Planejando na escola através do ensino por projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dartora, Luciana Chitolina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151645
Resumo: O presente trabalho realizou uma reflexão sobre a importância do planejamento na gestão escolar democrática e a sua contribuição na melhora da qualidade de ensino. O planejamento é abordado, não de uma forma reguladora, mas como forma de contribuição para a realização de momentos para questionamentos e reflexões, para que a escola construa sua ação educativa definindo o tipo de cidadão que pretende formar de acordo com o que almejado pela comunidade. Tendo como embasamento teórico os autores Gandin (1995), Veiga (2004), Hernandez (1998), entre outros, que abordam sobre a gestão escolar participativa, planejamento no ambiente escolar, e a metodologia de projetos (adotada pela escola pesquisada). A metodologia utilizada foi a da pesquisa ação, que norteou o processo investigativo através de reuniões com professores, pais e alunos da escola, de pesquisa de campo e bibliográfica e questionários como instrumento para coleta de dados. Durante o processo de desenvolvimento desse trabalho buscou-se desenvolver o planejamento voltado para sala de aula, visando resinificar o conhecimento e deixando o ato de aprender mais atrativo através da metodologia de projetos. Os resultados coletados apontam que o trabalho através da metodologia de projetos trouxe uma melhora na qualidade de aulas ministradas e um aumento do interesse dos alunos no processo de aprendizagem.
id UFRGS-2_55cfe53922aad11b250e44cc503f1739
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151645
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dartora, Luciana ChitolinaOliveira, Maria de Fátima2017-02-14T02:23:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/151645001005318O presente trabalho realizou uma reflexão sobre a importância do planejamento na gestão escolar democrática e a sua contribuição na melhora da qualidade de ensino. O planejamento é abordado, não de uma forma reguladora, mas como forma de contribuição para a realização de momentos para questionamentos e reflexões, para que a escola construa sua ação educativa definindo o tipo de cidadão que pretende formar de acordo com o que almejado pela comunidade. Tendo como embasamento teórico os autores Gandin (1995), Veiga (2004), Hernandez (1998), entre outros, que abordam sobre a gestão escolar participativa, planejamento no ambiente escolar, e a metodologia de projetos (adotada pela escola pesquisada). A metodologia utilizada foi a da pesquisa ação, que norteou o processo investigativo através de reuniões com professores, pais e alunos da escola, de pesquisa de campo e bibliográfica e questionários como instrumento para coleta de dados. Durante o processo de desenvolvimento desse trabalho buscou-se desenvolver o planejamento voltado para sala de aula, visando resinificar o conhecimento e deixando o ato de aprender mais atrativo através da metodologia de projetos. Os resultados coletados apontam que o trabalho através da metodologia de projetos trouxe uma melhora na qualidade de aulas ministradas e um aumento do interesse dos alunos no processo de aprendizagem.El presente trabajo realizó una reflexión sobre la importancia de hacer planeamiento en la gestión democrática escolar y su contribuición en la mejoria de la calidad del enseño. El planeamiento es abordado, no de una forma reguladora, pero como forma de contribución a la realización de momentos, cuestionamientos y reflexiones, para que la escuela construya su acción educativa definiendo el tipo de persona que pretende formar de acuerdo con lo esperado por la comunidad. Teniendo como fundamento teórico los autores Gandin (1995), Veiga (2004), Hernández (1998), entre otros, que tratan sobre la gestión escolar participativa, planeamiento en el ambiente escolar y la metodologia de projectos (adoptada por la escuela investigada). La metodologia utilizada fue la investigación de la acción, que norteó el proceso investigativo através de las reuniones con profesores, padres y alumnos de la escuela, de análisis de campo y bibliográfica y cuestionários como instrumento para la colecta de datos. Durante el proceso de desarrollo del trabajo se buscó desarrollar el planeamiento dirigido a la clase, apuntando resignificar el conocimiento y dejando el acto de aprender mais atractivo através de la metodologia de projectos. Los resultados colectados apuntan que el trabajo através de la metodologia de projectos há traído una mejora en la calidad de clases suministradas y un aumento del interés de los alumnos en el proceso de aprendizaje.application/pdfporGestão democráticaPlanejamentoMetodologiaAlunoComunidadePrática pedagógicaGestión democráticaPlaneamientoMetodologia de projectosPlanejando na escola através do ensino por projetosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005318.pdf001005318.pdfTexto completoapplication/pdf396514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151645/1/001005318.pdf08591750af552234d19054396c705ebbMD51TEXT001005318.pdf.txt001005318.pdf.txtExtracted Texttext/plain84817http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151645/2/001005318.pdf.txtfccbeca14227f35776e82105d8c2f38fMD5210183/1516452017-02-15 02:27:34.273897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151645Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejando na escola através do ensino por projetos
title Planejando na escola através do ensino por projetos
spellingShingle Planejando na escola através do ensino por projetos
Dartora, Luciana Chitolina
Gestão democrática
Planejamento
Metodologia
Aluno
Comunidade
Prática pedagógica
Gestión democrática
Planeamiento
Metodologia de projectos
title_short Planejando na escola através do ensino por projetos
title_full Planejando na escola através do ensino por projetos
title_fullStr Planejando na escola através do ensino por projetos
title_full_unstemmed Planejando na escola através do ensino por projetos
title_sort Planejando na escola através do ensino por projetos
author Dartora, Luciana Chitolina
author_facet Dartora, Luciana Chitolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dartora, Luciana Chitolina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria de Fátima
contributor_str_mv Oliveira, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Planejamento
Metodologia
Aluno
Comunidade
Prática pedagógica
topic Gestão democrática
Planejamento
Metodologia
Aluno
Comunidade
Prática pedagógica
Gestión democrática
Planeamiento
Metodologia de projectos
dc.subject.spa.fl_str_mv Gestión democrática
Planeamiento
Metodologia de projectos
description O presente trabalho realizou uma reflexão sobre a importância do planejamento na gestão escolar democrática e a sua contribuição na melhora da qualidade de ensino. O planejamento é abordado, não de uma forma reguladora, mas como forma de contribuição para a realização de momentos para questionamentos e reflexões, para que a escola construa sua ação educativa definindo o tipo de cidadão que pretende formar de acordo com o que almejado pela comunidade. Tendo como embasamento teórico os autores Gandin (1995), Veiga (2004), Hernandez (1998), entre outros, que abordam sobre a gestão escolar participativa, planejamento no ambiente escolar, e a metodologia de projetos (adotada pela escola pesquisada). A metodologia utilizada foi a da pesquisa ação, que norteou o processo investigativo através de reuniões com professores, pais e alunos da escola, de pesquisa de campo e bibliográfica e questionários como instrumento para coleta de dados. Durante o processo de desenvolvimento desse trabalho buscou-se desenvolver o planejamento voltado para sala de aula, visando resinificar o conhecimento e deixando o ato de aprender mais atrativo através da metodologia de projetos. Os resultados coletados apontam que o trabalho através da metodologia de projetos trouxe uma melhora na qualidade de aulas ministradas e um aumento do interesse dos alunos no processo de aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151645
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001005318
url http://hdl.handle.net/10183/151645
identifier_str_mv 001005318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151645/1/001005318.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151645/2/001005318.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 08591750af552234d19054396c705ebb
fccbeca14227f35776e82105d8c2f38f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447188006764544