Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151701 |
Resumo: | Com objetivo de aprimorar meus conhecimentos em relação à gestão educacional e como aplicá-los em minha prática me inscrevi no curso ofertado pela UFRGS. No decorrer do curso, nas diferentes salas ambientes, aprendemos sobre Gestão Democrática e na importância de termos o Plano Político Pedagógico atualizado. Sendo assim, o foco do meu Trabalho de Conclusão de Curso será identificar e tentar superar as dificuldades que nossos alunos têm na aprendizagem de uma segunda língua, no caso o Português escrito, por alunos surdos, visto trabalharmos em uma escola que atende a esse público. Partimos de uma reunião com o grupo de professores que respondeu a uma pesquisa sobre as maiores dificuldades encontradas pelos professores na aprendizagem dos alunos. Explicamos a importância de juntos chegarmos a uma metodologia que ajude a nossos alunos a terem uma efetiva aprendizagem e que a mesma constituirá parte de nosso Plano Político Pedagógico. Depois do levantamento das respostas a um questionário, voltamos a nos reunir e em conjunto traçamos metas a serem desenvolvidas, fazendo as devidas adaptações. Os professores reuniram-se por área de conhecimento e, juntos, procuraram analisar diferentes situações que possam ajudar a melhorar a qualidade do ensino favorecendo o desenvolvimento dos alunos. Ainda estamos no desenvolvimento dessa proposta, que está sendo construída no decorrer do ano letivo. Para ajudar no desenvolvimento deste trabalho consultaremos os seguintes autores: Cury, 2002, Genro e Caragnato, Libâneo, Oliveira e Toschi, Richardson 2014, Sckliar 2012, entre outros. |
id |
UFRGS-2_b3fe7d2674b878ac7c9b2acb87cc0e80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151701 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Plinski, Rejane Regina KoltzMartins, Ivam Martins de2017-02-14T02:23:55Z2015http://hdl.handle.net/10183/151701001003265Com objetivo de aprimorar meus conhecimentos em relação à gestão educacional e como aplicá-los em minha prática me inscrevi no curso ofertado pela UFRGS. No decorrer do curso, nas diferentes salas ambientes, aprendemos sobre Gestão Democrática e na importância de termos o Plano Político Pedagógico atualizado. Sendo assim, o foco do meu Trabalho de Conclusão de Curso será identificar e tentar superar as dificuldades que nossos alunos têm na aprendizagem de uma segunda língua, no caso o Português escrito, por alunos surdos, visto trabalharmos em uma escola que atende a esse público. Partimos de uma reunião com o grupo de professores que respondeu a uma pesquisa sobre as maiores dificuldades encontradas pelos professores na aprendizagem dos alunos. Explicamos a importância de juntos chegarmos a uma metodologia que ajude a nossos alunos a terem uma efetiva aprendizagem e que a mesma constituirá parte de nosso Plano Político Pedagógico. Depois do levantamento das respostas a um questionário, voltamos a nos reunir e em conjunto traçamos metas a serem desenvolvidas, fazendo as devidas adaptações. Os professores reuniram-se por área de conhecimento e, juntos, procuraram analisar diferentes situações que possam ajudar a melhorar a qualidade do ensino favorecendo o desenvolvimento dos alunos. Ainda estamos no desenvolvimento dessa proposta, que está sendo construída no decorrer do ano letivo. Para ajudar no desenvolvimento deste trabalho consultaremos os seguintes autores: Cury, 2002, Genro e Caragnato, Libâneo, Oliveira e Toschi, Richardson 2014, Sckliar 2012, entre outros.application/pdfporMetodologiaProjeto pedagógicoEscolaAlunoSurdoGestão democráticaPesquisa-açãoRepensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003265.pdf001003265.pdfTexto completoapplication/pdf356413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151701/1/001003265.pdf89ab85f44e1ce66f565d14bb02f579feMD51TEXT001003265.pdf.txt001003265.pdf.txtExtracted Texttext/plain49574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151701/2/001003265.pdf.txta220fc8ac0f39035b0331b20f0585ecfMD5210183/1517012017-02-15 02:28:13.110367oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151701Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:28:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP |
title |
Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP |
spellingShingle |
Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP Plinski, Rejane Regina Koltz Metodologia Projeto pedagógico Escola Aluno Surdo Gestão democrática Pesquisa-ação |
title_short |
Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP |
title_full |
Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP |
title_fullStr |
Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP |
title_full_unstemmed |
Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP |
title_sort |
Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP |
author |
Plinski, Rejane Regina Koltz |
author_facet |
Plinski, Rejane Regina Koltz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Plinski, Rejane Regina Koltz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Ivam Martins de |
contributor_str_mv |
Martins, Ivam Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia Projeto pedagógico Escola Aluno Surdo Gestão democrática Pesquisa-ação |
topic |
Metodologia Projeto pedagógico Escola Aluno Surdo Gestão democrática Pesquisa-ação |
description |
Com objetivo de aprimorar meus conhecimentos em relação à gestão educacional e como aplicá-los em minha prática me inscrevi no curso ofertado pela UFRGS. No decorrer do curso, nas diferentes salas ambientes, aprendemos sobre Gestão Democrática e na importância de termos o Plano Político Pedagógico atualizado. Sendo assim, o foco do meu Trabalho de Conclusão de Curso será identificar e tentar superar as dificuldades que nossos alunos têm na aprendizagem de uma segunda língua, no caso o Português escrito, por alunos surdos, visto trabalharmos em uma escola que atende a esse público. Partimos de uma reunião com o grupo de professores que respondeu a uma pesquisa sobre as maiores dificuldades encontradas pelos professores na aprendizagem dos alunos. Explicamos a importância de juntos chegarmos a uma metodologia que ajude a nossos alunos a terem uma efetiva aprendizagem e que a mesma constituirá parte de nosso Plano Político Pedagógico. Depois do levantamento das respostas a um questionário, voltamos a nos reunir e em conjunto traçamos metas a serem desenvolvidas, fazendo as devidas adaptações. Os professores reuniram-se por área de conhecimento e, juntos, procuraram analisar diferentes situações que possam ajudar a melhorar a qualidade do ensino favorecendo o desenvolvimento dos alunos. Ainda estamos no desenvolvimento dessa proposta, que está sendo construída no decorrer do ano letivo. Para ajudar no desenvolvimento deste trabalho consultaremos os seguintes autores: Cury, 2002, Genro e Caragnato, Libâneo, Oliveira e Toschi, Richardson 2014, Sckliar 2012, entre outros. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151701 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001003265 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151701 |
identifier_str_mv |
001003265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151701/1/001003265.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151701/2/001003265.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
89ab85f44e1ce66f565d14bb02f579fe a220fc8ac0f39035b0331b20f0585ecf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447188523712512 |