Implementação da educação ambiental através da investigação de alternativas para uma escola mais sustentável : análise crítica dos estudantes em uma escola de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles, Arielle da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256913
Resumo: Como explicita a Constituição Federal o uso e o cuidado ao meio ambiente são da responsabilidade de todos. E a importância da consciência de que somos parte deste meio ambiente e de que ações individuais refletem no todo deve ser assimilada por cada cidadão. Para tanto, entre outros, cabe às instituições educativas, promoverem a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem. Este trabalho teve como objetivo principal desenvolver a educação ambiental incentivando os estudantes a buscar alternativas sustentáveis que pudessem ser implementadas em uma escola do ensino fundamental, com base em uma postura crítica dos estudantes. Para tanto desenvolvemos a educação ambiental através de metodologias ativas que visam tornar os estudantes agentes centrais na transformação da escola em um ambiente sustentável. O método escolhido para desenvolver foi o de projetos e assim associar ensino, pesquisa e extensão, com uma abordagem crítico transformadora que concebe a educação ambiental como um processo político de apropriação crítica e reflexiva de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos. O projeto foi aplicado a estudantes do 6° aos 9°anos através de rodas de conversa e textos, levando temas como sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e consumo. Em grupos, os estudantes pesquisaram, escolheram e criaram projetos com com foco em sustentabilidade, levando em consideração o que poderia futuramente ser aplicado na escola. As turmas avaliaram os projetos identificando pontos positivos e negativos e definiram como mais viável e interessante a ser desenvolvido na escola o projeto: Instalar lixeiras, na escola, para coleta seletiva e orientar sobre a utilização adequada.
id UFRGS-2_565fbf46132e0efc5dd9005e017bb7e7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256913
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dornelles, Arielle da SilvaMatté, CristianeFernandez, Sarita Mercedes2023-04-12T03:25:43Z2021http://hdl.handle.net/10183/256913001155092Como explicita a Constituição Federal o uso e o cuidado ao meio ambiente são da responsabilidade de todos. E a importância da consciência de que somos parte deste meio ambiente e de que ações individuais refletem no todo deve ser assimilada por cada cidadão. Para tanto, entre outros, cabe às instituições educativas, promoverem a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem. Este trabalho teve como objetivo principal desenvolver a educação ambiental incentivando os estudantes a buscar alternativas sustentáveis que pudessem ser implementadas em uma escola do ensino fundamental, com base em uma postura crítica dos estudantes. Para tanto desenvolvemos a educação ambiental através de metodologias ativas que visam tornar os estudantes agentes centrais na transformação da escola em um ambiente sustentável. O método escolhido para desenvolver foi o de projetos e assim associar ensino, pesquisa e extensão, com uma abordagem crítico transformadora que concebe a educação ambiental como um processo político de apropriação crítica e reflexiva de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos. O projeto foi aplicado a estudantes do 6° aos 9°anos através de rodas de conversa e textos, levando temas como sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e consumo. Em grupos, os estudantes pesquisaram, escolheram e criaram projetos com com foco em sustentabilidade, levando em consideração o que poderia futuramente ser aplicado na escola. As turmas avaliaram os projetos identificando pontos positivos e negativos e definiram como mais viável e interessante a ser desenvolvido na escola o projeto: Instalar lixeiras, na escola, para coleta seletiva e orientar sobre a utilização adequada.According to the Federal Constitution, the use and care of the environment are everyone`s responsibility. And the importance to be conscious that all of us are part of the environment and that our individual actions have global impact must be assimilated by each one. Therefore, among others alternatives, is role of education institutions promote environmental education integrated to their programs education. The present work aims to develop environmental education encouraging students to find sustainable alternatives possible to be performed at elementary school based on critical student`s attitude. For this reason, we developed a project targeting environmental education, using active methodologies, aiming the students become central agents on conversion of school into sustainable environment. The method chosen was project development integrating teaching, research, and extension with critical transformative approach that understand environmental education as a political process of critical and reflective appropriation of knowledge, attitudes, values and behaviors. The project was developed with students from sixth to ninth grade through conversation groups and texts approaching topics such as sustainability, sustainable development and consumption. In groups, students researched, chose and created projects focusing on sustainability, considering what could be applied in school in the future. All the students evaluated the projects identifying positive and negative points and defined such most viable and interesting project to be development at school: “Install trash bins at school for selective collection and advise on proper use.”application/pdfporEducação em saúde ambientalEnsino fundamental e médioDesenvolvimento sustentávelMeio ambienteEnvironmentEnvironmental educationActive methodologiesResearch projectImplementação da educação ambiental através