Estimular e promover, através de estratégias participativas, o envolvimento da comunidade escolar na atualização do PPP da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151536 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo relatar o trabalho de atualização do Projeto Político Pedagógico da E.M.E.F. Mathias. Utilizou-se o método da pesquisa-ação, onde se constatou que a atualização do projeto pedagógico da escola era de extrema necessidade para definir ações educativas que atenda a realidade de nossos alunos. Baseado nos conceitos da Gestão Democrática buscou-se estimular e promover estratégias participativas que envolvesse todos os segmentos da comunidade escolar e local. A fundamentação teórica do projeto baseou-se nos textos disponibilizados nas salas do Curso e teóricos como: Gandin (2011; 2013), Medel (2012), Veiga (1995; 2013), Vasconcelos (2013), Thiollent (2005; 2011), Franco (2005), Gadotti (1994), dentre outros. Constataram-se algumas dificuldades em mostrar as famílias que a participação de todos era muito importante na atualização do PPP. O diálogo durante as reuniões foi a principal forma de esclarecimento e conscientização da importância da parceria da escola com as famílias na reconstrução do Projeto Político Pedagógico. O elo de participação, entre família e escola, tem como objetivo a construção de uma escola cidadã e democrática que busca uma educação de qualidade. |
id |
UFRGS-2_1a8b46b6ddb26d243667fee9e4bbede5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151536 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Alexandra AlessioVirginio, Alexandre Silva2017-02-11T02:25:10Z2015http://hdl.handle.net/10183/151536001009052Este artigo tem como objetivo relatar o trabalho de atualização do Projeto Político Pedagógico da E.M.E.F. Mathias. Utilizou-se o método da pesquisa-ação, onde se constatou que a atualização do projeto pedagógico da escola era de extrema necessidade para definir ações educativas que atenda a realidade de nossos alunos. Baseado nos conceitos da Gestão Democrática buscou-se estimular e promover estratégias participativas que envolvesse todos os segmentos da comunidade escolar e local. A fundamentação teórica do projeto baseou-se nos textos disponibilizados nas salas do Curso e teóricos como: Gandin (2011; 2013), Medel (2012), Veiga (1995; 2013), Vasconcelos (2013), Thiollent (2005; 2011), Franco (2005), Gadotti (1994), dentre outros. Constataram-se algumas dificuldades em mostrar as famílias que a participação de todos era muito importante na atualização do PPP. O diálogo durante as reuniões foi a principal forma de esclarecimento e conscientização da importância da parceria da escola com as famílias na reconstrução do Projeto Político Pedagógico. O elo de participação, entre família e escola, tem como objetivo a construção de uma escola cidadã e democrática que busca uma educação de qualidade.application/pdfporProjeto pedagógicoGestão democráticaEscolaAlunoComunidadeEstimular e promover, através de estratégias participativas, o envolvimento da comunidade escolar na atualização do PPP da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009052.pdf001009052.pdfTexto completoapplication/pdf331537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151536/1/001009052.pdfa274aafaf8dfa487d2d6c97f92739bcaMD51TEXT001009052.pdf.txt001009052.pdf.txtExtracted Texttext/plain37495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151536/2/001009052.pdf.txt626164c54c81400e86ec34fc5e3cde12MD5210183/1515362017-02-12 02:22:00.552323oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151536Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estimular e promover, através de estratégias participativas, o envolvimento da comunidade escolar na atualização do PPP da escola |
title |
Estimular e promover, através de estratégias participativas, o envolvimento da comunidade escolar na atualização do PPP da escola |
spellingShingle |
Estimular e promover, através de estratégias participativas, o envolvimento da comunidade escolar na atualização do PPP da escola Medeiros, Alexandra Alessio Projeto pedagógico Gestão democrática Escola Aluno Comunidade |
title_short |
Estimular e promover, através de estratégias participativas, o envolvimento da comunidade escolar na atualização do PPP da escola |
title_full |
Estimular e promover, através de estratégias participativas, o envolvimento da comunidade escolar na atualização do PPP da escola |
title_fullStr |
Estimular e promover, através de estratégias participativas, o envolvimento da comunidade escolar na atualização do PPP da escola |
title_full_unstemmed |
Estimular e promover, através de estratégias participativas, o envolvimento da comunidade escolar na atualização do PPP da escola |
title_sort |
Estimular e promover, através de estratégias participativas, o envolvimento da comunidade escolar na atualização do PPP da escola |
author |
Medeiros, Alexandra Alessio |
author_facet |
Medeiros, Alexandra Alessio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Alexandra Alessio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Virginio, Alexandre Silva |
contributor_str_mv |
Virginio, Alexandre Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto pedagógico Gestão democrática Escola Aluno Comunidade |
topic |
Projeto pedagógico Gestão democrática Escola Aluno Comunidade |
description |
Este artigo tem como objetivo relatar o trabalho de atualização do Projeto Político Pedagógico da E.M.E.F. Mathias. Utilizou-se o método da pesquisa-ação, onde se constatou que a atualização do projeto pedagógico da escola era de extrema necessidade para definir ações educativas que atenda a realidade de nossos alunos. Baseado nos conceitos da Gestão Democrática buscou-se estimular e promover estratégias participativas que envolvesse todos os segmentos da comunidade escolar e local. A fundamentação teórica do projeto baseou-se nos textos disponibilizados nas salas do Curso e teóricos como: Gandin (2011; 2013), Medel (2012), Veiga (1995; 2013), Vasconcelos (2013), Thiollent (2005; 2011), Franco (2005), Gadotti (1994), dentre outros. Constataram-se algumas dificuldades em mostrar as famílias que a participação de todos era muito importante na atualização do PPP. O diálogo durante as reuniões foi a principal forma de esclarecimento e conscientização da importância da parceria da escola com as famílias na reconstrução do Projeto Político Pedagógico. O elo de participação, entre família e escola, tem como objetivo a construção de uma escola cidadã e democrática que busca uma educação de qualidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-11T02:25:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151536 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001009052 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151536 |
identifier_str_mv |
001009052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151536/1/001009052.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151536/2/001009052.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a274aafaf8dfa487d2d6c97f92739bca 626164c54c81400e86ec34fc5e3cde12 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224522888642560 |