Educação Matemática e Educação Quilombola : reflexões de professoras sobre os desafios para equidade étnico-racial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam, Carvalho, Liliane Maria Teixeira Lima de, Almeida, Ana Quele Gomes de, Diniz, Amanda Maria Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201677
Resumo: Apesar da maioria da população brasileira ser constituída por negros ou pardos, o preconceito contra as pessoas e cultura afrodescendentes é cotidiano, inclusive em situações escolares. Há 15 anos o governo federal oficializou a educação quilombola em comunidades remanescentes de africanos escravizados. Este artigo tem como objetivo discutir aspectos dos desafios em desenvolver uma Educação Matemática que promova a equidade étnico-racial. São apresentados elementos de um estudo de campo com um grupo de professoras de uma escola quilombola. Os resultados indicam que a inclusão de estratégias de resgate da matemática africana enfrenta resistências e preconceitos dos próprios professores, alunos e famílias. Estudos que investiguem os processos de ensino e aprendizagem de Matemática por afro-brasileiros poderão contribuir para visibilizar essas discriminações.
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