O ensino de inglês como língua franca aliado às novas tecnologias : trabalhando a cidadania e a fruição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soardi, Julia Arduim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200712
Resumo: Este trabalho analisa contribuições do uso de aplicativos e ferramentas digitais para o aprendizado da língua inglesa no desenvolvimento e construção da cidadania e fruição desse idioma. Para isso, foram revistas algumas legislações de países, incluindo o Brasil, que possuem o inglês no currículo escolar e sua relação com as questões sociais intrínsecas na implementação e manutenção do idioma nas escolas, além das características de algumas ferramentas e aplicativos para o aprendizado e estudo da língua inglesa. Com a finalidade de analisar a construção da cidadania e fruição, foi realizado um estudo qualitativo utilizando como instrumento um questionário aplicado, além de observações e entrevistas não-estruturadas. Para uma análise quantitativa, foram usadas notas trimestrais e de um trabalho aplicado para serem feitas comparações com relação ao uso do aplicativo. Os alunos pesquisados foram separados em grupos dos que usaram e dos que não usaram os aplicativos. A partir das análises, pode-se concluir que o uso da tecnologia nas escolas pode contribuir para novos conhecimentos tanto da língua inglesa quanto de recursos existentes da tecnologia, além de ser um incentivo para seu uso em contextos fora de sala de aula. No entanto, há muitos empecilhos que precisam ser diminuídos, entre eles, a falta de estrutura das escolas.
id UFRGS-2_556f729c5a0fb1484b4abf45d6d01cc1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200712
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soardi, Julia ArduimMachado, Andreia de Bem2019-10-12T03:55:43Z2019http://hdl.handle.net/10183/200712001103880Este trabalho analisa contribuições do uso de aplicativos e ferramentas digitais para o aprendizado da língua inglesa no desenvolvimento e construção da cidadania e fruição desse idioma. Para isso, foram revistas algumas legislações de países, incluindo o Brasil, que possuem o inglês no currículo escolar e sua relação com as questões sociais intrínsecas na implementação e manutenção do idioma nas escolas, além das características de algumas ferramentas e aplicativos para o aprendizado e estudo da língua inglesa. Com a finalidade de analisar a construção da cidadania e fruição, foi realizado um estudo qualitativo utilizando como instrumento um questionário aplicado, além de observações e entrevistas não-estruturadas. Para uma análise quantitativa, foram usadas notas trimestrais e de um trabalho aplicado para serem feitas comparações com relação ao uso do aplicativo. Os alunos pesquisados foram separados em grupos dos que usaram e dos que não usaram os aplicativos. A partir das análises, pode-se concluir que o uso da tecnologia nas escolas pode contribuir para novos conhecimentos tanto da língua inglesa quanto de recursos existentes da tecnologia, além de ser um incentivo para seu uso em contextos fora de sala de aula. No entanto, há muitos empecilhos que precisam ser diminuídos, entre eles, a falta de estrutura das escolas.This paper analyzes the contributions of the use of digital applications and tools for the learning of the English language in the development and construction of citizenship and the enjoyment of this language. To this end, some legislation has been revised from countries, including Brazil, that have English in the school curriculum and its relation with the intrinsic social issues in the implementation and maintenance of the language in schools, as well as the characteristics of some tools and applications for learning and study of the English language. In order to analyze the construction of citizenship and enjoyment, a qualitative study was carried out using an applied questionnaire as well as unstructured observations and interviews. For a quantitative analysis, quarterly grades and applied work were used to make comparisons regarding the use of the application. The students surveyed were separated into groups of those who did and those who did not use the applications. From the analysis, it can be concluded that the use of technology in schools can contribute to new knowledge of both the English language and existing technology resources, as well as being an incentive for its use in contexts outside the classroom. However, there are many impediments that need to be mitigated, among them, the lack of school structure.application/pdfporLíngua inglesaEnsinoTecnologia virtualEducationTechnology.EducationO ensino de inglês como língua franca aliado às novas tecnologias : trabalhando a cidadania e a fruiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103880.pdf.txt001103880.pdf.txtExtracted Texttext/plain88130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200712/2/001103880.pdf.txta82d8e06efb4020e883e4f1ae0d63402MD52ORIGINAL001103880.pdfTexto completoapplication/pdf905140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200712/1/001103880.pdfa18f61fef867f010e278aa8043ac37d5MD5110183/2007122019-10-13 03:51:09.376158oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200712Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:51:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de inglês como língua franca aliado às novas tecnologias : trabalhando a cidadania e a fruição
title O ensino de inglês como língua franca aliado às novas tecnologias : trabalhando a cidadania e a fruição
spellingShingle O ensino de inglês como língua franca aliado às novas tecnologias : trabalhando a cidadania e a fruição
Soardi, Julia Arduim
Língua inglesa
Ensino
Tecnologia virtual
Education
Technology.
Education
title_short O ensino de inglês como língua franca aliado às novas tecnologias : trabalhando a cidadania e a fruição
title_full O ensino de inglês como língua franca aliado às novas tecnologias : trabalhando a cidadania e a fruição
title_fullStr O ensino de inglês como língua franca aliado às novas tecnologias : trabalhando a cidadania e a fruição
title_full_unstemmed O ensino de inglês como língua franca aliado às novas tecnologias : trabalhando a cidadania e a fruição
title_sort O ensino de inglês como língua franca aliado às novas tecnologias : trabalhando a cidadania e a fruição
author Soardi, Julia Arduim
author_facet Soardi, Julia Arduim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soardi, Julia Arduim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Andreia de Bem
contributor_str_mv Machado, Andreia de Bem
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Ensino
Tecnologia virtual
topic Língua inglesa
Ensino
Tecnologia virtual
Education
Technology.
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Technology.
Education
description Este trabalho analisa contribuições do uso de aplicativos e ferramentas digitais para o aprendizado da língua inglesa no desenvolvimento e construção da cidadania e fruição desse idioma. Para isso, foram revistas algumas legislações de países, incluindo o Brasil, que possuem o inglês no currículo escolar e sua relação com as questões sociais intrínsecas na implementação e manutenção do idioma nas escolas, além das características de algumas ferramentas e aplicativos para o aprendizado e estudo da língua inglesa. Com a finalidade de analisar a construção da cidadania e fruição, foi realizado um estudo qualitativo utilizando como instrumento um questionário aplicado, além de observações e entrevistas não-estruturadas. Para uma análise quantitativa, foram usadas notas trimestrais e de um trabalho aplicado para serem feitas comparações com relação ao uso do aplicativo. Os alunos pesquisados foram separados em grupos dos que usaram e dos que não usaram os aplicativos. A partir das análises, pode-se concluir que o uso da tecnologia nas escolas pode contribuir para novos conhecimentos tanto da língua inglesa quanto de recursos existentes da tecnologia, além de ser um incentivo para seu uso em contextos fora de sala de aula. No entanto, há muitos empecilhos que precisam ser diminuídos, entre eles, a falta de estrutura das escolas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:55:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200712
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103880
url http://hdl.handle.net/10183/200712
identifier_str_mv 001103880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200712/2/001103880.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200712/1/001103880.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a82d8e06efb4020e883e4f1ae0d63402
a18f61fef867f010e278aa8043ac37d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224585633333248