Mídias na educação infantil : as possibilidades de uma criação audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amanda dos Passos Quadros
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203923
Resumo: O presente estudo tem como finalidade investigar as possibilidades de uma criação audiovisual e o uso da televisão e do vídeo na primeira etapa da educação infantil. Nesse contexto, busca-se aprofundar os pressupostos teóricos sobre a utilização das mídias no contexto escolar na proposta pedagógica, quais são os fundamentos para chegar à construção de um filme e como as crianças entendem e participam deste processo, sendo os protagonistas. Busca-se identificar que aprendizados a TV traz para dentro de sala de aula, como ela possibilita esse aprendizado e como os profissionais que atuam nesta etapa podem a explorar de modo significativo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com estudo de campo, realizado em uma escola municipal de educação infantil na cidade de Canoas-RS, com a participação de uma turma de maternal um, composta de dezoito crianças e três professoras. O aporte teórico que fundamentou essa pesquisa se baseia em autores vinculados à abordagem crítico dialética, os quais contribuíram para a análise e interpretação dos dados. O estudo permitiu constatar que a educação infantil é uma etapa de suma importância e os profissionais que nela atuam devem oportunizar aos educandos os diferentes recursos midiáticos, como os audiovisuais. Percebeu-se que trazer para o fazer pedagógico questões do cotidiano através de projetos utilizando ou se utilizando das mídias audiovisuais pode enriquecer as aulas e despertar nas crianças seu potencial de criação e fruição artística.
id UFRGS-2_55df3632af3b500e7759bac98eda0023
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203923
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Amanda dos Passos QuadrosFavaretto, Fernando2019-12-27T04:05:28Z2018http://hdl.handle.net/10183/203923001109418O presente estudo tem como finalidade investigar as possibilidades de uma criação audiovisual e o uso da televisão e do vídeo na primeira etapa da educação infantil. Nesse contexto, busca-se aprofundar os pressupostos teóricos sobre a utilização das mídias no contexto escolar na proposta pedagógica, quais são os fundamentos para chegar à construção de um filme e como as crianças entendem e participam deste processo, sendo os protagonistas. Busca-se identificar que aprendizados a TV traz para dentro de sala de aula, como ela possibilita esse aprendizado e como os profissionais que atuam nesta etapa podem a explorar de modo significativo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com estudo de campo, realizado em uma escola municipal de educação infantil na cidade de Canoas-RS, com a participação de uma turma de maternal um, composta de dezoito crianças e três professoras. O aporte teórico que fundamentou essa pesquisa se baseia em autores vinculados à abordagem crítico dialética, os quais contribuíram para a análise e interpretação dos dados. O estudo permitiu constatar que a educação infantil é uma etapa de suma importância e os profissionais que nela atuam devem oportunizar aos educandos os diferentes recursos midiáticos, como os audiovisuais. Percebeu-se que trazer para o fazer pedagógico questões do cotidiano através de projetos utilizando ou se utilizando das mídias audiovisuais pode enriquecer as aulas e despertar nas crianças seu potencial de criação e fruição artística.This study aims to investigate the possibilities of an audiovisual creation and the use of television and video in the first stage of early childhood education. In this context, we seek to deepen the theoretical assumptions about the use of the media in the school context in the pedagogical proposal, what are the fundamentals to reach the construction of a film and how children understand and participate in this process, being the protagonists. It seeks to identify what the TV learning brings into the classroom, how it enables such learning and how the professionals who perform at this stage can explore it in a meaningful way. This is a qualitative research with a field study, carried out in a municipal school of early childhood education in the city of Canoas-RS, with the participation of a group of maternal one, composed of eighteen children and three teachers. The theoretical contribution that based this research is based on authors linked to the critical dialectic approach, which contributed to the analysis and interpretation of the data. The study showed that the education of children is a very important stage and the professionals who work in it must provide the learners with the different media resources, such as audiovisuals. It was realized that bringing to the pedagogical issues of daily life through projects using or using audiovisual media can enrich classes and awaken in children their potential for artistic creation and enjoyment.application/pdfporEducação infantilCinemaTelevisãoMídias digitaisCriançaMediaChild educationTVMovie theaterKidProtagonismMídias na educação infantil : as possibilidades de uma criação audiovisualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109418.pdf.txt001109418.pdf.txtExtracted Texttext/plain100716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203923/2/001109418.pdf.txteaefec7dcc7d435dc563829a69415397MD52ORIGINAL001109418.pdfTexto completoapplication/pdf472448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203923/1/001109418.pdf3af41a131b2048dfff9bae0a70bfcb47MD5110183/2039232023-12-25 04:25:23.245764oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203923Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mídias na educação infantil : as possibilidades de uma criação audiovisual
title Mídias na educação infantil : as possibilidades de uma criação audiovisual
spellingShingle Mídias na educação infantil : as possibilidades de uma criação audiovisual
Oliveira, Amanda dos Passos Quadros
Educação infantil
Cinema
Televisão
Mídias digitais
Criança
Media
Child education
TV
Movie theater
Kid
Protagonism
title_short Mídias na educação infantil : as possibilidades de uma criação audiovisual
title_full Mídias na educação infantil : as possibilidades de uma criação audiovisual
title_fullStr Mídias na educação infantil : as possibilidades de uma criação audiovisual
title_full_unstemmed Mídias na educação infantil : as possibilidades de uma criação audiovisual
title_sort Mídias na educação infantil : as possibilidades de uma criação audiovisual
author Oliveira, Amanda dos Passos Quadros
author_facet Oliveira, Amanda dos Passos Quadros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amanda dos Passos Quadros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Favaretto, Fernando
contributor_str_mv Favaretto, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Cinema
Televisão
Mídias digitais
Criança
topic Educação infantil
Cinema
Televisão
Mídias digitais
Criança
Media
Child education
TV
Movie theater
Kid
Protagonism
dc.subject.eng.fl_str_mv Media
Child education
TV
Movie theater
Kid
Protagonism
description O presente estudo tem como finalidade investigar as possibilidades de uma criação audiovisual e o uso da televisão e do vídeo na primeira etapa da educação infantil. Nesse contexto, busca-se aprofundar os pressupostos teóricos sobre a utilização das mídias no contexto escolar na proposta pedagógica, quais são os fundamentos para chegar à construção de um filme e como as crianças entendem e participam deste processo, sendo os protagonistas. Busca-se identificar que aprendizados a TV traz para dentro de sala de aula, como ela possibilita esse aprendizado e como os profissionais que atuam nesta etapa podem a explorar de modo significativo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com estudo de campo, realizado em uma escola municipal de educação infantil na cidade de Canoas-RS, com a participação de uma turma de maternal um, composta de dezoito crianças e três professoras. O aporte teórico que fundamentou essa pesquisa se baseia em autores vinculados à abordagem crítico dialética, os quais contribuíram para a análise e interpretação dos dados. O estudo permitiu constatar que a educação infantil é uma etapa de suma importância e os profissionais que nela atuam devem oportunizar aos educandos os diferentes recursos midiáticos, como os audiovisuais. Percebeu-se que trazer para o fazer pedagógico questões do cotidiano através de projetos utilizando ou se utilizando das mídias audiovisuais pode enriquecer as aulas e despertar nas crianças seu potencial de criação e fruição artística.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:05:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203923
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109418
url http://hdl.handle.net/10183/203923
identifier_str_mv 001109418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203923/2/001109418.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203923/1/001109418.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eaefec7dcc7d435dc563829a69415397
3af41a131b2048dfff9bae0a70bfcb47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224589599047680