Implementação da educação ambiental através da investigação de alternativas para uma escola mais sustentável : análise crítica dos estudantes em uma escola de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256913 |
Resumo: | Como explicita a Constituição Federal o uso e o cuidado ao meio ambiente são da responsabilidade de todos. E a importância da consciência de que somos parte deste meio ambiente e de que ações individuais refletem no todo deve ser assimilada por cada cidadão. Para tanto, entre outros, cabe às instituições educativas, promoverem a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem. Este trabalho teve como objetivo principal desenvolver a educação ambiental incentivando os estudantes a buscar alternativas sustentáveis que pudessem ser implementadas em uma escola do ensino fundamental, com base em uma postura crítica dos estudantes. Para tanto desenvolvemos a educação ambiental através de metodologias ativas que visam tornar os estudantes agentes centrais na transformação da escola em um ambiente sustentável. O método escolhido para desenvolver foi o de projetos e assim associar ensino, pesquisa e extensão, com uma abordagem crítico transformadora que concebe a educação ambiental como um processo político de apropriação crítica e reflexiva de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos. O projeto foi aplicado a estudantes do 6° aos 9°anos através de rodas de conversa e textos, levando temas como sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e consumo. Em grupos, os estudantes pesquisaram, escolheram e criaram projetos com com foco em sustentabilidade, levando em consideração o que poderia futuramente ser aplicado na escola. As turmas avaliaram os projetos identificando pontos positivos e negativos e definiram como mais viável e interessante a ser desenvolvido na escola o projeto: Instalar lixeiras, na escola, para coleta seletiva e orientar sobre a utilização adequada. |
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Dornelles, Arielle da SilvaMatté, CristianeFernandez, Sarita Mercedes2023-04-12T03:25:43Z2021http://hdl.handle.net/10183/256913001155092Como explicita a Constituição Federal o uso e o cuidado ao meio ambiente são da responsabilidade de todos. E a importância da consciência de que somos parte deste meio ambiente e de que ações individuais refletem no todo deve ser assimilada por cada cidadão. Para tanto, entre outros, cabe às instituições educativas, promoverem a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem. Este trabalho teve como objetivo principal desenvolver a educação ambiental incentivando os estudantes a buscar alternativas sustentáveis que pudessem ser implementadas em uma escola do ensino fundamental, com base em uma postura crítica dos estudantes. Para tanto desenvolvemos a educação ambiental através de metodologias ativas que visam tornar os estudantes agentes centrais na transformação da escola em um ambiente sustentável. O método escolhido para desenvolver foi o de projetos e assim associar ensino, pesquisa e extensão, com uma abordagem crítico transformadora que concebe a educação ambiental como um processo político de apropriação crítica e reflexiva de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos. O projeto foi aplicado a estudantes do 6° aos 9°anos através de rodas de conversa e textos, levando temas como sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e consumo. Em grupos, os estudantes pesquisaram, escolheram e criaram projetos com com foco em sustentabilidade, levando em consideração o que poderia futuramente ser aplicado na escola. As turmas avaliaram os projetos identificando pontos positivos e negativos e definiram como mais viável e interessante a ser desenvolvido na escola o projeto: Instalar lixeiras, na escola, para coleta seletiva e orientar sobre a utilização adequada.According to the Federal Constitution, the use and care of the environment are everyone`s responsibility. And the importance to be conscious that all of us are part of the environment and that our individual actions have global impact must be assimilated by each one. Therefore, among others alternatives, is role of education institutions promote environmental education integrated to their programs education. The present work aims to develop environmental education encouraging students to find sustainable alternatives possible to be performed at elementary school based on critical student`s attitude. For this reason, we developed a project targeting environmental education, using active methodologies, aiming the students become central agents on conversion of school into sustainable environment. The method chosen was project development integrating teaching, research, and extension with critical transformative approach that understand environmental education as a political process of critical and reflective appropriation of knowledge, attitudes, values and behaviors. The project was developed with students from sixth to ninth grade through conversation groups and texts approaching topics such as sustainability, sustainable development and consumption. In groups, students researched, chose and created projects focusing on sustainability, considering what could be applied in school in the future. All the students evaluated the projects identifying positive and negative points and defined such most viable and interesting project to be development at school: “Install trash bins at school for selective collection and advise on proper use.”application/pdfporEducação em saúde ambientalEnsino fundamental e médioDesenvolvimento sustentávelMeio ambienteEnvironmentEnvironmental educationActive methodologiesResearch projectImplementação da educação ambiental através da investigação de alternativas para uma escola mais sustentável : análise crítica dos estudantes em uma escola de ensino fundamentalImplementing environmental education through researching alternatives for a more sustainable school : student’s critical analysis in an elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155092.pdf.txt001155092.pdf.txtExtracted Texttext/plain30803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256913/2/001155092.pdf.txt3fea4f2c3f762823d2a5f9277910cf76MD52ORIGINAL001155092.pdfTexto completoapplication/pdf1024230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256913/1/001155092.pdfdb7012c111ef2e093adb2567ec6d2e44MD5110183/2569132023-08-03 03:34:19.153563oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256913Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:34:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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