Mídias na educação infantil : as possibilidades de uma criação audiovisual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203923 |
Resumo: | O presente estudo tem como finalidade investigar as possibilidades de uma criação audiovisual e o uso da televisão e do vídeo na primeira etapa da educação infantil. Nesse contexto, busca-se aprofundar os pressupostos teóricos sobre a utilização das mídias no contexto escolar na proposta pedagógica, quais são os fundamentos para chegar à construção de um filme e como as crianças entendem e participam deste processo, sendo os protagonistas. Busca-se identificar que aprendizados a TV traz para dentro de sala de aula, como ela possibilita esse aprendizado e como os profissionais que atuam nesta etapa podem a explorar de modo significativo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com estudo de campo, realizado em uma escola municipal de educação infantil na cidade de Canoas-RS, com a participação de uma turma de maternal um, composta de dezoito crianças e três professoras. O aporte teórico que fundamentou essa pesquisa se baseia em autores vinculados à abordagem crítico dialética, os quais contribuíram para a análise e interpretação dos dados. O estudo permitiu constatar que a educação infantil é uma etapa de suma importância e os profissionais que nela atuam devem oportunizar aos educandos os diferentes recursos midiáticos, como os audiovisuais. Percebeu-se que trazer para o fazer pedagógico questões do cotidiano através de projetos utilizando ou se utilizando das mídias audiovisuais pode enriquecer as aulas e despertar nas crianças seu potencial de criação e fruição artística. |
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Oliveira, Amanda dos Passos QuadrosFavaretto, Fernando2019-12-27T04:05:28Z2018http://hdl.handle.net/10183/203923001109418O presente estudo tem como finalidade investigar as possibilidades de uma criação audiovisual e o uso da televisão e do vídeo na primeira etapa da educação infantil. Nesse contexto, busca-se aprofundar os pressupostos teóricos sobre a utilização das mídias no contexto escolar na proposta pedagógica, quais são os fundamentos para chegar à construção de um filme e como as crianças entendem e participam deste processo, sendo os protagonistas. Busca-se identificar que aprendizados a TV traz para dentro de sala de aula, como ela possibilita esse aprendizado e como os profissionais que atuam nesta etapa podem a explorar de modo significativo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com estudo de campo, realizado em uma escola municipal de educação infantil na cidade de Canoas-RS, com a participação de uma turma de maternal um, composta de dezoito crianças e três professoras. O aporte teórico que fundamentou essa pesquisa se baseia em autores vinculados à abordagem crítico dialética, os quais contribuíram para a análise e interpretação dos dados. O estudo permitiu constatar que a educação infantil é uma etapa de suma importância e os profissionais que nela atuam devem oportunizar aos educandos os diferentes recursos midiáticos, como os audiovisuais. Percebeu-se que trazer para o fazer pedagógico questões do cotidiano através de projetos utilizando ou se utilizando das mídias audiovisuais pode enriquecer as aulas e despertar nas crianças seu potencial de criação e fruição artística.This study aims to investigate the possibilities of an audiovisual creation and the use of television and video in the first stage of early childhood education. In this context, we seek to deepen the theoretical assumptions about the use of the media in the school context in the pedagogical proposal, what are the fundamentals to reach the construction of a film and how children understand and participate in this process, being the protagonists. It seeks to identify what the TV learning brings into the classroom, how it enables such learning and how the professionals who perform at this stage can explore it in a meaningful way. This is a qualitative research with a field study, carried out in a municipal school of early childhood education in the city of Canoas-RS, with the participation of a group of maternal one, composed of eighteen children and three teachers. The theoretical contribution that based this research is based on authors linked to the critical dialectic approach, which contributed to the analysis and interpretation of the data. The study showed that the education of children is a very important stage and the professionals who work in it must provide the learners with the different media resources, such as audiovisuals. It was realized that bringing to the pedagogical issues of daily life through projects using or using audiovisual media can enrich classes and awaken in children their potential for artistic creation and enjoyment.application/pdfporEducação infantilCinemaTelevisãoMídias digitaisCriançaMediaChild educationTVMovie theaterKidProtagonismMídias na educação infantil : as possibilidades de uma criação audiovisualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109418.pdf.txt001109418.pdf.txtExtracted Texttext/plain100716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203923/2/001109418.pdf.txteaefec7dcc7d435dc563829a69415397MD52ORIGINAL001109418.pdfTexto completoapplication/pdf472448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203923/1/001109418.pdf3af41a131b2048dfff9bae0a70bfcb47MD5110183/2039232023-12-25 04:25:23.245764oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203923Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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