da investigação de alternativas para uma escola mais sustentável : análise crítica dos estudantes em uma escola de ensino fundamentalImplementing environmental education through researching alternatives for a more sustainable school : student’s critical analysis in an elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155092.pdf.txt001155092.pdf.txtExtracted Texttext/plain30803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256913/2/001155092.pdf.txt3fea4f2c3f762823d2a5f9277910cf76MD52ORIGINAL001155092.pdfTexto completoapplication/pdf1024230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256913/1/001155092.pdfdb7012c111ef2e093adb2567ec6d2e44MD5110183/2569132023-08-03 03:34:19.153563oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256913Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:34:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implementação da educação ambiental através da investigação de alternativas para uma escola mais sustentável : análise crítica dos estudantes em uma escola de ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Implementing environmental education through researching alternatives for a more sustainable school : student’s critical analysis in an elementary school
title Implementação da educação ambiental através da investigação de alternativas para uma escola mais sustentável : análise crítica dos estudantes em uma escola de ensino fundamental
spellingShingle Implementação da educação ambiental através da investigação de alternativas para uma escola mais sustentável : análise crítica dos estudantes em uma escola de ensino fundamental
Dornelles, Arielle da Silva
Educação em saúde ambiental
Ensino fundamental e médio
Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente
Environment
Environmental education
Active methodologies
Research project
title_short Implementação da educação ambiental através da investigação de alternativas para uma escola mais sustentável : análise crítica dos estudantes em uma escola de ensino fundamental
title_full Implementação da educação ambiental através da investigação de alternativas para uma escola mais sustentável : análise crítica dos estudantes em uma escola de ensino fundamental
title_fullStr Implementação da educação ambiental através da investigação de alternativas para uma escola mais sustentável : análise crítica dos estudantes em uma escola de ensino fundamental
title_full_unstemmed Implementação da educação ambiental através da investigação de alternativas para uma escola mais sustentável : análise crítica dos estudantes em uma escola de ensino fundamental
title_sort Implementação da educação ambiental através da investigação de alternativas para uma escola mais sustentável : análise crítica dos estudantes em uma escola de ensino fundamental
author Dornelles, Arielle da Silva
author_facet Dornelles, Arielle da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelles, Arielle da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matté, Cristiane
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Fernandez, Sarita Mercedes
contributor_str_mv Matté, Cristiane
Fernandez, Sarita Mercedes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde ambiental
Ensino fundamental e médio
Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente
topic Educação em saúde ambiental
Ensino fundamental e médio
Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente
Environment
Environmental education
Active methodologies
Research project
dc.subject.eng.fl_str_mv Environment
Environmental education
Active methodologies
Research project
description Como explicita a Constituição Federal o uso e o cuidado ao meio ambiente são da responsabilidade de todos. E a importância da consciência de que somos parte deste meio ambiente e de que ações individuais refletem no todo deve ser assimilada por cada cidadão. Para tanto, entre outros, cabe às instituições educativas, promoverem a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem. Este trabalho teve como objetivo principal desenvolver a educação ambiental incentivando os estudantes a buscar alternativas sustentáveis que pudessem ser implementadas em uma escola do ensino fundamental, com base em uma postura crítica dos estudantes. Para tanto desenvolvemos a educação ambiental através de metodologias ativas que visam tornar os estudantes agentes centrais na transformação da escola em um ambiente sustentável. O método escolhido para desenvolver foi o de projetos e assim associar ensino, pesquisa e extensão, com uma abordagem crítico transformadora que concebe a educação ambiental como um processo político de apropriação crítica e reflexiva de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos. O projeto foi aplicado a estudantes do 6° aos 9°anos através de rodas de conversa e textos, levando temas como sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e consumo. Em grupos, os estudantes pesquisaram, escolheram e criaram projetos com com foco em sustentabilidade, levando em consideração o que poderia futuramente ser aplicado na escola. As turmas avaliaram os projetos identificando pontos positivos e negativos e definiram como mais viável e interessante a ser desenvolvido na escola o projeto: Instalar lixeiras, na escola, para coleta seletiva e orientar sobre a utilização adequada.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-12T03:25:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256913
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001155092
url http://hdl.handle.net/10183/256913
identifier_str_mv 001155092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256913/2/001155092.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256913/1/001155092.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3fea4f2c3f762823d2a5f9277910cf76
db7012c111ef2e093adb2567ec6d2e44
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224656788652032