decisão é um dos aspectos de suma importância para o desenvolvimento das atividades profissionais do Enfermeiro, envolvendo decisões na assistência, relacionamento com pessoas, disponibilização de recursos humanos e materiais. Na graduação em Enfermagem o ensino dos aspectos teóricos da tomada de decisão estão ligados a diversos aspectos da rotina do Enfermeiro, e permeiam toda a sua formação. Tomando por base teórica Piaget e a sua visão sobre os mecanismos que as atividades lúdicas desencadeiam no indivíduo, o significado do lúdico, e a forma com que as atividades lúdicas podem promover o aprendizado, o aplicativo educacional foi planejada e idealizada sob o formato de quadrinhos digitais. O público alvo para o uso deste aplicativo seriam os alunos do 3o semestre do curso de graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, cursando a disciplina de Administração I. A metodologia para desenvolvimento da ferramenta segue as seguintes etapas: delimitação do problema, proposta dos objetivos, delimitação do público alvo, busca e seleção do conteúdo da aplicação e do embasamento teórico, escolha da metodologia, escolha dos recursos e mídias utilizadas, criação do roteiro baseado nas vivências dos alunos de uma universidade pública, criação do Storyboard, construção de protótipo da aplicação educacional. Á partir da construção do protótipo planejado, espera-se auxiliar o aluno na tomada de decisão, e na análise crítica do contexto das situações propostas, utilizando os aspectos teóricos de resolução de problemas.application/pdfporUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem.Software educacionalTomada de decisãoEnfermagemEstágioInformática na educaçãoComputador na educaçãoQuadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005especializaçãoCurso de Especialização em Informática Aplicada à Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000486927.pdf.txt000486927.pdf.txtExtracted Texttext/plain41143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36806/2/000486927.pdf.txt64df5e21bb13bc1adfbebed74b6582e0MD52ORIGINAL000486927.pdf000486927.pdfTexto completoapplication/pdf184478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36806/1/000486927.pdf98f47dc4af9e0ba70897b3258f180d80MD51THUMBNAIL000486927.pdf.jpg000486927.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36806/3/000486927.pdf.jpg116e47496edf80e2e316d3b97299c5d0MD5310183/368062018-10-08 08:03:31.752oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36806Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:03:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem
title Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem
spellingShingle Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem
Caetano, Karen Cardoso
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem.
Software educacional
Tomada de decisão
Enfermagem
Estágio
Informática na educação
Computador na educação
title_short Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem
title_full Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem
title_fullStr Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem
title_full_unstemmed Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem
title_sort Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem
author Caetano, Karen Cardoso
author_facet Caetano, Karen Cardoso
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Karen Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
contributor_str_mv Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem.
Software educacional
Tomada de decisão
Enfermagem
Estágio
Informática na educação
Computador na educação
topic Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem.
Software educacional
Tomada de decisão
Enfermagem
Estágio
Informática na educação
Computador na educação
description A presente monografia é o planejamento de um aplicativo educacional digital, no formato de histórias em quadrinhos, tendo como conteúdo do aprendizado situações encontradas pelo aluno de Enfermagem durante sua vivência no campo de estágio. A tomada de decisão é um dos aspectos de suma importância para o desenvolvimento das atividades profissionais do Enfermeiro, envolvendo decisões na assistência, relacionamento com pessoas, disponibilização de recursos humanos e materiais. Na graduação em Enfermagem o ensino dos aspectos teóricos da tomada de decisão estão ligados a diversos aspectos da rotina do Enfermeiro, e permeiam toda a sua formação. Tomando por base teórica Piaget e a sua visão sobre os mecanismos que as atividades lúdicas desencadeiam no indivíduo, o significado do lúdico, e a forma com que as atividades lúdicas podem promover o aprendizado, o aplicativo educacional foi planejada e idealizada sob o formato de quadrinhos digitais. O público alvo para o uso deste aplicativo seriam os alunos do 3o semestre do curso de graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, cursando a disciplina de Administração I. A metodologia para desenvolvimento da ferramenta segue as seguintes etapas: delimitação do problema, proposta dos objetivos, delimitação do público alvo, busca e seleção do conteúdo da aplicação e do embasamento teórico, escolha da metodologia, escolha dos recursos e mídias utilizadas, criação do roteiro baseado nas vivências dos alunos de uma universidade pública, criação do Storyboard, construção de protótipo da aplicação educacional. Á partir da construção do protótipo planejado, espera-se auxiliar o aluno na tomada de decisão, e na análise crítica do contexto das situações propostas, utilizando os aspectos teóricos de resolução de problemas.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-24T01:20:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36806
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000486927
url http://hdl.handle.net/10183/36806
identifier_str_mv 000486927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36806/2/000486927.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36806/1/000486927.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36806/3/000486927.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 64df5e21bb13bc1adfbebed74b6582e0
98f47dc4af9e0ba70897b3258f180d80
116e47496edf80e2e316d3b97299c5d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224421540626432