O ensino de inglês como língua franca aliado às novas tecnologias : trabalhando a cidadania e a fruição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200712 |
Resumo: | Este trabalho analisa contribuições do uso de aplicativos e ferramentas digitais para o aprendizado da língua inglesa no desenvolvimento e construção da cidadania e fruição desse idioma. Para isso, foram revistas algumas legislações de países, incluindo o Brasil, que possuem o inglês no currículo escolar e sua relação com as questões sociais intrínsecas na implementação e manutenção do idioma nas escolas, além das características de algumas ferramentas e aplicativos para o aprendizado e estudo da língua inglesa. Com a finalidade de analisar a construção da cidadania e fruição, foi realizado um estudo qualitativo utilizando como instrumento um questionário aplicado, além de observações e entrevistas não-estruturadas. Para uma análise quantitativa, foram usadas notas trimestrais e de um trabalho aplicado para serem feitas comparações com relação ao uso do aplicativo. Os alunos pesquisados foram separados em grupos dos que usaram e dos que não usaram os aplicativos. A partir das análises, pode-se concluir que o uso da tecnologia nas escolas pode contribuir para novos conhecimentos tanto da língua inglesa quanto de recursos existentes da tecnologia, além de ser um incentivo para seu uso em contextos fora de sala de aula. No entanto, há muitos empecilhos que precisam ser diminuídos, entre eles, a falta de estrutura das escolas. |
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Soardi, Julia ArduimMachado, Andreia de Bem2019-10-12T03:55:43Z2019http://hdl.handle.net/10183/200712001103880Este trabalho analisa contribuições do uso de aplicativos e ferramentas digitais para o aprendizado da língua inglesa no desenvolvimento e construção da cidadania e fruição desse idioma. Para isso, foram revistas algumas legislações de países, incluindo o Brasil, que possuem o inglês no currículo escolar e sua relação com as questões sociais intrínsecas na implementação e manutenção do idioma nas escolas, além das características de algumas ferramentas e aplicativos para o aprendizado e estudo da língua inglesa. Com a finalidade de analisar a construção da cidadania e fruição, foi realizado um estudo qualitativo utilizando como instrumento um questionário aplicado, além de observações e entrevistas não-estruturadas. Para uma análise quantitativa, foram usadas notas trimestrais e de um trabalho aplicado para serem feitas comparações com relação ao uso do aplicativo. Os alunos pesquisados foram separados em grupos dos que usaram e dos que não usaram os aplicativos. A partir das análises, pode-se concluir que o uso da tecnologia nas escolas pode contribuir para novos conhecimentos tanto da língua inglesa quanto de recursos existentes da tecnologia, além de ser um incentivo para seu uso em contextos fora de sala de aula. No entanto, há muitos empecilhos que precisam ser diminuídos, entre eles, a falta de estrutura das escolas.This paper analyzes the contributions of the use of digital applications and tools for the learning of the English language in the development and construction of citizenship and the enjoyment of this language. To this end, some legislation has been revised from countries, including Brazil, that have English in the school curriculum and its relation with the intrinsic social issues in the implementation and maintenance of the language in schools, as well as the characteristics of some tools and applications for learning and study of the English language. In order to analyze the construction of citizenship and enjoyment, a qualitative study was carried out using an applied questionnaire as well as unstructured observations and interviews. For a quantitative analysis, quarterly grades and applied work were used to make comparisons regarding the use of the application. The students surveyed were separated into groups of those who did and those who did not use the applications. From the analysis, it can be concluded that the use of technology in schools can contribute to new knowledge of both the English language and existing technology resources, as well as being an incentive for its use in contexts outside the classroom. However, there are many impediments that need to be mitigated, among them, the lack of school structure.application/pdfporLíngua inglesaEnsinoTecnologia virtualEducationTechnology.EducationO ensino de inglês como língua franca aliado às novas tecnologias : trabalhando a cidadania e a fruiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103880.pdf.txt001103880.pdf.txtExtracted Texttext/plain88130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200712/2/001103880.pdf.txta82d8e06efb4020e883e4f1ae0d63402MD52ORIGINAL001103880.pdfTexto completoapplication/pdf905140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200712/1/001103880.pdfa18f61fef867f010e278aa8043ac37d5MD5110183/2007122019-10-13 03:51:09.376158oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200712Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:51:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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