Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36806 |
Resumo: | A presente monografia é o planejamento de um aplicativo educacional digital, no formato de histórias em quadrinhos, tendo como conteúdo do aprendizado situações encontradas pelo aluno de Enfermagem durante sua vivência no campo de estágio. A tomada de decisão é um dos aspectos de suma importância para o desenvolvimento das atividades profissionais do Enfermeiro, envolvendo decisões na assistência, relacionamento com pessoas, disponibilização de recursos humanos e materiais. Na graduação em Enfermagem o ensino dos aspectos teóricos da tomada de decisão estão ligados a diversos aspectos da rotina do Enfermeiro, e permeiam toda a sua formação. Tomando por base teórica Piaget e a sua visão sobre os mecanismos que as atividades lúdicas desencadeiam no indivíduo, o significado do lúdico, e a forma com que as atividades lúdicas podem promover o aprendizado, o aplicativo educacional foi planejada e idealizada sob o formato de quadrinhos digitais. O público alvo para o uso deste aplicativo seriam os alunos do 3o semestre do curso de graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, cursando a disciplina de Administração I. A metodologia para desenvolvimento da ferramenta segue as seguintes etapas: delimitação do problema, proposta dos objetivos, delimitação do público alvo, busca e seleção do conteúdo da aplicação e do embasamento teórico, escolha da metodologia, escolha dos recursos e mídias utilizadas, criação do roteiro baseado nas vivências dos alunos de uma universidade pública, criação do Storyboard, construção de protótipo da aplicação educacional. Á partir da construção do protótipo planejado, espera-se auxiliar o aluno na tomada de decisão, e na análise crítica do contexto das situações propostas, utilizando os aspectos teóricos de resolução de problemas. |
id |
UFRGS-2_552e50e055dcb5782e43dd292016babb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36806 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Caetano, Karen CardosoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoFalkembach, Gilse Antoninha Morgental2012-01-24T01:20:06Z2005http://hdl.handle.net/10183/36806000486927A presente monografia é o planejamento de um aplicativo educacional digital, no formato de histórias em quadrinhos, tendo como conteúdo do aprendizado situações encontradas pelo aluno de Enfermagem durante sua vivência no campo de estágio. A tomada de decisão é um dos aspectos de suma importância para o desenvolvimento das atividades profissionais do Enfermeiro, envolvendo decisões na assistência, relacionamento com pessoas, disponibilização de recursos humanos e materiais. Na graduação em Enfermagem o ensino dos aspectos teóricos da tomada de decisão estão ligados a diversos aspectos da rotina do Enfermeiro, e permeiam toda a sua formação. Tomando por base teórica Piaget e a sua visão sobre os mecanismos que as atividades lúdicas desencadeiam no indivíduo, o significado do lúdico, e a forma com que as atividades lúdicas podem promover o aprendizado, o aplicativo educacional foi planejada e idealizada sob o formato de quadrinhos digitais. O público alvo para o uso deste aplicativo seriam os alunos do 3o semestre do curso de graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, cursando a disciplina de Administração I. A metodologia para desenvolvimento da ferramenta segue as seguintes etapas: delimitação do problema, proposta dos objetivos, delimitação do público alvo, busca e seleção do conteúdo da aplicação e do embasamento teórico, escolha da metodologia, escolha dos recursos e mídias utilizadas, criação do roteiro baseado nas vivências dos alunos de uma universidade pública, criação do Storyboard, construção de protótipo da aplicação educacional. Á partir da construção do protótipo planejado, espera-se auxiliar o aluno na tomada de decisão, e na análise crítica do contexto das situações propostas, utilizando os aspectos teóricos de resolução de problemas.application/pdfporUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem.Software educacionalTomada de decisãoEnfermagemEstágioInformática na educaçãoComputador na educaçãoQuadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005especializaçãoCurso de Especialização em Informática Aplicada à Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000486927.pdf.txt000486927.pdf.txtExtracted Texttext/plain41143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36806/2/000486927.pdf.txt64df5e21bb13bc1adfbebed74b6582e0MD52ORIGINAL000486927.pdf000486927.pdfTexto completoapplication/pdf184478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36806/1/000486927.pdf98f47dc4af9e0ba70897b3258f180d80MD51THUMBNAIL000486927.pdf.jpg000486927.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36806/3/000486927.pdf.jpg116e47496edf80e2e316d3b97299c5d0MD5310183/368062018-10-08 08:03:31.752oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36806Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:03:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem |
title |
Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem |
spellingShingle |
Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem Caetano, Karen Cardoso Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Software educacional Tomada de decisão Enfermagem Estágio Informática na educação Computador na educação |
title_short |
Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem |
title_full |
Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem |
title_fullStr |
Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem |
title_sort |
Quadrinhos digitais : uma proposta lúdica no ensino em enfermagem |
author |
Caetano, Karen Cardoso |
author_facet |
Caetano, Karen Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Karen Cardoso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
contributor_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Software educacional Tomada de decisão Enfermagem Estágio Informática na educação Computador na educação |
topic |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Software educacional Tomada de decisão Enfermagem Estágio Informática na educação Computador na educação |
description |
A presente monografia é o planejamento de um aplicativo educacional digital, no formato de histórias em quadrinhos, tendo como conteúdo do aprendizado situações encontradas pelo aluno de Enfermagem durante sua vivência no campo de estágio. A tomada de decisão é um dos aspectos de suma importância para o desenvolvimento das atividades profissionais do Enfermeiro, envolvendo decisões na assistência, relacionamento com pessoas, disponibilização de recursos humanos e materiais. Na graduação em Enfermagem o ensino dos aspectos teóricos da tomada de decisão estão ligados a diversos aspectos da rotina do Enfermeiro, e permeiam toda a sua formação. Tomando por base teórica Piaget e a sua visão sobre os mecanismos que as atividades lúdicas desencadeiam no indivíduo, o significado do lúdico, e a forma com que as atividades lúdicas podem promover o aprendizado, o aplicativo educacional foi planejada e idealizada sob o formato de quadrinhos digitais. O público alvo para o uso deste aplicativo seriam os alunos do 3o semestre do curso de graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, cursando a disciplina de Administração I. A metodologia para desenvolvimento da ferramenta segue as seguintes etapas: delimitação do problema, proposta dos objetivos, delimitação do público alvo, busca e seleção do conteúdo da aplicação e do embasamento teórico, escolha da metodologia, escolha dos recursos e mídias utilizadas, criação do roteiro baseado nas vivências dos alunos de uma universidade pública, criação do Storyboard, construção de protótipo da aplicação educacional. Á partir da construção do protótipo planejado, espera-se auxiliar o aluno na tomada de decisão, e na análise crítica do contexto das situações propostas, utilizando os aspectos teóricos de resolução de problemas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-24T01:20:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36806 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000486927 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36806 |
identifier_str_mv |
000486927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36806/2/000486927.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36806/1/000486927.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36806/3/000486927.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
64df5e21bb13bc1adfbebed74b6582e0 98f47dc4af9e0ba70897b3258f180d80 116e47496edf80e2e316d3b97299c5d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224421540626432 |