Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plinski, Rejane Regina Koltz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151701
Resumo: Com objetivo de aprimorar meus conhecimentos em relação à gestão educacional e como aplicá-los em minha prática me inscrevi no curso ofertado pela UFRGS. No decorrer do curso, nas diferentes salas ambientes, aprendemos sobre Gestão Democrática e na importância de termos o Plano Político Pedagógico atualizado. Sendo assim, o foco do meu Trabalho de Conclusão de Curso será identificar e tentar superar as dificuldades que nossos alunos têm na aprendizagem de uma segunda língua, no caso o Português escrito, por alunos surdos, visto trabalharmos em uma escola que atende a esse público. Partimos de uma reunião com o grupo de professores que respondeu a uma pesquisa sobre as maiores dificuldades encontradas pelos professores na aprendizagem dos alunos. Explicamos a importância de juntos chegarmos a uma metodologia que ajude a nossos alunos a terem uma efetiva aprendizagem e que a mesma constituirá parte de nosso Plano Político Pedagógico. Depois do levantamento das respostas a um questionário, voltamos a nos reunir e em conjunto traçamos metas a serem desenvolvidas, fazendo as devidas adaptações. Os professores reuniram-se por área de conhecimento e, juntos, procuraram analisar diferentes situações que possam ajudar a melhorar a qualidade do ensino favorecendo o desenvolvimento dos alunos. Ainda estamos no desenvolvimento dessa proposta, que está sendo construída no decorrer do ano letivo. Para ajudar no desenvolvimento deste trabalho consultaremos os seguintes autores: Cury, 2002, Genro e Caragnato, Libâneo, Oliveira e Toschi, Richardson 2014, Sckliar 2012, entre outros.
id UFRGS-2_b3fe7d2674b878ac7c9b2acb87cc0e80
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151701
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Plinski, Rejane Regina KoltzMartins, Ivam Martins de2017-02-14T02:23:55Z2015http://hdl.handle.net/10183/151701001003265Com objetivo de aprimorar meus conhecimentos em relação à gestão educacional e como aplicá-los em minha prática me inscrevi no curso ofertado pela UFRGS. No decorrer do curso, nas diferentes salas ambientes, aprendemos sobre Gestão Democrática e na importância de termos o Plano Político Pedagógico atualizado. Sendo assim, o foco do meu Trabalho de Conclusão de Curso será identificar e tentar superar as dificuldades que nossos alunos têm na aprendizagem de uma segunda língua, no caso o Português escrito, por alunos surdos, visto trabalharmos em uma escola que atende a esse público. Partimos de uma reunião com o grupo de professores que respondeu a uma pesquisa sobre as maiores dificuldades encontradas pelos professores na aprendizagem dos alunos. Explicamos a importância de juntos chegarmos a uma metodologia que ajude a nossos alunos a terem uma efetiva aprendizagem e que a mesma constituirá parte de nosso Plano Político Pedagógico. Depois do levantamento das respostas a um questionário, voltamos a nos reunir e em conjunto traçamos metas a serem desenvolvidas, fazendo as devidas adaptações. Os professores reuniram-se por área de conhecimento e, juntos, procuraram analisar diferentes situações que possam ajudar a melhorar a qualidade do ensino favorecendo o desenvolvimento dos alunos. Ainda estamos no desenvolvimento dessa proposta, que está sendo construída no decorrer do ano letivo. Para ajudar no desenvolvimento deste trabalho consultaremos os seguintes autores: Cury, 2002, Genro e Caragnato, Libâneo, Oliveira e Toschi, Richardson 2014, Sckliar 2012, entre outros.application/pdfporMetodologiaProjeto pedagógicoEscolaAlunoSurdoGestão democráticaPesquisa-açãoRepensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003265.pdf001003265.pdfTexto completoapplication/pdf356413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151701/1/001003265.pdf89ab85f44e1ce66f565d14bb02f579feMD51TEXT001003265.pdf.txt001003265.pdf.txtExtracted Texttext/plain49574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151701/2/001003265.pdf.txta220fc8ac0f39035b0331b20f0585ecfMD5210183/1517012017-02-15 02:28:13.110367oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151701Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:28:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP
title Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP
spellingShingle Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP
Plinski, Rejane Regina Koltz
Metodologia
Projeto pedagógico
Escola
Aluno
Surdo
Gestão democrática
Pesquisa-ação
title_short Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP
title_full Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP
title_fullStr Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP
title_full_unstemmed Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP
title_sort Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP
author Plinski, Rejane Regina Koltz
author_facet Plinski, Rejane Regina Koltz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Plinski, Rejane Regina Koltz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Ivam Martins de
contributor_str_mv Martins, Ivam Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Projeto pedagógico
Escola
Aluno
Surdo
Gestão democrática
Pesquisa-ação
topic Metodologia
Projeto pedagógico
Escola
Aluno
Surdo
Gestão democrática
Pesquisa-ação
description Com objetivo de aprimorar meus conhecimentos em relação à gestão educacional e como aplicá-los em minha prática me inscrevi no curso ofertado pela UFRGS. No decorrer do curso, nas diferentes salas ambientes, aprendemos sobre Gestão Democrática e na importância de termos o Plano Político Pedagógico atualizado. Sendo assim, o foco do meu Trabalho de Conclusão de Curso será identificar e tentar superar as dificuldades que nossos alunos têm na aprendizagem de uma segunda língua, no caso o Português escrito, por alunos surdos, visto trabalharmos em uma escola que atende a esse público. Partimos de uma reunião com o grupo de professores que respondeu a uma pesquisa sobre as maiores dificuldades encontradas pelos professores na aprendizagem dos alunos. Explicamos a importância de juntos chegarmos a uma metodologia que ajude a nossos alunos a terem uma efetiva aprendizagem e que a mesma constituirá parte de nosso Plano Político Pedagógico. Depois do levantamento das respostas a um questionário, voltamos a nos reunir e em conjunto traçamos metas a serem desenvolvidas, fazendo as devidas adaptações. Os professores reuniram-se por área de conhecimento e, juntos, procuraram analisar diferentes situações que possam ajudar a melhorar a qualidade do ensino favorecendo o desenvolvimento dos alunos. Ainda estamos no desenvolvimento dessa proposta, que está sendo construída no decorrer do ano letivo. Para ajudar no desenvolvimento deste trabalho consultaremos os seguintes autores: Cury, 2002, Genro e Caragnato, Libâneo, Oliveira e Toschi, Richardson 2014, Sckliar 2012, entre outros.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151701
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001003265
url http://hdl.handle.net/10183/151701
identifier_str_mv 001003265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151701/1/001003265.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151701/2/001003265.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 89ab85f44e1ce66f565d14bb02f579fe
a220fc8ac0f39035b0331b20f0585ecf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447188523712512